Uncategorized

Por que o Natal?

(1) O Natal foi necessário porque homens e mulheres precisam de um Salvador

Todos os males que existem no mundo se devem à maldade humana. O coração de todos os homens e mulheres nasce espiritualmente doente, incapaz de produzir nada totalmente bom. Todos somos escravos de maus desejos, pensamentos, motivações e atitudes que teimam em vir à tona mesmo quando lutamos contra eles. É por isso que o Natal aconteceu! Precisávamos de um Salvador. Prescisávamos de alguém que como representante da raça humana vencesse o pecado em nosso lugar e conquistasse para nós o direito de novamente ter comunhão com Deus.

  • Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. (Mateus 1.21)
  • O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2.10-11)

 

(2) O Natal foi necessário porque somente Deus feito homem conseguiria resolver nosso problema

Nenhum ser humano era grande o suficiente para resolver o problema da raça humana: escravidão do pecado, inimizade contra Deus, culpa merecedora de retribuição cheia de ira. Somente o próprio Deus feito homem seria grande o suficiente para ser o mediador entre Deus e os homens. A encarnação é solução de Deus para restabelecer sua comunhão com os seres humanos. Redenção, graça, glória, verdade e presença de Deus. Tudo é nosso em Cristo.

  • Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. (Lucas 1.68)
  • E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1.14)
  • Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). (Mateus 1.22-23)

(3) O Natal foi necessário porque somos perdidos, fracos, finitos e atribulados e precisamos de alguém que cuide de nós

Jesus é a solução para os nossos problemas pessoais, relacionais, psicológicos, físicos e espirituais.

  • Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Isaías 9.6-7)

(4) O Natal foi necessário porque era preciso que alguém sofresse a ira de Deus em nosso lugar

O pequeno bebê nascido da jovem virgem nasceu para morrer. Ele entrou no mundo em uma manjedoura e saiu do mundo em uma cruz. Ele sofreu a ira de Deus para livrar aqueles que creem nele do mesmo destino. Ele se fez maldito pelos seus.

  • Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. (Isaías 53.3-8)

Conclusão

O Natal foi necessário porque o tamanho e a profundidade do buraco da perdição humana eram tão grandes que somente o próprio Deus pode nos resgatar. O Natal foi necessário pois precisamos de um Salvador poderoso o suficiente para nos salvar e transformar de dentro para fora. O Natal foi necessário para que Deus desse o melhor presente ao mundo: Jesus Cristo, o Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *