Vida prática

Guia para o voto do cristão

  1. Ore a respeito das eleições e peça sabedoria a Deus para escolher seu candidato. Ore pelo país, pelos governantes atuais e pelos candidatos.
  2. Conheça a história, os valores e as propostas dos candidatos e de seus partidos.
  3. Vote nos candidatos mais competentes e honestos, cujos valores sejam mais afinados aos do Cristianismo.
  4. Não vote em candidatos avessos a valores cristãos fundamentais como a liberdade de culto, a preservação à vida, a família tradicional e a proteção dos mais vulneráveis da sociedade.
  5. Não escolha candidatos com base em promessas de benefícios pessoais ou denominacionais, amizade, nem propostas eleitoreiras infactíveis. O candidato tem que ser o melhor para a nação, estado ou cidade como um todo, especialmente para os mais desprovidos.
  6. Escolha um candidato que vá castigar aqueles que fazem o mal (independente da condição socioeconômica) e recompensar os que fazem o bem.
  7. Lembre-se continuamente que a nossa pátria e cidadania mais importantes são as celestiais e que, antes de tudo, somos súditos do Rei Jesus.
  8. Influencie outras pessoas a ter essa mesma concepção e atitudes.

 

Esse Guia para o Voto Cristão baseia-se em alguns princípios bíblicos que dizem respeito ao relacionamento do cristão com a política e a interação entre o cristão e o mundo em geral. Esses princípios são:

 

  1. Os governos do mundo são secundários. Nós, cristãos, vivemos no Reino de Deus, uma monarquia em que o Deus Triúno é o Rei.
  2. O mundo é o mundo de Deus e todos são seus súditos, voluntários ou rebeldes, e no devido tempo arcarão com as consequências de suas atitudes ou serão salvos da ira pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.
  3. Deus está em uma missão de restaurar o cosmos e as pessoas, os cristãos são chamados a trabalhar junto com Deus nessa missão.
  4. A Igreja é a nova sociedade de Deus. Ela tem o dever de viver e pregar a lei de Deus, demonstrar e pregar a graça e de se submeter às leis civis enquanto estas não ferirem à lei principal, a de Deus.
  5. A lei civil do Israel teocrático não serve como regra obrigatória, mas serve como modelo de justiça e expressão da vontade de Deus no mundo caído.
  6. Existe uma profunda corrupção que permeia indivíduos, instituições, grupos e nações em todas as suas faculdades e esferas e consequente em todos os seus sistemas de pensamento e produções artísticas e acadêmicas.
  7. A graça de Deus permite que indivíduos com diferentes graus de corrupção pessoal recebam revelações de verdades e tenham atitudes, posicionamentos, valores, sentimentos, desejos e produções concomitante e parcialmente verdadeiras e falsas.
  8. A Bíblia é a palavra escrita de Deus e, corretamente interpretada, apresenta a vontade de Deus em princípios e mandamentos para todos os seres humanos, instituições, grupos e nações e por isso mesmo, deve ser usada como instrumento de julgamento e redenção de atitudes, posicionamentos, valores, sentimentos, desejos e produções humanos, quer individuais, quer comunitários.
  9. Deus aprova a propriedade privada, mas condena toda forma, individual ou sistêmica, de corrupção e opressão humana.
  10. Jesus Cristo proveu o exemplo por excelência de poder servil e conclama todos os seres humanos investidos de poder que o imitem.
  11. Cristãos chamados por Deus para isso, podem e devem ter carreira política, mesmo em governos corruptos, mas de forma que mantenham sua lisura (santidade) pessoal e sejam agentes de mudanças.
  12. Enquanto cidadãos da terra dos homens, os cristãos têm o dever de pregar o evangelho, de orar, de buscar a paz da cidade, de se submeter, de votar em governantes que não conspirem contra o Senhor e contra o seu Ungido, de denunciar a corrupção e a opressão dos mais frágeis da sociedade, de resistir pacificamente quando obrigados a fazer algo contrário à lei de Deus.
  13. Quanto à posição político-econômica, Deus, conforme auto-revelado por meio da Bíblia, não é de esquerda, nem de direita; não é liberal, nem conservador; não é republicano, nem democrata; não é socialista-comunista, nem capitalista. Ele é a origem das chispas de verdades contidas em cada um desses sistemas e condena e condenará suas perversões ideológicas e práticas injustas.

 

João Paulo Thomaz de Aquino

 

 

One thought on “Guia para o voto do cristão

  1. Obrigado pelo desafío. Estamos orando daqui até lá, em favor do brasil e as eleições. Grande abraço amado Pr., Dr. João Paulo! Estamos bem aqui…progredindo no alvo do Reino, realizando cultos nos lares, etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *