Escritura

Revelado pelo Espírito (1 Coríntios 2. 9-12)

2.9 …mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 2.10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 2.11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 2.12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (1 Coríntios 2. 9-12)

 

 

        1 Coríntios 2.9 é um daqueles textos comumente mal interpretados. As pessoas olham para “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” e logo pensam no céu e nas bênçãos eternas. Como vimos na última meditação, entretanto, Paulo não estava falando de bênçãos futuras, mas sim do evangelho: Cristo crucificado como salvação para judeus e não-judeus. É por isso que no versículo 10, Paulo afirma que essas coisas foram, de fato, reveladas a nós, cristãos, pelo Espírito de Deus. Note o contraste que o versículo 10 estabelece com o que vem antes: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem penetrou em coração humano, mas Deus nos revelou pelo seu Espírito. Paulo não está, portanto, falando sobre os céus, mas sobre aquilo que, pelo Espírito de Deus, nós podemos conhecer hoje.

 

Assim, a partir do versículo 10 até o 12, o assunto do apóstolo será o papel do Espírito Santo em revelar as verdades espirituais para os cristãos. Por que o Espírito revela os mistérios de Deus aos cristãos? A resposta de Paulo é tríplice: 1) Porque o Espírito penetra até mesmo as profundezas de Deus. 2) Porque da mesma forma que o Espírito do homem sabe o que há no homem, assim também o Espírito de Deus sabe o que está em Deus. 3) Porque não recebemos o espírito do mundo, mas o de Deus para conhecer o que nos é dado de graça por Deus.

 

Note, você só entenderá as coisas de Deus quando o Espírito de Deus as revelar a você. Esse conhecer é mais profundo do que compreender racionalmente e esta revelação nada tem a ver com uma revelação direta não relacionada com a Bíblia. Pelo contrário, quanto mais próximo de Deus você estiver e mais cheio do Espírito, tanto mais você compreenderá com a mente e com o coração as verdades reveladas na Bíblia. Por outro lado, mesmo sendo a Bíblia a Palavra de Deus em si mesma, você nunca será capaz de compreendê-la ou de aceitá-la, nem de ser transformado por ela a menos que o Espírito Santo revele a você as verdades de Deus. Esse Espírito pode fazer isso em primeiro lugar por que isto é parte de seu ministério. Ele perscruta (sonda, pesquisa, examina, investiga) todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus! O Espírito Santo conhece tudo o que acontece no mundo, ele sabe por pesquisa própria a respeito de todas as coisas, inclusive as mais intrincadas e profundas verdades de Deus.

 

Além disso, o Espírito pode fazer você e eu entendermos com a mente e com o coração os mistérios de Deus. Isso porque, em segundo lugar, o Espírito Santo É Deus. Paulo estabelece um paralelo entre nós e nosso espírito (alma) e entre Deus Pai e o Espírito Santo. Assim, da mesma maneira que nós mesmos conhecemos os nosso pensamentos mais profundos, atitudes que ninguém viu, motivações que ninguém sabe, de forma ainda mais precisa e profunda, o Espírito Santo conhece os mistérios de Deus. Ele pode e quer revelar Deus a nós.

 

Finalmente, nós precisamos do Espírito de Deus para conhecer a verdade de Deus porque foi para isto que nós o recebemos. A tradução da NVI nos ajuda aqui: “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.” Veja, Deus não nos deu o espírito do mundo, como se nós devêssemos gastar todo o nosso tempo conhecendo mais e melhor o mundo, mas ele nos concedeu o Espírito de Deus, para que por meio dele, possamos conhecer todas as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

 

Cristão, você recebeu o Espírito de Deus! Ele revela Deus e seus planos a você; faz com que você conheça e experimente as coisas de Deus. Esse Espírito tem como ministério fazer você entender e amar mais profundamente as verdades de Deus reveladas em sua Palavra. Assim sendo, gaste mais tempo com as coisas de Deus, busque ser mais cheio do Espírito (Ef 5.18-21). Você não recebeu o espírito do mundo, portanto, pare de gastar tempo em demasia com projetos, planos e sonhos que nada dizem respeito àquilo que Deus te deu gratuitamente. Quanto mais você conhecer o Espírito, tanto mais você compreenderá, amará e se satisfará no grande amor de Deus, na obra de Cristo, nas bênçãos do presente e do porvir e no privilégio de servir.

 

Oração: Senhor Deus, obrigado por nos ter dado o teu Espírito para habitar dentro de nós. Obrigado por nos ter revelado por meio do Espírito, que Cristo, sendo Deus, morreu por nós para fazer-nos filhos teus. Enche-nos, Senhor, mais e mais do teu Espírito, de tal maneira que conheçamos e amemos mais a tua verdade. Que sejamos tomados de alegria por te conhecer mais profundamente. Que sejamos tomados de senso de responsabilidade, a fim de sermos canais para que outros também conheçam a tua verdade. Obrigado, Senhor, pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém!

 

João Paulo Thomaz de Aquino

One thought on “Revelado pelo Espírito (1 Coríntios 2. 9-12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *