Juízes: Quando virá o Rei?
Considerando o seu conteúdo, o livro de Juízes poderia se chamar “De mal a pior”, ou “As Terríveis Consequências que o Povo de Deus sofre quando O Abandona”. O livro começa com a morte de Josué e as tribos deixando de expulsar os habitantes de Canaã, como Deus havia ordenado e os pais deixando de ensinar os seus filhos nos caminhos do Senhor. Essa desobediência (Jz 2.2-3) fez com que o povo fosse influenciado pelos canaanitas e se fizesse culpado diante de Deus por meio da prática de idolatria.
Assim, Juízes conta como o povo de Israel insistia no pecado até receber a punição de Deus e só mudava e pedia misericórdia quando Deus derramava a sua ira. Assim que eram libertados dos seus opressores, os israelitas se voltavam novamente a práticas de pecados cada vez mais graves. O livro termina com uma história que mostra Israel praticando pecados muito semelhantes àqueles de Sodoma e Gomorra (Gn 19).
Ao final do livro, somos relembrados várias vezes de que naquela época não havia rei em Israel (Juízes 17.6; 18.1, 7; 19.1; 21.25) e, por isso, cada um fazia o que achava mais correto (Jz 17.6; 21.25). As nações ao redor tinham os seus reis e havia esse anseio no povo (Jz 8.22-23). A ideia é que Deus fosse o rei do povo, como Gideão disse ao povo: “o Senhor sobre vós dominará”. Ao mesmo tempo, o próprio Gideão colocou o nome de Abimeleque (o meu pai é rei) em um de seus filhos, o qual, de fato, usurpou a posição de rei matando seus 70 irmãos. O único que sobreviveu criou uma fábula sobre o reinado em Israel, cujo ensino é: se alguém correto não assumir o trono, pessoas ruins o assumirão (Jz 9.7-15).
Além desses textos que apontam o anseio por um rei, esse anseio nasce também a partir da leitura da vida dos juízes. Estes foram líderes guerreiros que Deus usou para libertar o seu povo da dominação estrangeira. O problema é que eles vão se tornando cada vez piores em seu padrão e prática morais e, dessa forma, surge a pergunta: quando Deus vai levantar um líder semelhante a Moisés e Josué? Quando Deus vai dar um rei como está previsto em Deuteronômio 17.14-20?
1.1-3.6 | Introdução ao livro: Vitórias, morte de Josué, pecados do povo, falha em expulsar inimigos e dinâmica do livro | |||
Texto |
Juiz | Pecado | Opressores |
Reinado |
3.7-11 | Otniel | Baalins e poste-ídolo | Mesopotâmia – 8 anos | 40 anos |
3.12-31 | Eúde | tornaram a fazer… | Moabitas e Amonitas – 18 anos | 80 anos |
4.1-5.32 | Débora (4.4, 8-9) | tornaram a fazer… | Canaã – 20 anos | 40 anos |
6.1-8.35 | Gideão / Jurubaal – Estola Sacerdotal | fizeram o mau… Estola (8.27) | Midianitas – 7 anos | 40 anos |
9.1-57 | Abimeleque (discurso de Jotão) | Usurpação do trono de Yahweh | 3 anos | |
10.1-2 | Tola | 23 anos | ||
10.3-5 | Jair | 28 anos | ||
10.6-12.7 | Jefté – filho de uma prostituta, sacrifício | Vários deuses (10.6) | Filisteus e Amonitas – 18 anos | 6 anos |
12.8-10 | Ibsã – casamentos mistos | 7 anos | ||
12.11-12 | Elom | 10 anos | ||
12.13-15 | Abdom | 8 anos | ||
13.1-16.31 | Sansão: nazireu, baixíssimo nível moral | fazer o que eral mau… | Filisteus – 40 anos | 20 anos |
Conclusão do Livro: Naquela época não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava mais reto | ||||
17.1-18.31 | Idolatria; Levita vira sacerdote idólatra, traição do levita, danitas roubam o ídolo (18.19, 25, 30-31) | |||
19.1-21.24 | Problemas no casamento, resolvem ficar em cidade israelita: Gibeá (19.11-12), Homens benjamitas fizeram como Sodoma e Gomorra (19.22-30); Israelitas em guerra interna (20); mataram os moradores de uma cidade israelita (21.10-11) e deram as mulheres virgens aos filhos de Bemjamin. | |||
21.25 | Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. |
A tabela acima mostrou o conteúdo do livro de Juízes. A tabela a seguir apresenta a teologia de livro de Juízes de forma resumida.
Teologia do livro de Juízes |
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Uma importante lição teológica do livro de Josué é que a obediência/santidade traz bênçãos e proximidade de Deus. Até o livro de Josué, Deus usou de mediadores que podemos chamar de representantes “espirituais” do rei Yahweh. No livro de Juízes perdemos a figura de “um mediador espiritual” em prol de um mediador levantado por Deus para libertação de um povo espiritualmente mal. O livro, reiteradas vezes, repete: “Nesta época não havia rei em Israel”. Consequência do abandono de Yahweh como rei (Dt 33.5, 8.23). A consequência do não reconhecimento de Yahweh como Rei? Cada um fazia o que achava mais reto e Deus pune o povo por seu pecado. | |
Reino: Rei, Reinado, Trono, Criação, Nações. |
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Pacto | |
Componentes
(Partes, obrigações, bênçãos, maldições) |
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Mandato espiritual |
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Mandato social |
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Mandato cultural |
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Mediador | |
Profeta, Sacerdote e Rei |
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Promessa-Cumprimento |
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Cânon / Intertextualidade |
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Fatos importantes |
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Estude mais
(Há links com estudos que tem teologias divergentes aqui. São compartilhados pressupondo a análise crítica dos leitores)
Israel Belo de Azevedo, Para Ler o Livro de Juízes
Missão Vivos, Juízes e Rute
Daniel Santos, Por que Deus usa pessoas como Sansão?
Danillo Augusto, Uma Exegese de Juízes 19.
João P. T. Aquino, O que acontece quando um povo abandona Deus?
Thomas T dos Santos, A Cronologia do Período dos Juízes
Robert Chrisholm, O Papel das Mulheres no Livro de Juízes
Hernandes Dias Lopes, Mel na Caveira de um Leão Morto
Milton Schwantes, Comentários Introdutórios sobre Josué e Juízes
Ângela Cabrera, Estudo Exegético de Juízes 5
Élcio V. S. de Mendonça, O Livro de Juízes e a História Deuteronomista
Comentários Bíblicos
https://www.editoraculturacrista.com.br/loja/livro/juizes-2184
https://vidanova.com.br/325-juizes-rute-introducao-comentario.html
https://vidanova.com.br/927-juizes-para-voce.html
https://www.editoracentralgospel.com/novo-comentario-biblico-beacon-juizes/p