Uncategorized

Uma Palavra aos Jovens

 14 … Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.  17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1João 2.14-17)

Queridos jovens,

João, o apóstolo do amor, quando escreveu sua carta a dirigiu para toda a Igreja, e, entre os destinatários, destacou os jovens com os seguintes motivos: “eu vos escrevo porque sois fortes”, “eu vos escrevo porque a palavra permanece em vós”, “eu vos escrevo por que tendes vencido o Maligno”.

Vocês, jovens, são mais fortes que aqueles que são mais novos e mais fortes também do que aqueles que já começaram a sentir o peso da idade. Vocês têm uma capacidade especial, segundo o apóstolo João, de reter a Palavra pregada; tem mente para entender e memória para guardar. João disse também que escreveu para os jovens porque eles estavam vencendo o Maligno. Fortes com e pela palavra, os jovens da época de João estavam vencendo o Diabo e na nossa época não deveria ser diferente.

O que João escreveu no século primeiro, ainda deve ser verdade para os jovens de hoje. Será que não estamos envolvidos demais com o mundo? Presos demais em suas teias? Tomados demais pelos seus valores? Saiba, as coisas do mundo, como miragens, perdem seu sentido assim que são alcançadas. Portanto, tome cuidado com a sensualidade (que João, na carta, chama de concupiscência da carne), com o consumismo (concupiscência dos olhos), com o amor próprio exagerado e busca desenfreada por conhecimento (soberba da vida).

Sigamos aqueles que já trilharam o caminho à nossa frente e conhecem onde devemos pisar: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31.1). “Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.” (Pv. 11.28). “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv. 11.2)

Você, jovem, tem um grande potencial. Sei bem que a nossa época nos consome: estudo, trabalho, responsabilidades familiares… Segundo João, entretanto, mais do que outros você possui força suficiente para fazer essas coisas sem deixar as “coisas do Senhor” de lado. Lembre-se: “tudo o que há no mundo passa”, mas “o que faz a vontade do Senhor permanece eternamente”.

Assim, pastoralmente exorto: busque em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça, e as suas necessidades serão supridas por Deus. Una-se a outros jovens cristãos focando o objetivo de trabalhar pelo reino. Envolva-se com projetos e realizações cristãos; reúna-se com outros cristãos para o estudo da Bíblia, para ver um filme ou comer juntos; usufrua a comunhão em Cristo, evangelize, lembre–se do seu Criador nos dias de sua mocidade. Você não tem desculpas! Lembre-se das palavras de João: “Eu vos escrevi porque sois fortes

Pastor João Paulo Thomaz de Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *