Bíblia

O Vale de Ossos Secos: Meditando em Ezequiel 37

Valley-of-Dry-Bones

Você já viu uma exumação? E um campo cheio de ossos humanos? Aquelas figuras de valas-comuns não mexem profundamente com você? Essas não são figuras nada agradáveis, mas esse tipo de imagem que Deus usou para simbolizar a situação de seu povo.

Contexto

O profeta Ezequiel foi enviado para o exílio por volta de 597 a.C. e cinco anos mais tarde foi chamado por Deus para ser profeta àquele povo.

Os judeus exilados tinham que tratar das seguintes questões: se Deus existe porque é que nós estamos aqui, exilados, longe de nosso país? Será que o nosso Deus é menos forte do que os deuses da Babilônia? É possível viver longe de casa e ainda assim cultuar o nosso Deus?

Com essas questões em mente e decepcionados com o Deus verdadeiro, a situação espiritual dos judeus deportados era lastimável: eles ainda não haviam entendido que o que causara o exílio fora o seu pecado e não a falta de cuidado de Deus, assim essa era a vida dos judeus no começo do exílio:

Ezequiel 2.3-7 Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje. 4 Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus. 5 Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. 6 Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. 7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

O livro de Ezequiel pode ser dividido da seguinte forma:

Cap. 1-32 – Anúncio de julgamento sobre Israel e outras nações

Cap. 33-48 – Anúncio da salvação de Israel[1]

            O nosso texto está na parte do anúncio da salvação de Israel. O povo já tinha ouvido o julgamento de Deus que estava vindo sobre os impenitentes e agora ouviria a mensagem de salvação da parte de Deus. O capítulo 37 é uma repetição figurada do que foi dito no capítulo 36.16-38, uma promessa clara de restauração do povo de Deus.[3]

Texto e Explicação

Ezequiel 37.1-3: Descrevendo a Cena

ezekiel-460x783

1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.

 

  • A mão do Yahweh levou o profeta por meio do Espírito do Yahweh para um vale, uma vale cheio de ossos.
  • Vala comum: Resultado de guerra ou peste.
  • Ênfase na morte: não eram corpos, não eram ossos frescos, eram muitíssimos ossos sequíssimos.
  • Humildade: Nós não sabemos! Somos limitados em conhecimento e em poder. Mas Deus sabe!

Ezequiel 37.4-6: Deus Manda Ezequiel Profetizar

4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR.

  • “Profetiza”, “Palavra de Yahweh”, “assim diz o Senhor”: quem transforma é a Palavra. Somente a Palavra tem poder para fazer os mortos ouvirem e reagirem. A palavra faz acontecer, gera ação. Ato comunicativo.
  • Os ossos saberão que aquele que fala é Yahweh!! Os ossos sequíssimos serão restaurados no corpo, receberão novamente o espírito dentro de si e conhecerão Yahweh.

Ezequiel 37.7-10: O Resultado da Profecia

7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho[2] de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.

9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.

the_valley_of__the_dry_bones1

  • Ênfase na profecia: o anúncio da Palavra de Yahweh realiza milagres.
  • Quem realiza a obra de trazer vida por meio da Palavra é o Espírito Santo.
  • Os muitíssimos ossos sequíssimos viraram um exército numerosíssimo! Que transformação radical!

 

Ezequiel 37.11-14: Interpretação do Evento

11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. 12 Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13 Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. 14 Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.

  • Os ossos são a casa de Israel. Os judeus estavam no exílio e achavam que sua história tinha acabado. Eles achavam que não havia esperança.
  • Deus não diz que a situação deles não é grave, ele até afirma que realmente eles já estavam na sepultura.
  • No entanto, Deus tem poder para ressuscitar os mortos e trazer esperança para situações que não inspiram nenhuma esperança. Deus afirma que tem poder para restaurar Israel como nação novamente e Ele vai fazê-lo!
  • Deus promete uma restauração muito maior do que a física e nacional. Ele promete que restaurará Israel como seu povo: (1) eles saberão que Ele é Yahweh; (2) eles receberiam o Espírito dele; (3) eles aprenderiam a confiar na Palavra de Yahweh, quando ele diz, ele cumpre!

 

Conclusão e Aplicações

 

f12e1e6a35cd099bcc4a7432f75352e7--st-nicholas-church-nicholas-dagosto
Escultura do artista inglês Grinling Gibbons.

Aqueles judeus exilados, apesar de seus pecados e revolta contra Deus, seriam vivificados por Deus, e como os ossos secos que voltaram a vida, sairiam do exílio, voltariam para casa e receberiam o dom do Espírito, então, de fato, conheceriam a Yahweh.

 

Essa profecia tem mais de um cumprimento na história do povo de Deus. O primeiro cumprimento aponta para a volta do cativeiro Babilônico e reconstrução político-religiosa de Israel, conforme lemos em Esdras, Neemias e Ageu.

O segundo cumprimento diz respeito ao Pentecostes de Atos 2, quando Deus realmente deu o Espírito Santo para habitar seu povo de uma vez por todas e dando uma nova característica para o povo de Deus como uma comunidade internacional (católica), a Igreja.

Um terceiro cumprimento aponta para a restauração completa do povo de Deus, nos Novos Céus e Nova Terra (Isaías 65 e Apocalipse 21).

Mas, enquanto esperamos esse cumprimento final, essa profecia aplicações importantes para a igreja.

1 A situação espiritual de todo homem diante de Deus é a de ossos secos. É de morte.

Salmo 32.3-4 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.

Mateus 23.27-28 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Efésios 2.1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.

Romanos 3.10-23 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; 15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17 desconheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos. 19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus

 

2 Mas Deus, sem merecermos, através da sua palavra e com atuação do Espírito, nos oferece vida.

Atos 2.37-39 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

Atos 3.19-20 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, 20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,

Efésios 2.5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, –pela graça sois salvos

3 Uma vez gozando essa nova vida com Deus, deveremos lembrar sempre nos momentos de falta de esperança, que Deus pode realizar coisas impossíveis. Ele sabe. Ele pode.

A nação de Israel estava no exílio, escravizada e impotente. Ainda assim, Deus lhes promete que haveria uma restauração completa do povo, tanto política quando espiritualmente. Essa restauração aconteceria por meio da Palavra e do Espírito.

Nós também somos chamados em meio às suas lutas, a crer que a Palavra e o Espírito de Deus são capazes de aliviar nossas dores e transformar nossos ossos secos em um exército poderoso. Tenha esperança. Nós não sabemos. Mas Deus por meio da Palavra e o Espírito pode fazer aquilo que para nós é impossível.

The_Vision_of_The_Valley_of_The_Dry_Bones
Gravura do artista francês Gustavo Doré.

 

 

 

________________________________________

Sermão originalmente pregado na Igreja Presbiteriana de Icaraí, em Junho de 2005.

[1] Keil and Delitszch, Ezequiel, Software: E-Sword, 2003

[2] Houve um ruído e depois um tremor (Bíblia de Jerusalém)

[3] Ezequiel 36.16-38 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 17 Filho do homem, quando os da casa de Israel habitavam na sua terra, eles a contaminaram com os seus caminhos e as suas ações; como a imundícia de uma mulher em sua menstruação, tal era o seu caminho perante mim. 18 Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra e por causa dos seus ídolos com que a contaminaram. 19 Espalhei-os entre as nações, e foram derramados pelas terras; segundo os seus caminhos e segundo os seus feitos, eu os julguei. 20 Em chegando às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome, pois deles se dizia: São estes o povo do SENHOR, porém tiveram de sair da terra dele. 21 Mas tive compaixão do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi. 22 Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. 23 Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas. 24 Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. 25 Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28 Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. 29 Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. 30 Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. 31 Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações. 32 Não é por amor de vós, fique bem entendido, que eu faço isto, diz o SENHOR Deus. Envergonhai-vos e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. 33 Assim diz o SENHOR Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então, farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares desertos. 34 Lavrar-se -á a terra deserta, em vez de estar desolada aos olhos de todos os que passam. 35 Dir-se-á: Esta terra desolada ficou como o jardim do Éden; as cidades desertas, desoladas e em ruínas estão fortificadas e habitadas. 36 Então, as nações que tiverem restado ao redor de vós saberão que eu, o SENHOR, reedifiquei as cidades destruídas e replantei o que estava abandonado. Eu, o SENHOR, o disse e o farei. 37 Assim diz o SENHOR Deus: Ainda nisto permitirei que seja eu solicitado pela casa de Israel: que lhe multiplique eu os homens como um rebanho. 38 Como um rebanho de santos, o rebanho de Jerusalém nas suas festas fixas, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens; e saberão que eu sou o SENHOR.

2 thoughts on “O Vale de Ossos Secos: Meditando em Ezequiel 37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *