Missão PhD: Ano III
Yeah!! Finalmente sou um candidato ao PhD! Até hoje eu era um estudante de PhD (comecei meu curso em agosto/2014), mas, a partir de hoje, sou um candidato ao título. Isso significa que completei com sucesso todos os requerimentos do curso com exceção da tese de doutorado (“só” falta isso).
Mas, vamos do começo…
Um curso de doutorado tem diversos marcos que precisam ser alcançados. Na Trinity, os marcos (milestones) são os seguintes:
- sanar as áreas de deficiência (o que pode implicar em cursar algumas disciplinas),
- comprovar proficiência em Grego, Hebraico, Francês e Alemão (cursos e provas),
- cursar em torno de 14 disciplinas com seus respectivos papers,
- passar nos 4 exames compreensivos,
- escrever projeto e passar no exame de qualificação (defesa da proposta de tese)e
- escrever e defender com sucesso a tese de doutorado.
Nesse último ano acadêmico e meio (Ago/2016 a Nov/2017) eu cursei a última disciplina que faltava (Literatura de Sabedoria no Antigo Testamento), fiz as quatro provas dos exames compreensivos e um artigo para completar as notas e escrevi e defendi com sucesso o meu projeto de tese. Em suma, eu alcancei o penúltimo marco do meu curso e agora “só” falta escrever a tese. Aleluia!
A disciplina de Literatura de Sabedoria foi cursada no segundo semestre de 2016 com o Prof. Dr. Erik Tully. O curso foi muito bom, abordando aspectos dos textos hebraicos de Jó, Provérbios e Eclesiastes. O meu paper foi sobre Pobreza em Provérbios e em Lucas.
A preparação para os Comprehensive Exams foi um dos momentos mais tensos e difíceis do curso. São 4 provas. Na primeira o aluno tem 3 horas para traduzir e explicar com profundidade 2 passagens do NT Grego sem o auxílio de nenhum material de apoio (dicionários, comentários, etc.). Nas provas 2 e 3, o aluno tem que responder questões relacionadas às discussões teológicas clássicas e recentes do Novo Testamento e relacionamentos com outras áreas do saber teológico. Na quarta prova, o aluno responde questões relacionadas à dissertação que pretende escrever. Esses exames são muitíssimo exigentes. No meu caso, tive que escrever um paper para completar a nota de uma das provas. O título do paper foi “The Word if the Work and Vice-Versa: Acts 13.26-41”. Eu fiz as quatro provas em uma mesma semana em Fevereiro/2017 e entreguei o paper no mês seguinte. Em Abril de 2017 tivemos o privilégio de passar um mês no Brasil, dando aula, revendo família e amigos e pregando.
Depois que eu passei nos exames compreensivos, eu pensei que o processo de ser aprovado no exame de qualificação seria mais fácil e rápido. Não aconteceu da maneira que eu esperava. O processo de encontrar um assunto específico o bastante e escrever de maneira que fosse satisfatória ao meu orientador, Dr. Joshua Jipp, foi extenuante. Defendi a minha proposta em 2/Outubro e fui aprovado com a exigência de fazer algumas revisões. O processo todo foi concluído hoje (30/Novembro/2017)!
Em meio a tudo isso, tive o prazer de ministrar algumas disciplinas à distância e uma presencial no CPAJ, ajudar os irmãos da Igreja Batista Brasileira em Chicago, escrever alguns posts para os meus blogs (Isso é Grego e Yvaga) e traduzir a volume de 1 Coríntios do Comentário Bíblico da Reforma para a Editora Cultura Cristã (em progresso). Em Julho/2018 devemos voltar ao Brasil e até lá o projeto, se Deus quiser, é escrever uns 3 capítulos da dissertação, além de continuar essas outras atividades e preparar a volta para o Brasil.
A certeza é de que tudo que foi feito só foi possível porque “Até aqui nos ajudou o Senhor” (Ebenézer, 1 Samuel 7.12)! A maneira que Deus ajuda, na maioria das vezes, é através de irmãos e eu tenho experimentado isso. Minha esposa, Juliana, tem sido uma grande benção, instrumento de Deus e fonte de alegria e apoio juntamente com meus pequenos (nem tão pequenos, mais). Meus pais me abençoam com encorajamento e orações. Instituições como a Igreja Presbiteriana do Brasil, o Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, Langham Partnership International, Scholar Leaders International e a Igreja Batista Brasileira de Chicago têm me abençoado com suporte financeiro e espiritual. Inúmeros irmãos, parentes, igrejas e amigos também têm ajudado com orações e palavras de incentivo. Em suma, a enorme gratidão a Deus por seu amor, suprimento e suporte se junta a uma gratidão a tantas pessoas e instituições que têm se colocado à disposição de Deus para abençoar a mim e minha família. Obrigado de coração e continuem orando por nós!
João, louvo a Deus por sua vida, família e ministério, bem como, por essa sua conquista acadêmica. Rogo ao Senhor para que Ele continue te capacitando pelo Espírito Santo nessa reta final de seus estudos. Um grande abraço meu irmão.
Maravihosa demais! E UM GRANDE PARABÈNS!!!!! São coisas impossíveis para a grade maioria da gente (99.9999% da população, até americano!); e por isso, ficamos admiradissimos e orgulhosos em fazer qualquer parte destas etápas progressivas até a vitória final. Realmente, demostra muita dedicação, capacidade extraordinária, e desempenho notório. Damos também glórias ao Senhor (se não em primeiro lugar) — que lhe capacitou, junto com tua esposa e família; alegria todos nós!!! Louvamos a Deus por sua vida; gratos por todo privilégio de fazer parte. Salmo 115:1
Prezado irmão, Rev João Paulo,
Louvo a Deus pela sua vida e por tudo o Ele tem feito por você. Abraços no Senhor.
João, louvo a Deus pela tua vida meu irmão e dileto amigo.
Parabéns por receber do SENHOR a direção e os louros de mais uma etapa da corrida.
A mim é um grande prazer conhece-lo e fazer parte da mesma corrida rumo a Nova Jerusalém mostrando a outros a direção certa a percorrer.
Neste instante minha garganta se aperta e meus olhos umidecem de alegria em ver a tua caminhada.
A quem muito é dado muito será cobrado. Fico ancioso por saber tudo que nossa igreja brasileira, e por que não dizer eu mesmo, iremos ainda aprender e receber de tuas mãos.
Deste teu amigo distante, irmão de sangue por parte de Cristo e conservo no SENHOR. everton de borba.