Metodologia

Como estudar teologia no exterior

O objetivo desse post é ajudar pessoas interessadas em estudar teologia fora do Brasil. Ele pode ser útil para pessoas de outras áreas também, mas o foco são os estudos teológicos. O post é escrito a partir das minhas experiências e de outros conhecidos e, portanto, não traz regras infalíveis, mas dicas que podem ajudar a tornar as coisas mais claras e possíveis.
.
Vocação
Sempre que converso com alguém sobre estudar fora do país ou sobre fazer um mestrado ou doutorado teológicos no Brasil mesmo, faço a seguinte pergunta: por que você quer estudar teologia em nível acadêmico? A primeira questão é sempre a do coração: quais são as motivações boas e más que te levam a esse interesse? Será que essa é a vontade de Deus para a tua vida? Se o motivo for financeiro ou estabilidade, não é uma escolha inteligente! Se o motivo for ganhar destaque pessoal, glória e construir o próprio reino, Deus será o juiz. Se o motivo for se esconder de pessoas atrás de livros, você deveria considerar outra vocação. Assim, quais motivos justificam fazer uma pós-graduação? Sentir-se chamado por Deus para ter um ministério acadêmico e por meio dele abençoar vidas, seja na igreja, seja em alguma instituição de ensino ou em ambas. Deus chama, capacita, levanta pessoas e instituições para confirmar a vontade dele e abre portas. Considere a possibilidade de ser um ótimo pastor em igrejas locais. Olhe e converse com pastores que estão felizes e realizados no ministério pastoral (conheço vários). Considere a possibilidade de fazer especializações que te habilitem para ser um pastor mais competente. Considere, por exemplo, o Doutorado em Ministério, que dá tantas ferramentas práticas para o pastor. Converse com seus professores, irmãos maduros na fé e autoridades eclesiásticas antes de dirigir sua vida para a área acadêmica, pois eles ajudarão você a descobrir se tem essa vocação específica.
 .
Coração de Pastor
Os professores de teologia (que Calvino chamava de doutores da igreja) não são mais importantes do que pastores de igrejas locais; apenas são pastores que tem uma atuação diferente para o bem do corpo, assim como os missionários. É necessário que o professor tenha coração de pastor, assim como é necessário que o pastor seja um bom professor. Louvo a Deus por ter ouvido o Rev. Dr. Hermisten, que me aconselhou a ter um tempo no pastorado primeiro antes de fazer um mestrado em teologia. Louvo a Deus pela vida de tantos professores que demonstraram um grande coração pastoral em todos os níveis acadêmicos que estudei. O professor precisa ser pastor (ainda que não atue em uma igreja local) e o pastor precisa ser um professor, mas não necessariamente um acadêmico de teologia.
 .
Currículo
Uma vez que você tenha entendido que realmente é a vontade de Deus que você invista em estudos teológicos acadêmicos avançados (quanto mais cedo melhor), você deve investir de maneira especial em algumas áreas. As suas notas de bacharelado e de qualquer outro grau acadêmico importam muito. As universidades/seminários vão avaliar a sua média global em cursos anteriores. Inglês e um bom conhecimento de informática são totalmente fundamentais. Invista o quanto antes nessas áreas. Se você tem organização pessoal e é uma pessoa disciplinada (qualidades fundamentais para um acadêmico), a Englishtown pode ser uma boa escolha (escola à distância). Para acostumar os ouvidos (e cuidar do coração), ajudará muito ouvir e ler os sermões do Piper no DesiringGod. Independente do curso específico, é fundamental que o seu Grego e Hebraico sejam bons. Use o Isso é Grego e o Isso é Hebraico para ajudá-lo e traduza um pouquinho todo dia. Se você puder aprender ler em Francês e Alemão estando ainda no Brasil, você terá um grande upgrade em seu currículo e, consequentemente, em sua possibilidade de conseguir vagas e economizará tempo e dor de cabeça em seu doutorado. Os softwares Rosetta Stone podem ajudar.
Além do básico, faça cursos, aproveite oportunidades, tenha um ministério pastoral abençoado e, se possível, um ministério acadêmico também. As instituições de ensino no exterior e as organizações que dão bolsa querem se garantir de que estão investindo em alguém que terá um ministério de alcance. Faça um mestrado no Brasil. O Andrew Jumper é uma ótima opção, entre outras. É muito mais fácil conseguir bolsas para doutorado do que para mestrado. Ir para o doutorado com um mestrado ou dois, pode tornar o teu doutorado mais rápido, a medida em que você terá menos matérias a cursar como pré-requisitos e que a instituição pode considerar parte da carga horária anterior.
Mas, vale a pena estudar no Brasil? Sim! Os professores das instituições evangélicas de teologia são muito competentes e não ficam devendo aos de fora (falo como aluno). No exterior você também vai encontrar professores bons e professores não tão bons, vai fazer cursos maravilhosos e outros não tão empolgantes. A diferença de estudar no exterior é o tempo que você tem a mais e o acesso a bibliotecas muito boas que quando não tem um material, mandam buscar…
Assim, quanto melhor currículo de serviços prestados ao reino você tiver, mais possibilidades terá de conseguir vagas e bolsas. Não estou falando para você buscar essas coisas apenas para conseguir uma vaga, mas para você avaliar se você é esse tipo de pessoa e se esmerar o máximo pelo bem do reino. O ministério acadêmico teológico existe primariamente para o bem da igreja, especialmente da igreja local. A ideia do pastor que não dá certo em nenhuma igreja e vai buscar um lugar ao sol na área acadêmica não faz nenhum sentido.
 .
Vaga, bolsa e oportunidades de ensino funcionam muito com base em indicações. Você precisa conhecer pessoas, ser amigo dos seus professores e, se possível, fazer contato com professores de fora do país (com os quais você quer estudar) e com pessoas ligadas à organizações cristãs. Não, não estou te dizendo para virar um agradador de pessoas a fim de conseguir chegar onde você quer. Estou te dizendo, sim, para não ter medo de se aproximar de pessoas consideradas importantes. Na maioria das vezes eles são cristãos tementes ao Senhor que querem o bem do reino e tem interesse em ver pessoas se desenvolvendo. Evite, no entanto, gastar muito o tempo desses irmãos, dizer coisas apenas para agradar e ficar querendo se vender a todo o custo. Não seja nem agradador, nem tenha temor de homens. Lembre-se que é Deus quem abre portas, seja agradador dele!
 .
Família
Então você quer estudar teologia em nível avançado? O que a tua esposa pensa a esse respeito? Ela sabe o preço a pagar? Minha esposa e eu já desfizemos totalmente de 5 casas, vendendo ou doando tudo e começando do zero. Se tivéssemos investido o que gastamos com estudos, estaríamos muito bem de vida! Vivemos e vimos outros passando por várias dessas situações: Mudar de casa várias vezes, sofrer para aprender uma ou mais novas línguas, adaptar-se a outra cultura, passar por crises por estar morando fora, sentir-se só, ter crises na volta para o Brasil, ver os filhos passando por lutas e passar perrengue financeiro, enquanto tantos colegas da época do seminário já tem a vida tão estabelecida!! Há um preço alto a ser pago em família e se sua esposa não for do tipo “mulher guerreira” as marcas dessa aventura poderão ficar profundas para o resto da vida. Como eu louvo a Deus pela vida da Ju e pela maneira como ela tem enfrentado tudo isso!! Se você vai enfrentar essa luta, você e sua esposa precisam ter um relacionamento saudável e considerar a personalidade e idade dos seus filhos. Em suma, não passe como um trator sobre a tua esposa e filhos por causa dos teus sonhos
 .
Disposição
Eu já participei do projeto de “aplicação” para umas 12 instituições de ensino no exterior e umas 3 organizações que dão bolsa, algumas, mais de uma vez. O processo de inscrição para concorrer a uma vaga chama-se application. O processo em geral envolve o Toefl, o GRE (para doutorado nos EUA, um verdadeiro martírios que faz o Toefl parecer brincadeira de criança), indicações de pelo menos 3 pessoas (professores, amigos, autoridades eclesiásticas), diplomas e históricos escolares de todos os cursos que você fez (em inglês, por vezes com tradução juramentada ou enviado para uma empresa que traduz e faz a equivalência de cursos e de notas) enviados diretamente pela instituição, e muitos, muitos documentos para você escrever (declaração de fé, porque quer cursar naquela instituição específica, porque quer fazer doutorado, formulários etc.). Eu brinco sério que se uma pessoa é forte o suficiente para fazer tudo isso, não terá grandes dificuldades de fazer o doutorado fora!
Mas além disso, você ainda tem que tirar passaporte, fazer o processo de visto de estudante (F1 ou J1 [este último permite ao cônjuge trabalhar e/ou estudar]) e da família, comprar passagens, arrumar casa para morar fora e deixar a tua vida no Brasil organizada… Haja disposição, tempo e graça de Deus para tudo isso!
 .
Sabedoria
Existem muitíssimas instituições de ensino teológico avançado ao redor do mundo! Várias tem dinheiro a oferecer, algumas tem renome mundial, algumas poucas acreditam na Bíblia como Palavra de Deus infalível e inerrante. Na Europa, em geral, você não cursa disciplinas, mas fica focado em sua dissertação desde o início. Nos Estados Unidos, você cursa disciplinas, gasta de 6 meses a um ano fazendo provas baseadas em diversos livros na sua área de especialização e em outras (comprehensive exams) e escreve sua dissertação em uns 2 a 4 anos, em média. O onde ir, depende do que você acha que Deus quer fazer com você em matéria de ministério. Ainda existem instituições que querem acabar com a fé “singela” de cristãos evangelicais (que creem na Bíblia como Palavra de Deus). Eu te aconselho a evitar essas e ir ou para uma instituição evangelical, ou para uma que não trate a fé como chacota, de preferência sob a orientação de algum professor que ame a Bíblia.
 .
Muito Dinheiro
É inevitável. Você vai precisar de muito dinheiro em todo esse processo, como provavelmente já ficou claro. Esteja preparado para investir seu carro, imóvel, reservas pessoais, pedir dinheiro a familiares, amigos e igrejas, como um missionário (aliás, vida acadêmica não é um ministério para o bem da igreja também?). Os gastos para o preparo, estudo (chamado de tuition no EUA) e com a vida fora do país são estratosféricos. Da primeira vez que tentei fazer o doutorado, tive que abrir mão de 5 vagas, por total falta de dinheiro pessoal e de instituições de bolsa. No doutorado, houve momentos em que eu recebia uma bolsa parcial de minha denominação, a Igreja Presbiteriana do Brasil, meus salários como professor do Andrew Jumper, bolsas parciais da Trinity International University, da Langham Partnership e da ScholarLeaders International. Além disso, investi bastante dinheiro pessoal no projeto.  Ainda assim, de quando em quando faço tradução de livros para conseguir me sustentar por aqui. Sou muitíssimo grato a Deus por essas instituições  e pelos amigos, familiares e igrejas que me deram suporte da primeira vez e tem sido um privilégio traduzir bons livros. O que quero deixar claro é: estudar fora consome muito dinheiro!
Em suma, para estudar fora, você precisa investir dinheiro próprio, conseguir pessoas ou instituições no Brasil que invistam em você  e ir atrás de bolsas nas próprias instituições de ensino e organizações cristãs que entendem que sem educação teológica o cristianismo mundial (e local) não avança (coloquei algumas abaixo)! Entenda que essas organizações não vão custear 100% dos teus gastos. Elas só vão acreditar no seu projeto de estudos se alguém no Brasil também acreditar, se você próprio estiver disposto a investir e se virem que você tem potencial para ser benção em teu país.
 .
Coragem
Estudar fora do país é uma saga. Se você estiver solteiro é mais fácil para vir, mas mais difícil para enfrentar a barra sozinho. Sair de sua zona de conforto é difícil, mas há ganhos no processo. Amadurecimento, fortalecimento como família, aquisição de cultura e língua e todo um processo de ação de Deus que você passa quando enfrenta  situações complicadas. Adaptar-se em um novo país, um novo sistema educativo, escrever em uma nova língua, viver em uma cultura diferentes são desafios que por vezes constrangem e outras geram situações engraçadas. É preciso coragem para enfrentar tudo isso, e doses de bom humor também serão muito bem vindas. É preciso muita coragem para enfrentar trabalhos e testes extremadamente exigentes e desafiadores em outra língua e, isso, para a família toda!
É preciso também coragem na hora de voltar para o Brasil e sair do contexto onde você, finalmente, está adaptado (depois de muito custo). Mantenha o foco em todo o tempo e lembre a sua família que a vida de vocês visa o serviço a Deus no Brasil. Não será nada fácil para ninguém de sua família ter que voltar para o Brasil (corrupto e sempre em crise), ter que encontrar uma ou várias colocações de trabalho para conseguir sustentar a família, fazer 1000 coisas ao mesmo tempo. Não pense que as portas se abrem automaticamente quanto você estudou fora, às vezes elas até se fecham!! Em meio a tudo isso, você ainda deve colocar diante de si o desafio de se manter atualizado e publicar artigos e livros que abençoem a igreja de Cristo. É necessário manter o foco, e cuidar do coração, seu e de sua família, a fim de que a volta para o Brasil não seja tão traumática. Haja coragem e foco!
 .
Conclusão
Precisamos no Brasil de mais doutores em teologia! Países como China e Nigéria tem muito mais doutores em teologia do que nós e aqui temos liberdade religiosa! Há bastante espaço nos seminários espalhados pelo nosso país para pessoas bem preparadas e até mesmo algumas universidades brasileiras estão abrindo cursos na área de teologia. Assim, se esse é o chamado de Deus para você, enfrente as situações e siga em frente.
Decidir pela vida acadêmica e analisar se estudar no exterior é a vontade de Deus, fazer os processos de “aplicação” e efetivamente estudar fora são desafios a serem enfrentados em oração, com o conselho de cristãos maduros e contando com muita ajuda e benção de Deus. Se você se sente vocacionado para isso, lembre-se que Deus tem poder para abrir portas, fazer aparecer dinheiro, solidificar a família e usar você de maneira poderosa. Lembre-se durante os estudos e ao final que você não se fez sozinho, então, mantenha sempre a humildade característica de um servo. Se cursar um doutorado no exterior for a vontade de Deus para a sua vida, ele vai abrir as portas e as coisas darão certo, mas, como diz um amigo meu, “não sem lutas”.
 .
Escolas para estudar no Exterior
(essa lista não é em hipótese alguma completa)
Moore College (Autralia)
 .
Instituições de bolsa
(essa lista não é completa, pesquise nos websites de cada instituição de ensino e na Internet)
 .

13 thoughts on “Como estudar teologia no exterior

  1. Seu texto foi benção pra mim! Tenho muita vontade dessa experiencia e aprendizado. Somos missionários no Brasil, meu marido esta terminando o curso de Teologia, Deus esta no controle!. Deus abençoe a sua vida

  2. Realmente o artigo é esclarecedor. Parabéns pelo texto, que Deus continue abençoando o Reverendo. Tenho um sonho de estudar Teologia fora do Brasil, que a vontade de Deus prevaleça. Boa noite.

  3. Muito bom artigo! Eu estou me preparando para fazer mestrado na Liberty University em Apologética Cristã. Eu optei por fazer o mestrado online, justamente pela questão do custo, mas o doutorado eu terei de fazer na modalidade residencial. A previsão é de 10 anos de estudo! ufa!! Mas eu não me vejo fazendo outra coisa.
    O que eu tenho achado mais difícil é encontrar bolsas para mestrado. Eu procurei todas as que você indicou mas, ou são todas para doutorado ou não são aplicáveis a cursos a distância. Você conhece alguma instituição que forneça bolsa para mestrado? (a Liberty não oferece bolsa para aluno internacional)
    Você poderia também dar dicas de preparação para estudos de mestrado/doutorado nos EUA? Como por exemplo, como melhorar o inglês acadêmico voltado para teologia, como estudar grego e hebraico, qual biblia em inglês geralmente é recomendada para fim de estudos acadêmicos… Desculpa se pedi demais.

    Desde já muito obrigada.

    1. Obrigado.
      Realmente, é muito difícil conseguir bolsa de mestrado. As instituições internacionais preferem dar bolsas de doutorado, mesmo porque elas reconhecem que é possível fazer o mestrado em seu próprio país de origem. Aliás, cada vez mais as instituições estão preferindo dar bolsas para estudantes que façam o seu doutorado também no mundo em desenvolvimento. Alguns seminários têm bolsas de mestrado, caso, por exemplo, do Calvin Theological Seminary.
      Dicas:
      – Estude muito o inglês. Ouça (recomendo os vídeos do John Piper em http://www.desiringgod.org). Faça cursos online gratuitos e obrigue-se a escrever. Para escrever um bom trabalho em inglês é necessário aprender a pensar como os professores aqui esperam que você pense: de forma muito mais direta e menos circular. Aqui não se escreve para ajuntar informações, mas para defender uma tese. Sempre.
      – Quanto a melhorar suas línguas originais, recomendo os websites http://www.issoegrego.com.br e http://www.issoehebraico.com
      – Não existe uma versão bíblica que todas as instituições usem. Existem diversas versões bíblicas em inglês, vira uma questão de preferência do professor que está ministrando a aula. Normalmente, as versões dos alunos são distintas e os professores usam isso a seu favor na hora de comparar traduções.

      Espero que Deus abençoe teus caminhos.

      Em Cristo,

  4. Paz do Senhor! muito bom artigo! Bem explicativo,excelente! Tenho algumas duvidas: É sobre a pessoa que vai fazer doutorado em Teologia, e já é casado e tem filhos, como funciona? a Universidade tem alojamento pra quem tem família? a bolsa inclui café, almoço e janta alem do alojamento? ou o conjugue tem que trabalhar para ajudar nas despesas? e os filhos como fica questão de escola, a universidade tem alguma escola para os filhos dos académicos? e nos fim de semana, a familia pode sair, ir para a igreja, ou tem uma igreja dentro do campus? as instituições seculares que dão bolsa, elas dão bolsas para doutorado na área teológica? o aluno pode trabalhar dentro da universidade? desculpas as muitas perguntas rsrsr, abraço! Paz

    1. Alojamento: depende da universidade. Mesmo quando tem, o aluno paga aluguel. Assim como no Brazil, existem regiões regiões mais caras e outras mais baratas, tanto com relação ao aluguel, quanto com relação ao custos e vida.

      Bolsa: Depende da bolsa. Normalmente as bolsas não incluem tudo.

      Trabalho: Depende do visto, o cônjuge não pode trabalhar. O próprio aluno pode trabalhar até 20 horas por semana no campus. O salário é bem baixo, mas já ajuda bastante.

      Onde morar: o aluno pode morar no campus ou fora.

      Finais de semana: Vida normal. Você é livre para ir onde quiser, durante a semana e aos finais de semana.

      Bolsa: Instituições podem dar bolsa para qualquer um de seus cursos.

  5. Paz do Senhor! Gostei bastante! Exelente, a minha duvida é sobre quem tem familia e filhos como funciona? A bolsa cobre café, almoço, jantar, alojamento pra minha esposa e filhos? E escola para meus filhos? Como funciona? Deus continue abençoado

    1. Caro irmão,

      As bolsas de estudo normalmente não estão atreladas ao tamanho da família. Dificilmente alguma instituição dá 100% do que você precisa, pois eles querem ver o compromisso do próprio estudante (investindo dinheiro guardado ou trabalhando no campus) e ver também se existem instituições brasileiras que acreditam no seu projeto ao ponto de investir em você (igrejas, seminários, etc.).

      Quanto à escola, seus filhos estudarão em alguma escola pública que seja próxima de onde você vai morar. Normalmente os seminários tem informações sobre isso. Ao mesmo tempo, ninguém corre atrás para você, você mesmo é quem tem que “se virar”.

      Que Deus abençoe os teus projetos!

      Grande abraço,

  6. Bom dia. Sou Mestre e gostaria de concorrer a uma bolsa 100% no doutorado. Sou pastor Batista , mas não tenho conhecimento do inglês tenho chances?

    1. Caro Marcelo, as instituições que concedem bolsa, só consideram o nome de alguém depois que a pessoa já foi aprovada para o doutorado na instituição de ensino. Essa aprovação está ligada à uma boa nota no Toefl, que é o exame de inglês. Assim sendo, a primeira barreira a ser transposta é aprender o Inglês. Bênçãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *