Vida prática

Diga não ao piloto automático

Sentiu raiva? Ore pela pessoa.
Sentiu inveja? Elogie.
Sentiu ciúmes? Demonstre amor.
Sentiu-se injustiçado? Não haja com autocomiseração, tenha Cristo como exemplo.
Sentiu-se usado(a)? Ajude novamente.
A pessoa é chata? Seja legal com ela.
Sente-se superior? Humilhe-se e reconheça suas fraquezas!
Não se sente amado(a)? Reflita diariamente sobre o cuidado de Deus em sua vida e seja grato(a).
É egoísta? Abra mão de você e faça algo pelo próximo!
Acha que está sempre certo? Procure e reconheça verdade no discurso do outro!
É muito critico(a)? Use de misericórdia e faça algo bom! Seja mais prático e menos teórico!
Está amargurado? Perdoe!
Acha que precisa viver mais para você? Abra mão de sua vida e viva para a glória de Deus.

O pecado nos engana. Reagimos de forma errada e nos enganamos dizendo que o resultado será bom. O problema é que o resultado de uma reação pecaminosa é sempre devastador, trazendo tristeza, sofrimento, doenças físicas e psíquicas! “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (Romanos 12.21).

Por causa do pecado em nós facilmente tendemos a reações que em nada agradam a Deus e consequentemente nos fazem pessoas amargas e infelizes. Caso você não tome cuidado, quando o sentimento de ciúmes aparecer você responderá com brigas ou distanciamento; se for inveja, tenderá a crítica; se usado, tenderá ao egoísmo; sentindo-se injustiçado, terá autocomiseração; se sentir raiva ou indignação, matará a pessoa em seu coração ou tenderá à vingança e assim por diante. Em suma, se você não tomar cuidado as suas reações automáticas serão pecaminosas! É por isso que é tão necessário conhecer o próprio coração.

Lute contra essas reações. Não aja no automático. Pense antes de agir e coloque boas atitudes em sua vida e Deus transformará seu coração e mudará seus sentimentos. A atitude é sua responsabilidade, então haja de forma correta e confie em Deus quanto aos resultados!

Muitas vezes, agimos de forma equivocada por falta de confiança em Deus. Na maioria das vezes confiamos mais em nós mesmos e em nossas competências para resolvermos nossos problemas do que confiamos em Deus!

Hajamos e confiemos nAquele que escreveu e conhece todos os nossos dias mesmo “quando nenhum deles havia ainda” (Salmo 139.16)! Só Ele sabe qual é a melhor maneira de reagirmos a uma situação difícil! Só Ele sabe o que é melhor para nós! Só Ele nos dá verdadeira e completa alegria! Só Ele transforma e renova relacionamentos! Não é fácil, mas só Ele pode nos fazer fortes para termos as atitudes corretas!! Que as nossas ações e reações sejam para honra e glória do Amado de nossas almas, Cristo, o Senhor de nossas vidas e atitudes!!

4 thoughts on “Diga não ao piloto automático

  1. Olá!

    Graça e Paz!

    Gostei muito do texto. Queria saber se posso postá-lo no meu Face (Claro, indicando fonte e créditos)

    Desde já, agradeço pela postagem de tão abençoado material (não somente este, mas do site como um todo, que vim a conhecer hj.)

    Em Cristo,

    Gabriela avila

    SDG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *