liderança Oração Vida prática

Como Organizar uma Vigília de Oração?

É com vergonha que admito que cheguei a ensinar que o jejum era bíblico, mas passar a noite em claro orando não o era. Eu realmente achava que não havia nada na Bíblia apontando para a propriedade de se fazer vigílias noturnas de oração e, por isso, nunca havia liderado a Igreja nesse trabalho.

Esse véu de ignorância foi tirado dos meus olhos ao reparar em um texto que já havia lido várias vezes:

  • Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus (Lucas 6.12)
  • E, tendo despedido as multidões, ele subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Ao cair da tarde, lá estava ele, só (Mt 14.23).
  • Tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava (Mc 1.35).
  • 37 E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. 38 Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo. 39 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: — Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro: — Então nem uma hora vocês puderam vigiar comigo? 41 Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.37-41).

Outros personagens bíblicos também aparecem orando por toda a noite:

  • Então Samuel ficou triste e clamou ao SENHOR durante toda a noite. (1 Samuel 15.11b)
  • No meio da noite eu me levanto para te dar graças, por causa dos teus retos juízos (Salmo 119.62).
  • Como de saborosa comida se farta a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva, no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante as vigílias da noite (Salmo 63.5-6).
  • Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar na tua palavra (Salmo 119.148).
  • Levante-se e clame de noite, no princípio das vigílias. Derrame, como água, o coração diante do Senhor; levante a ele as mãos, pela vida de seus filhinhos, que desfalecem de fome nas esquinas de todas as ruas. (Lamentações 2.19)

É verdade que na quase totalidade dos casos, alguém está orando sozinho durante a noite, clamando intensamente a Deus. Acredito, no entanto, que a vigília pode ser um momento comunitário de clamor ao Senhor e aprendizagem de sua Palavra em um horário quieto e sem interrupções.

A proposta abaixo é apenas uma sugestão de como uma noite pode ser gasta pelo povo de Deus na presença com Senhor, com vistas a ajudar aqueles que quiserem organizar um evento desse tipo em sua Igreja! Cada parte da vigília pode ser dirigida por uma pessoa diferente e a vigília pode ser tanto multitemática quanto com um tema só. Neste último caso, pode se fazer uma vigília inteira sobre missões, por exemplo, com momentos com histórias de missionários dividido por continentes e oração por missionários específicos. Outra possibilidade de vigília temática é fazer uma vigília baseada nas partes específicas da oração do Pai Nosso ou de alguma oração bíblica! Abaixo, no entanto, propomos a organização de uma vigília com diversos temas.

Programa de Vigília de Oração (22h às 6h)

  • 22h às 23h: Gratidão: Texto bíblico sobre gratidão; brevíssima meditação; orações por motivos específicos de gratidão; cânticos de gratidão; orações de gratidão de uma frase por pessoa.
  • 23h às 24h: Confissão: Texto bíblico de confissão e breve meditação; confissão nacional; hino; confissão eclesiástica; cânticos; confissão pessoal.
  • 0h às 0h30: Intervalo
  • 0h30 às 2h30: Intercessão: Texto bíblico sobre intercessão e breve meditação; orações; cânticos; pedidos de oração; orações audíveis; orações em pequenos grupos.
  • 2h30 às 3h30: Missões: Texto bíblico sobre oração e missões e breve meditação; orações; cânticos; histórias e relatos de missionários seguidos de oração por aquele missionário; oração por famílias específicas de missionários ou países e regiões específicos.
  • 3h30 às 4h15: Intervalo
  • 4h15 às 4h45: Estudo sobre importância fundamental da oração
  • 4h45 às 6h: Oração pela Igreja Local: orações; cânticos sobre igreja; orações por sociedades, ministérios e líderes específicos; oração pela denominação; oração em duplas; oração pelos avanços missionários na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *