Escritura

É Humilhante! (1 Coríntios 1.18-25)

18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios / e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. 20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. 22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. (1 Coríntios 1.18-25)

 

A igreja de Corinto era uma igreja orgulhosa. Os coríntios se achavam superiores quando comparados a outros cristãos. Achavam-se mais espirituais, mais cheios de dons, melhores oradores e mais sábios. Paulo escreve 1 Coríntios 1.10 a 4.21 para combater esse orgulho e a filha primogênita dele: a falta de união entre os coríntios. Nos versos 1.10-17 Paulo introduz o assunto.

 

Nos versos transcritos acima, Paulo apresenta o primeiro remédio contra o orgulho e a divisão. Como diria o Dr. Jeff Weima, o objetivo de Paulo é mudar a maneira de pensar dos coríntios a fim de mudar também a sua maneira de agir. Assim, o primeiro remédio que Paulo é apresenta é o seguinte: em categorias humanas, a mensagem da cruz é humilhante.

 

Colocando de forma completa, a argumentação de Paulo é a seguinte: “Vocês estão se orgulhando por capacidades humanas como oratória, lógica, aparência etc. A questão é que se orgulhar por isso é incompatível com a mensagem da cruz. Em categoria humanas a cruz é uma loucura e um escândalo. Moral da história: se vocês são cristãos, salvos pela mensagem da cruz, vocês não têm motivo para se orgulhar em categorias humanas”. Ou seja, a cruz esvazia o orgulho humano. Ela aponta para um salvador humilhado e para pessoas pecadoras sem mérito próprio nenhum que precisaram de tamanho sacrifício para a sua salvação.

 

Portanto, além de falar da salvação poderosa que a cruz provê para aqueles que creem, Paulo na verdade tem como primeiro objetivo desse texto, esvaziar os coríntios de seu orgulho e consequentemente trazê-los à unidade cristã debaixo de seu pastoreio.

 

Certamente você também é tentado, como eu, a encontrar o seu valor em seus próprios atributos (inteligência, oratória, beleza, capacidades). Isso conduz ao orgulho (e às vezes à chamada baixa autoestima). Essa constante avaliação do próprio valor tendo como base suas próprias capacidades e conquistas conduz a uma vida centrada apenas em você mesmo e, consequentemente, à divisões no casamento, brigas com os filhos, inimizades com colegas, divisão entre amigos e irmãos de fé. Lembre-se, alguma vez você brigou por estar procurando o bem daquele com quem você brigava? Pois é. A mensagem da cruz, intima você e a mim, a nos esvaziarmos de nós mesmos e dependermos apenas de Deus. Uma vez que isso acontecer, estaremos prontos a viver uns para os outros, em verdadeira unidade.

 

Uma última aplicação: O cristianismo nunca vai influenciar o mundo por causa de sua oratória, lógica ou beleza. O mundo têm tudo isso. O cristianismo só vai influenciar o mundo e converter pessoas quando lembrar que o seu poder, a sua única fonte de poder, está na mensagem da cruz. Somente essa mensagem que para alguns é louca e escandalosa tem poder para realmente transformar pessoas sobre quem paira a ira de Deus.

 

Oração: Senhor Deus, perdoa-nos, pois tantas vezes nos orgulhamos com base nas categorias humanas, nos talentos e aptidões naturais que temos, vindos de tua parte para nós. Lembre-nos constantemente, Senhor, que nosso poder vem somente da cruz e não depende em nada de nossas capacidades e esforços. Esvazia-nos de nós mesmos e enche-nos de ti. Dá-nos verdadeira unidade cristã nas igrejas, famílias e demais relacionamentos. Dá-nos a graça de anunciar com mais coragem a única mensagem que é poderosa para transformar homens e mulheres em verdadeiros filhos de Deus, a humilhante mensagem da cruz. Em Cristo Jesus. Amém.

 

 

João Paulo Thomaz de Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *