Aconselhamento Vida prática

Como conversar com meus filhos sobre a homossexualidade: orientação para pais cristãos

Certa feita, em uma conversa com algumas crianças de uma igreja, ouvi as seguintes perguntas: “O homossexualismo é errado?” “O que eu faço com relação aos meus colegas homossexuais da escola?”

Queridos, a homossexualidade é uma realidade com a qual os nossos filhos vão conviver cada vez mais. Assim, eu e você temos que ter uma posição que seja bíblica e temos que orientar os nossos filhos de acordo com isso.  Vejam esses versículos de Levítico:

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. (Levítico 18.22)

Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (Levítico 20.3)

A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus. (Deuteronômio 22.5)

Notem que a lei de Levítico não se aplica ipis litteris à igreja do Novo Testamento. No entanto, a lei mosaica têm um importante caráter pedagógico, de ensinar o que é certo, o que é errado e o que é muito errado, e isso de acordo com a opinião de Deus. É neste sentido que os textos acima podem ser usados para mostrar que Deus vê a relação homossexual como uma abominação e como um pecado mais grave do que os outros, visto que a pena para este pecado era pena de morte, assim como para assassinato, estupro, feitiçaria e outros pecados gravíssimos.

No Novo Testamento, em Romanos 1 (18 a 27), Deus também fala da homossexualidade masculina e feminina como um pecado mais grave em que algumas pessoas caem quando negam o conhecimento inato de Deus que elas têm no coração. 1 Coríntios 6.9-10 fala claramente que os homossexuais não herdarão o reino de Deus

O que ensinar os nossos filhos, então?

  1. O homossexualismo é pecado.
  2. O homossexualismo figura entre os pecados mais graves diante de Deus (juntamente com outros).
  3. A única solução para qualquer pecado é Jesus Cristo, ele perdoa e restaura. O homossexualismo não é um pecado imperdoável.
  4. O cristão deve falar a verdade em amor e evitar se relacionar com qualquer tipo de pecador que prejudique a sua fé (Salmo 1).
  5. Os pais cristãos devem ensinar a verdade bíblica e aconselhar seus filhos a serem educados, respeitosos, evitarem brincadeiras e piadas que menosprezem os homossexuais.
  6. Por outro lado, considerando a fase de formação de seus filhos ainda crianças, os pais cristãos devem orientar seus filhos a que não sejam amigos próximos de crianças que se autodefinem como homossexuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *