liderança

Igreja: Planejamento Estratégico e Visão

Há anos tenho trabalhado com este assunto como pastor e curioso do tema. Seguem abaixo vários recursos que fui ajuntando ao longo do tempo: (1) declarações de visão usadas por igrejas ao redor do mundo; (2) perguntas diagnósticas para ajudar no planejamento; (3) Outros recursos úteis. Espero que este material lhe seja útil. Caso tenha algo a acrescentar, envie nos comentários, por favor.

1 Visões de Igrejas

Esta lista tem o objetivo de ajudar outras igrejas a encontrarem a sua própria identidade ao ver como outras igrejas ao redor do mundo definem a delas. A lista, propositadamente, contém igrejas de várias matizes teológicas e eclesiológicas diferentes e deve ser usada de maneira crítica.

The Orchard EFCA (Pr. Colin Smith):  Nós existimos para glorificar a Deus ao multiplicar cristãos centrados em Deus, transformadores do mundo por meio do evangelho na grande Chicago e ao redor do mundo.

Bethlehem (Pr. John Piper): Bethlehem existe para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas pela alegria de todas as pessoas por meio de Jesus Cristo.

Redeemer Presbyterian Church (Pr. Tim Keller): A família Redeemer de Igrejas e ministérios existe para ajudar  a construir uma grande cidade para todas as pessoas por meio de um movimento do evangelho que traz conversão pessoal, formação de comunidade, justiça social e renovação cultural para a cidade de Nova Yorque e, por meio dela, para o mundo.

Capitol Hill Baptist Church (Pr. Mark Dever): A nossa visão é a mesma para toda congregação evangélica ao longo do tempo e ao redor do mundo. Como pessoas que foram redimida pelo sangue de Jesus Cristo, queremos trazer a ele glória. A maneira principal pela qual fazemos isso é por meio da nossa vida conjunta como Igreja, à medida em que está comunidade do evangelho demonstra o amor de Jesus por meio do nosso amor de uns pelos outros (Jo 13.35). Nós nos reunimos para cantar os louvores dele, oferecer nossas orações, ouvir sua Palavra e cuidar uns dos outros. E nós servimos lado a lado para ver Jesus adorado como o verdadeiro Rei tanto aqui no DF e até aos confins do mundo.

Anacostia River Church (Pr. Thabiti Anyabwile):  Nós existimos para glorificar a Deus ao fazer discípulos de Jesus Cristo dos quatro cantos do quarteirão até os quatro cantos do mundo.

The Village Church (Pr. Matt Chandler): Nós existimos para amar a Deus, amar pessoas e fazer discípulos de Jesus Cristo. Como Igreja, somos chamados a desempenhar a Grande Comissão e o Grande Mandamento e a nossa declaração de missão foi criada para capturar esses dois mandatos fundamentais. A nossa missão define tudo o que fazemos, dos ministérios que provém os aos recursos que produzimos. Esperamos que esse chamado sirva como um convite para participar ativamente conosco na obra do Senhor em vez de permanecer como um observador passivo.

Imago Dei Church (Pr. Tom Merida): Valores Centrais: EVANGELHO: Nós queremos ver vidas transformadas pelo evangelho. Tudo o que fazemos toma a forma do evangelho, que é as boas novas do que Deus fez na pessoa de seu Filho – em Sua vida perfeita, morte sacrificial e ressurreição vitoriosa – para assegurar perdão de pecados e plenitude de vida para todos que vão se arrepender de seu pecado e crer em Jesus como Senhor e Salvador. COMUNIDADE: o evangelho cria uma comunidade redimida e transformada. A igreja Imago Dei está comprometida  a viver a vida conjuntamente e desafiar uns aos outros a crescer como discípulos de Cristo na família de Deus. MISSÃO:  Nós fomos resgatados e redimidos por um Deus amoroso e missionário. Portanto, nós procuramos nos juntar à Missão dele ao fazer discípulos dentre todas as nações e amando o nosso próximo com o amor de Cristo.

1st Presbyterian Jackson (Pr. Ligon Duncan): A 1a Igreja Presbiteriana de Jackson existe para glorificar a Deus ao fazer discípulos em nossa vizinhança, nossas comunidades e no mundo.

Christ Covenant Church (Pr. Kevin DeYoung): Em humilde dependência sobre a palavra de Deus e a oração, nós estamos comprometidos em adorar a Deus, fazer discípulos, amar uns aos outros e servir o corpo de Cristo.

Igreja Bautista Internacional (Pr. Miguel Núnez): Nuestra misión: Transformar vidas a la imagen de Cristo, que se multipliquen en otros, mediante la proclamación y enseñanza de la Palabra de Dios, impactando el movimiento cristiano hispanohablante y su mundo alrededor. Nuestra visión: Ser una iglesia sin muros, fundamentada en la suficiencia de las Escrituras y formada por discípulos de íntima comunión con Dios y entre ellos mismos, que caminen en integridad de corazón y con un testimonio público que impacte su esfera de influencia, para la gloria de Dios.

McLean Bible Church (Pr. David Platt):  Nós não somos um prédio. Nós não somos um evento. Nós somos uma família, a família de Deus. Nós viemos de todas as caminhadas da vida e mais do que 100 nacionalidades. A nossa missão é glorificar a Deus fazendo discípulos e multiplicando igrejas entre todas as nações, começando na grande Washington, DC.

Bridgeway Church (Pr. Sam Storms):  Nós existimos para exaltar a Cristo na cidade por meio de alegre satisfação nele. Nós valorizamos a centralidade do evangelho e do Espírito. Nós somos uma família espiritual diversa de discípulos comissionados, adoradores apaixonados e pessoas que sinceramente amam a Deus e umas às outras.

Grace Community Church (Pr. John MacArthur):  A nossa missão é glorificar a Deus e expandir o seu reino por meio de viver e proclamar a verdade dele no mundo.

Sovereign Grace Church (Pr. C. J. Mahaney): Nós somos apaixonados por Deus receber a glória que somente ele merece. Nós estamos comprometidos com sua Palavra, seu evangelho, sua igreja e sua missão.

Oak Cliff Bible Fellowship (Pr. Tony Evans): Na OCBF nós ensinamos os nossos membros os princípios do Reino de Deus de forma que eles possam aprender a funcionar sob a autoridade do Reino em todas as dimensões da vida. Por meio de uma mistura apropriada da Palavra de Deus com boas obras, a objetivo de nossa Igreja é apresentar um modelo visível do Reino de Deus na terra como ele é no céu. DECLARAÇÃO DE VISÃO: Ter vidas transformadas que transferem os valores do reino de Deus. DECLARAÇÃO DE MISSÃO: Discipular a Igreja para impactar o mundo.

Northpoint Community Church (Pr. Andy Stanley): Nossa Missão: Inspirar pessoas a seguir Jesus através do engajamento delas na vida e missão da Igreja Comunidade Northpoint. NOSSA ESTRATÉGIA: Conquistar a nossa comunidade ao assegurar que as pessoas saibam que estamos aqui e fiquem felizes que estamos aqui e estejam melhores porque estamos aqui. Inspirar nossa audiência a criar experiências que façam as pessoas dizer: “Eu estou feliz por ter vindo e estou ansioso por voltar”. Equipar o nosso grupo base ao alistar e treinar pessoas estudantes e adultos para dar, guiar e convidar. 

Stonebriar Community Church (Pr. Chuck Swindoll): NOSSA MISSÃO:  Cada Igreja tem uma forma única de expressar o seu propósito e viver na prática as suas crenças. Dentro da nossa igreja-família, nós vemos nossa missão como glorificar a Deus ao encorajar todas as pessoas a perseguir um relacionamento duradouro e alegre com Jesus Cristo. Colocado de maneira simples, nós existimos para amar a Deus e amar aos outros. À medida em que perseguimos essa missão juntos, ficamos nos seguintes sinais vitais e valores centrais como guias para o crescimento espiritual e um viver ético. SINAIS VITAIS: Nós cremos que essas quatro atividades são vitais para uma fé robusta e crescente: Adoração ao Cristo ressurreto; Instrução: um conhecimento cada vez maior de Deus; Comunhão: relacionamentos significativos uns com os outros; Expressão: oportunidades para servir a outros com compaixão. VALORES CENTRAIS: Nós cremos que a maneira que cumprimos nosso propósito é tão importante como o propósito em si. Assim, nós focamos nesses valores centrais como essenciais ao ministério ético. Caráter em nós mesmos: Um resultado de um relacionamento crescente com Jesus Cristo… Vidas caracterizadas por integridade… Sólidas, estáveis e seguras. Honra a outros: Prover uma atmosfera de respeito onde cada pessoa pode contribuir e florescer. Graça em nossos relacionamentos: praticar consideração, gentileza, cortesia, liberdade, perdão, encorajamento e apreciação das diferenças dos outros à medida em que inspiramos grandeza naqueles à nossa volta. Excelência em nossas Buscas: refletindo a excelência infinita do Deus que servimos… produzindo programas ministeriais, materiais e serviço pessoal de altíssima qualidade. Glorificar a Deus: viver pela fé, confiando os nossos talentos, finanças e planos ao controle de Deus. Prestação de Contas: Uma disposição de responder pela vida de alguém, caracterizada por vulnerabilidade, ensinabilidade, honestidade e disponibilidade.

The Church Without Walls (Pr. Ralf Douglas West): A Igreja sem paredes é uma igreja em três locais na área de Houston. Sob a liderança do pastor Ralph Douglas West, a Igreja Sem Paredes está devotada a espalhar o evangelho de Jesus Cristo, ao estudo e a aplicação da Palavra de Deus e a evangelização (outreach) global. A Igreja sem Paredes é devotada a espalhar o evangelho de Jesus Cristo por meio do compartilhamento dos ensinos de Jesus Cristo, da exposição da sã doutrina bíblica, o estudo e aplicação da Palavra de Deus, oração contínua e por meio de evangelização comunitária e global. A Igreja sem Paredes acredita que os cristãos não têm limites dentro das possibilidades de Deus. Portanto. Nenhuma “parede” pode restringir o povo de Deus  e “todas as coisas são possíveis”… Com Deus ao seu lado.

Willow Creek (Pr. Dave Dummitt): NOSSA MISSÃO: Ajudar as pessoas a darem os próximos passos para amar a Deus (Mt 22.37-38), amar pessoas (Mt 22.39) e transformar o mundo (Mt 28.19-20). NOSSA VISÃO: A Willow Creek é um movimento multiplicador multi-geração, multi-étnico de seguidores de Cristo apaixonados por adorar Jesus, crescer em fé, compartilhar a vida e a fé com outros, alcançar pessoas que não têm um relacionamento com Deus e abençoar nossas comunidades  e o mundo por meio de vidas transformadas e generosidade radical. A nossa visão do tamanho de Deus somente pode se tornar realidade por meio de uma busca de Deus em oração, parcerias onde Ele já está agindo, aprendizado e inovação à medida em que desenvolvemos líderes, lançamos campi e plantamos novas igrejas na área de Chicago e no mundo. NOSSOS VALORES: Como Igreja, nós temos tudo a ver com (1) Seguir Jesus: dependência completa nele (Jo 12.26; Mc 8.34; Gl 5.2). Nós dependemos do Espírito Santo e buscamos a direção de Deus em tudo o que fazemos: * Nós nos engajamos em disciplinas espirituais diariamente; *Nós oramos refularmente; *Nós refletimos Cristo em nossas interações Interpessoais. (2) Amar as pessoas: todo mundo importa para Deus (Lc 5.20-32; Lc 15): * Nós ajudamos pessoas a encontrar e seguir Jesus; * Nós somos conhecidos por aquilo que defendemos e não por aquilo que somos contra; * Nós cuidamos dos feridos e fracos; * Nós servimos outros mesmo quando não é conveniente. (3) Dar os próximos passos: tornar-se, não chegar (Cl 2.6-7; 2Pe 1.5-8.; Tg 1.22-25): * Cremos que todos têm um próximo passo; * Nós somos conscientemente responsáveis pelo nosso próprio crescimento e desenvolvimento; *Nós estamos sempre em uma postura de aprendizagem; * Nós praticamos empatia, paciência e graça pelas jornadas uns dos outros. (4) Rejuvenescer: elevar a próxima geração (Sl 145.4; Dt 6.6-9; 1Tm 4.12): * Nós cremos que ninguém é novo demais que não possa liderar e ninguém é velho demais que não possa aprender; *Nós celebramos o nosso investimento em crianças e estudantes; * Nós estamos sempre procurando aprendizes e buscando substituir a nós mesmos; *Nós nos programamos para servir uma congregação multi-geração. (5) Ser Autênticos: trazendo tudo o que somos (1Sm 16.7; Rm 8.1-2; Ef 2.10): *Nós buscamos crescer continuamente em autoconhecimento; *Nós não esperamos perfeição: damos boas vindas a perguntas e dúvidas; *Nós valorizamos pessoas mais do que produtos; *Nós oferecemos a Deus o nosso melhor e mais criativo trabalho e deixamos os resultados com Ele.

Igreja Presbiteriana de Pinheiros (Pr. Arival Dias Casimiro): Visão: Ser uma grande igreja missionária, fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano e comprometida com a evangelização de pessoas. Missão: Buscar a glória de Deus, por meio da adoração racional, evangelização de pessoas, comunhão, ação social e crescimento espiritual dos seus membros. 

Igreja Presbiteriana de Alphaville: VISÃO: A IPALPHA é uma comunidade de famílias cristãs; que possui visão reformada (séc. XVI) e é comprometida com a proclamação da Palavra de Deus, com a educação das gerações e com a transformação do ser humano e da sociedade como um todo. A Igreja Presbiteriana do Brasil busca continuamente ser uma igreja missionária, fiel ao Senhor Deus e à Bíblia, relevante em seu contexto (seja ele urbano ou não) e comprometida com a evangelização de toda e qualquer pessoa. MISSÃO: – Anunciar o evangelho – Educar para a vivência cristã e a ela toda, e – Assistir ao ser humano em suas necessidades. Em poucas palavras: buscar a glória de Deus por meio da adoração racional; evangelizar todas as pessoas; produzir comunhão; agir socialmente e exercitar o crescimento espiritual dos seus membros. ATUAÇÃO: Adoração, Evangelização, Educação, Serviço e Comunhão. ALCANCE: – A Comunidade local, a Cidade, o Estado, o País e o Mundo. VALORES E PRINCÍPIOS: Soberania de Deus (Cremos num único Deus Criador e Sustentador de todas as coisas, o qual subsiste em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). – Cremos na total depravação da natureza humana, a qual impossibilita o ser humano de realizar a sua própria salvação. – Escritura Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida (Cremos que somente o Evangelho, por meio da ação do Espírito Santo, tem poder para salvar e transformar vidas). – Confissão de Fé e Catecismos Maior e Menor como exposição fiel das Sagradas Escrituras; – Somente Cristo (Cremos que Jesus Cristo é o único meio da salvação para todo o gênero humano. A salvação é pela graça, por meio da fé e que também ele voltará pela segunda vez, e todos os corpos mortos, e onde estiverem, ressuscitarão na vida eterna e no juízo final).- Somente as Escrituras Sagradas (Cremos que a Bíblia é inspirada e não tem erros: ela é a nossa única regra infalível de fé e prática). – Somente a Graça; – Somente a Fé – Somente e toda a Glória a Deus – Cremos que a Igreja é composta por todas as pessoas que foram salvas pela fé em Jesus Cristo e santificadas pelo Espírito Santo – Manual Presbiteriano: Forma de Governo na Constituição da Igreja; Disciplina amorosa no Código de Disciplina; Princípios de Liturgia e Manual de Culto Presbiteriano. 

Igreja Presbiteriana Semear (Pr. Emílio Garófalo Neto): Em conformidade com a Grande Comissão para o povo de Deus (Mateus 28:18-20), a Igreja Presbiteriana Semear aspira ser uma comunidade cristã dinâmica no coração de Brasília, centrada na adoração ao Deus vivo e no testemunho do evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor. Como discípulos de Cristo, nós nos esforçamos para viver vidas que glorifiquem a Deus, com famílias fortes e uma comunhão na qual os membros cuidem e amem uns aos outros, buscando juntos o bem-estar de nossa cidade, de nosso país e do mundo. Pelo agir do Espírito Santo, buscamos desenvolver um ministério vital de pregação e ensino, com vistas à trazer homens, mulheres e crianças a Cristo. Desejamos ver pessoas confortadas, nutridas e amadurecidas na fé por meio do poder restaurador do evangelho, de tal forma que venham a ser equipadas para o serviço e capacitadas efetivamente para todas as esferas da vida, possuindo conhecimento adequado das Escrituras. A IPSemear é federada à Igreja Presbiteriana do Brasil e parte do Presbitério de Brasília. É uma igreja de cosmovisão Reformada calvinista, orientada pela exposição das Escrituras tal como exposta na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Breve. É governada por meio de Presbíteros (homens experientes na fé) docentes (ordenados pelo presbitério) e regentes (ordenados pela igreja local) que, como pares e em colegiado, recebem de Deus o encargo de pastorear o rebanho de Jesus Cristo. 

Igreja Presbiteriana Chácara Primavera (Pr. Ricardo Agreste): NOSSA MISSÃO E Valores Nossa Missão: Comunicar a vida em Jesus de forma contemporânea, criativa, acolhedora e transformadora. Nossa Visão 2021: Ser conhecida pela pregação do Evangelho com relevância e integridade, através do uso inteligente de tecnologia, para o crescimento consistente, que alcança, cuida, mobiliza, capacita e engaja pessoas na missão. Ser referência na transformação espiritual, social e cultural, através da plantação de novas igrejas, da expansão de seus campos e da criação de “vídeo-sites” com transmissão pela Internet. Nossos Valores: 1. Adoração informal e inclusiv; 2. Pregação com integridade e relevância.; 3.  Ensino dinâmico e contemporâneo (grupos pequenos e cursos intensivos). 4. Discipulado capacitador à maturidade e ao ministério. 5 Liderança através de equipes de discipulado e trabalho em harmonia e cumplicidade 6 .Amor aos que sofrem através da captação e destinação de recursos financeiros e humanos 7 .Exercício missionário através do apoio e plantação de novas igrejas 8 .Ministérios a partir de pessoas movidas e capacitadas por Deus 9 .Estruturas estabelecidas e moldadas a partir de ministérios existentes 10 .Herança (descobertas e experiências) à disposição da igreja de Cristo, pois o que somos também é fruto da influência das descobertas e experiências de irmãos do passado. Tudo o que fazemos em comunidade é para a glória de Deus, e por isso, merece o melhor do que somos e do que temos (excelência). 

Igreja Presbiteriana da Gávea (Pr. Leonardo Saihum): A Igreja Presbiteriana da Gávea está ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil. Somos uma igreja de Teologia Reformada, que declara sua fé no Deus triuno. Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, inerrante, infalível sendo assim nossa única regra de fé e prática. Acreditamos que o propósito maior de cada cristão é viver para glória de Deus, desfrutar da alegria desta comunhão com o SENHOR, fazendo sua missão na sociedade. A IGREJA PRESBITERIANA DA GÁVEA ESTÁ FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES VALORES: Vida de oração ;Ensino da Palavr; aAmor ao próximo ;Vida comunitária ;Vida de Santidade ;Valorização da família ;Valorização da participação feminina ;Ministérios e liderança orientados pelos dons ;Identidade Reformada, com filiação à Igreja Presbiteriana do Brasil. 

Igreja Cristã da Aliança (Pr. Renato Vargens): NOSSA VISÃO. Ser uma comunidade de cristãos, fieis a Deus e as Escrituras, relevantes na cidade, comprometidos com a proclamação do evangelho, fazendo discípulos para glória de Deus. NOSSA MISSÃO: Viver para glória de Deus por meio de um culto racional centrado em Cristo cuja a pregação da Palavra exalta ao Senhor e edifica a igreja; Proclamar o evangelho no Brasil e nas nações, fazendo discípulos de Cristo das mais variadas culturas, povos, raças e países diferentes; Ser uma comunidade acolhedora e cativante, que vive em comunhão e compromisso com Cristo e uns com outros; Ser uma igreja que cresce no conhecimento de Deus, comprometida com as Escrituras, e que fundamenta seu serviço e ministério na inerrante Palavra de Deus. 

Igreja da Trindade (Pr. Tiago Guerra e Franklin Ferreira): Uma igreja conectada com os valores da tradição reformada, contemporânea e intencional em promover comunhão e discipulado. Ativa e relevante na cidade, com o evangelho e ações.

Mars Hill Church (Pr. Rob Bell): Um povo de Jesus pelo bem do mundo. NOSSA MISSÃO: “Viver do jeito de Jesus em comunidades missionais, anunciando a chegada do reino dele, trabalhando por mudanças mensuráveis entre os oprimidos”. Cada sentença acima é baseada em pensamentos propositivos e objetivos específicos. Veja: “Viver do jeito de Jesus (fé é ação e nós procuramos agir apaixonadamente com base em nossas crenças, seguindo Jesus e sendo a encarnação de seu amor e verdade para outros) em comunidades missionais (Nós nos a juntamos em comunidades de suporte para curar, orar, servir, cuidar e aprender uns com os outros e para viver a vida juntos), anunciando a chegada do reino dele (por meio de nossas ações podemos trazer um pouco do céu à terra e, assim, proclamar Jesus como o Salvador de nosso mundo problemático), trabalhando por mudanças mensuráveis (Temos a oportunidade de fazer uma diferença. É por esse motivo que empreendemos tanto nossos recursos quanto nós mesmos perseguindo resultados tangíveis)entre os oprimidos (Nós cremos que é nosso privilégio engajar nas grandes causas do nosso dia: ajudando os pobres, os marginalizados, os vitimizados e os oprimidos de nosso mundo.

2 Perguntas Diagnósticas para Planejamento Estratégico

Perguntas Fundamentais

  • Quais são os pontos fortes idiossincráticos da nossa Igreja?
  • Quais são os pontos fracos idiossincráticos da nossa Igreja?
  • A nossa Igreja se encontra em qual fase: plantação; consolidação; saudável; estagnação; declínio/doença/crise; revitalização?
  • Quais são as características de nossa cidade (e região) que impactam a nossa Igreja?
  • Quais são as características de nossa denominação que impactam a nossa Igreja?
  • Qual é a missão primordial de uma Igreja?
  • Quais são as missões auxiliares de uma Igreja?
  • O que já temos e queremos fortalecer?
  • Quais passos temos que dar para isso e em quanto tempo?
  • O que não temos e queremos ter?
  • Quais passos temos que dar para isso e em quanto tempo?
  • O que pensamos e desejamos sobre: culto; oração; evangelização (pobres, classe média, ricos); discipulado; liderança; formação de liderança; plantação de igrejas; crescimento numérico; edificação dos crentes; missões mundiais; envolvimento com a cultura; ação social; envolvimento com a política; pequenos grupos; recepção de visitantes; mídias sociais; membresia; música na Igreja; sociedades internas; ministérios.

“Em ADM aprendemos trabalhar usando 5W2H é a denominação para os seguintes itens” (Anderson Ferreira)

  • What: o que fazer?
  • Why: por que fazer?
  • Where: onde fazer?
  • When: quando fazer?
  • Who: por quem será feito?
  • How: como será feito?
  • How much: quanto vai custar?

Organização anual baseada em que? (Rev. Mauro Meister)

  • Orçamento
  • Localização
  • Calendário (eventos)
  • Estrutura da IPB (sociedades internas) 
  • Planejamento de quem somos
  • Software (Prover)

Qual texto é determinante? 

  • Grandes comissões? 
  • Atos 2 e o restante todo o livro
  • Textos dos Dons Espirituais 
  • Textos que definem a Igreja (1Tm 3.15; 1Co 1.1-3)
  • Qual é o papel do AT?

O que fazer se a sua Igreja não está crescendo? (Ligon Duncan na Conferência Fiel 2021)

A checagem do próprio pastor

  • Você está pregando expositivamente?
  • Você está ministrando os sacramentos corretamente?
  • Você está amando o seu povo corretamente?
  • Você está orando o céu abaixo?
  • Você está modelando oração no culto público?
  • Você está preparando bem os presbíteros?
  • Você está preparando futuros presbíteros?

A checagem do contexto

  • A cidade está morrendo?
  • O contexto é especialmente difícil?

A checagem da Igreja

  1. O seu povo ama pregação bíblica? 2Tm 4.2
  2. A igreja tem paixão pela adoração pública? Jo 4.23-24
  3. Eu vejo na Igreja um apreço por sã doutrina bíblica?  2Tm 1.13-14
  4. Você vê sinais de maturidade espiritual na Igreja? Ef 3.14-19 / 2Tm 1.5
  5. Como está o cristianismo vivido nos lares das pessoas da Igreja? Os pais estão orando com seus filho? Maridos estão orando com suas esposas? As famílias estão cantando juntas, lendo a Bíblia junto?
  6. A minha congregação entende o evangelho? A minha família entende o que significa ser salvo? Se eles estendem, será que eles compartilham o evangelho?
  7. Eu estou discipulando essa congregação e eles estão crescendo como discípulos?
  8. A minha Igreja está comprometida com a Grande Comissão de forma local?
  9. A sua Igreja está comprometida com o que é ser um membro de Igreja de maneira bíblica? Hb 13.17
  10. A igreja tem zelo por viver para a glória de Deus em todas as áreas da vida?
  11. A igreja está comprometida com missões no mundo?

“Um sermão é uma declaração aplicatória na qual a Palavra de Deus entregue pelo pregador envia uma mensagem sobre Deus e vida com Deus a partir de um ou outro texto da Escritura para a Igreja para o louvor da glória de Deus”. J. I. Packer em https://www.amazon.com/Truth-Power-Place-Scripture-Christian/dp/0830822151

“Não é o pregador que usa a Palavra de Deus para pregar, mas é a Palavra de Deus que usa o pregador para entregar a mensagem de Deus! A Palavra de Deus é viva e eficaz! A palavra entrega a mensagem por meio do pregador”.

Sete sugestões para aplicar a Palavra de Deus: O diretório para o culto público a Deus da Assembleia de Westminster(https://www.scribd.com/document/237228636/Diretorio-de-Culto-de-Westminster)

  1. O uso da instrução
  2. O uso da refutação
  3. O suo de exortação
  4. O uso de admoestação
  5. O uso de consolação
  6. O uso de inspeção
  7. O uso da persuasão

3 Outros Recursos Úteis

https://youtu.be/ZjU18HaTHZw

https://youtu.be/PbwYffviKM8

https://youtu.be/yPLjA6ErFhM

ibnu.com.br/visao-e-missao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *