Bíblia Introdução aos livros bíblicos Teologia Vida prática

O Livro de Rute: Deus pode estar fazendo muito mais do que você imagina

Introdução

O livro de Rute é o oitavo livro do Antigo Testamento. Na Bíblia Hebraica, o livro aparece logo depois de Provérbios. O interessante desse fato é que logo após Provérbios 31 que termina fazendo uma ode à mulher virtuosa (אֵֽשֶׁת־חַ֭יִל), aparece, na Bíblia Hebraica, um exemplo de mulher virtuosa, Rute (Rt 3.11).

Entre os muitos motivos que tornam o livro de Rute uma literatura muito especial, fora evidentemente o fato dr ser Palavra de Deus, alguns são:
  • É um livro sobre pessoas comuns: as personagens principais são pessoas comuns e não heróis ou grandes reis.
  • É um livro sobre pessoas que sofrem: este livro narra a história de pessoas que enfrentaram fome, mulheres que ficaram viúvas e que perderam todos os seus bens.
  • É um livro que fala sobre a falta de fé: uma das características interessantes desse livro é que uma de suas personagens principais, Noemi, culpa a Deus por suas mazelas e, muitas vezes, tenta resolver seus problemas com suas próprias forças.
  • É um livro que fala sobre a abrangência da salvação: Rute, uma mulher moabita, é um grande exemplo de que mesmo no AT, a salvação não era somente para os judeus.
  • É um livro que fala sobre a providência de Deus: é maravilhoso ver, nesta linda história, que apesar da falta de fé e da rebeldia humana, Deus age fielmente para com o seu povo.

Versículos-tema

Porém Rute respondeu: — Não insista para que eu a deixe nem me obrigue a não segui-la! Porque aonde quer que você for, irei eu; e onde quer que pousar, ali pousarei eu. O seu povo é o meu povo, e o seu Deus é o meu Deus. Rute 1.16 NAA
O Senhor lhe pague pelo bem que você fez. Que você receba uma grande recompensa do Senhor , Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio. Rute 2.12 NAA

Estrutura do Livro

Cap. 1 Tragédias na vida de Noemi

1.1-2 Elimeleque, Noemi e filhos saem de Belém para fugir da fome em Moabe
1.3 Elimeleque morre
1.4 Os filhos de Noemi se casam com mulheres moabitas
1.5 Os filhos de Noemi morrem
1.6-7 Noemi ouve que Deus se lembrou do seu povo e decide voltar para Belém
1.8-17 Diálogo 1 entre Noemi e suas noras. Orfa volta para casa, Rute decide firmemente ficar com Noemi.
1.18-19 Noemi volta para Belém junto com Rute
1.20-21 Noemi pede as mulheres que não mais a chamem de Noemi (alegre), mas de Mara (amarga), pois Deus a afligiu
1.22 Conclusão: chegaram na época da colheita
Cap 2: Deus não se esqueceu de Noemi
2.1 Introdução de Boaz
2.2 Rute diz a Noemi que vai colher espigas no campo
2.3 Por casualidade, Rute entra no campo de Boaz
2.4-7 O diálogo de Boaz com os seus servos: quem é aquela moça?
2.8-13 Diálogo 1 de Boaz e Rute: não colha em outro campo!
2.14-16 Boaz favorece Rute no almoço e na colheita
2.17-18 Rute debulha o que panhou e volta para Noemi
2.19-22 Diálogo 2 de Noemi e Rute: Deus não se esqueceu de nós
2.23 Conclusão: acabou a época da colheita
Cap. 3 Noemi tenta casar Rute
3.1-5 Diálogo 3 de Noemi e Rute: Vista uma boa roupa e apresente-se a Boaz
3.6-8 Rute se deita aos pés de Boaz
3.9-15 Diálogo 2 de Boaz e Rute: Estende a capa sobre mim, pois és resgatador
3.16-18 Diálogo 4 de Noemi e Rute: Aquele homem não descansará enquanto não resolver este caso ainda hoje
Cap. 4 Deus está fazendo muito mais do que cuidar de Noemi e de Rute
4.1-12 Audiência entre Boaz, o outro resgatador e os anciãos da cidade
4.13 Boaz se casa com Rute e ela tem um filho
4.14-17 As mulheres bendizem ao Senhor pela sua bondade para com Noemi
4.18-22 Genealogia do rei Davi

Teologia de Rute

O livro de Rute é uma obra de arte literária e teológica. Em uma camada mais rasa, o livro mostra a Providência cuidadosa de Deus em cuidar, prover e salvar para uma viúva israelita e para uma mulher moabita que veio se proteger debaixo das asas de Yahweh. A provisão de Deus para elas inclui aspectos da sua lei (provisão para os pobres, lei do resgate), relacionamentos interpessoais e coincidências orquestradas por Deus.
Em outro nível ainda não tão profundo, o livro ensina como mulheres e homens devem ser por meio do exemplo de comportamento piedoso da mulher virtuosa Rute e do piedoso Boaz. Ambos são exemplos de piedade e ética.
Em uma camada mais profunda do que esta, o livro também mostra essa providência de Deus agindo para o bem de todo o povo de Israel. Deus se lembrou do seu povo não somente dando-lhe comida, mas também agindo para preparar-lhes um rei, Davi, que agirá de maneira bem diferente dos juizes, pois andará de acordo com a vontade do Senhor.
Em uma camada ainda mais profunda, Deus está preparando a vinda do seu Messias, o Senhor Jesus. Essa preparação acontece por meio de Boaz, que se torna ascendente direto de Jesus. Também acontece por meio da preparação para o estabelecimento da dinastia de Davi, por meio da qual Jesus será rei. Finalmente, essa preparação para a vinda do Messias acontece por meio do fortalecimento do conceito de redenção. Boaz era o resgatador, ou seja, o redentor de Noemi e de Rute. Ele agiu como representante de Elimeleque e de seus filhos e resgatou aquela família, mantendo o nome dela em Israel. Jesus também redime o seu povo ao assumir a posição que pertencia a Adão e entrando em relacionamento conosco a fim de nos preservar não somente o nome, mas redimir a nossa alma e nos dar vida eterna. Nesse sentido, todos os verdadeiros cristãos são Elimeleque, Malon, Quiliom, Noemi e Rute: mortos, pobres, viúvos, abandonados, famintos e necessitados. Mas Cristo é o Boaz de todos os verdadeiros cristãos. Jesus Cristo é o nosso redentor e será o nosso Rei para todo o sempre.

Estude Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *