Foi-se!
Acabei de entregar o meu último trabalho do ano letivo. Assim, por causa dos amigos e igrejas que torcem e oram por nós, resolvi escrever esse post, apresentando um resumão de como foi o primeiro ano aqui no Trinity. A Trinity International University (TIU), como o Mackenzie, tem diferentes instituições de ensino ligadas a ela: a Trinity Evangelical Divinity School (TEDS), a Graduate School e o College. Eu estou ligado à TEDS.
A TIU não é uma instituição muito grande. A TEDS, por sua vez, é muito forte e conta com nomes internacionalmente reconhecidos em cada área da teologia, especialmente exegética (http://divinity.tiu.edu/academics/faculty). O departamento de Novo Testamento conta com nomes como D. A. Carson, Grant Osborne, David Pao e Con Campbell, entre outros. O ambiente é muito favorável à busca de piedade pessoal e comunitária, com reuniões semanais dos professores com grupos de alunos. Professores como Dr. Vanhoozer e Carson, além serem reconhecidamente competentes em suas áreas de estudo, e constantemente publicarem, demonstram uma piedade não forçada em sala de aula e pessoalmente.
Até aqui cursei as seguintes disciplinas:
- Francês Teológico 1 (Dr. Martin Klauber);
- Criticismo nos Evangelhos (Dr. Grant Osborne);
- Prolegômena Avançada à Teologia (Dr. Kevin Vanhoozer)
- O Scholar de Teologia (Dr. Richard Averbeck)
- Gramática Avançada do Novo Testamento (Dr. D. A. Carson)
- Pesquisa no Novo Testamento (Dr. D. A. Carson)
- Ética no Novo Testamento (Dr. Bruce Fields)
Ainda não está completamente definido, mas no próximo semestre devo cursar as disciplinas Mistério no Novo Testamento (D. A. Carson), Pobre e Pobreza no Antigo Testamento (Dr. Magary) e Apocalipse e Literatura Apocalíptica (Dr. Grant Osborne). Antes disso, no entanto, gastarei o verão ressuscitando meu Hebraico e aprendendo alemão para fazer os testes obrigatórios da TEDS.
Em suma, foi um ano de grande aprendizado, muitos trabalhos escritos, correria por causa da alta escandalosa do dólar e adaptação familiar. Ju e as crianças estão bem e são fonte de constante apoio, encorajamento e ânimo. Agradeço a todos as orações e apoio. Agradeço de maneira especial a Igreja Presbiteriana do Brasil, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Trinity International University, a Langham Partnership e a ScholarLeaders International pelo suporte.
Em breve, escreverei um post sobre como fazer para estudar teologia fora do país. Aguardem!
Parabéns Pr. João Paulo! Que Deus continue honrando seus esforços. Forte abraço, em Cristo.