Vida prática

Carta a um casal cristão à beira do divórcio

Queridos Otávio e Valéria,

Vocês são muito queridos e eu sofro muito com o fato de vocês estarem passando por momentos muito difíceis no casamento de vocês já há tanto tempo. Entristece-me o fato de que vocês são dois cristãos sérios, que realmente amam o Senhor, mas não estão conseguindo se entender. Escrevo essas palavras a seguir para que vocês as leiam em oração diante de Deus e em algum momento quero conversar pessoalmente com vocês. Falo a partir do meu coração, com amor pastoral e a partir daquilo que creio ser a vontade e a perspectiva de Deus para a vida de vocês.

VOCÊS FIZERAM UM COMPROMISSO DIANTE DE DEUS: quando vocês se casaram, vocês fizeram um compromisso de amor diante de Deus. Vocês prometeram e votaram diante de Deus e de testemunhas que amariam um ao outro em todas as situações. Vocês estabeleceram uma aliança a três, aliança essa que só pode ser desfeita pela morte. Como vocês sabem, Deus odeia o divórcio (Malaquias 2.16) e vocês nunca poderão viver tranquilos diante de Deus se vocês desfizerem a aliança que têm com Ele. Deus não deseja o divórcio de vocês e Ele chama vocês dois a reconsiderarem os pensamentos que têm tido nesse sentido.

A VIDA CRISTÃ NO MUNDO CAÍDO INCLUI SOFRIMENTO: Não há como fugir do sofrimento. Somos pecadores convertidos vivendo com pecadores convertidos em um mundo amaldiçoado por Deus. Todos nós somos muito imperfeitos como cônjuges. Os nossos pecados somados aos pecados do nosso cônjuge podem transformar a nossa vida a dois em um inferno. Isso acontece quando começamos a focar demais nos pecados do outro e vez de olharmos para os nossos próprios e quando nos tornamos indispostos a perdoar. Falta de perdão é pecado (Efésios 4.32). A tragédia acontece quando começamos a achar que somos razoavelmente bons e o outro é ruim demais. De fora, eu vejo vocês dois fazendo isso. Já ouvi vocês dois falando coisas muito egoístas. Já vi vocês dois se agarrando ao próprio conforto e direitos e não dispostos a abrir mão pelo outro. Quem uniu vocês foi Deus, será que Ele errou ao escolher alguém tão ruim para vocês, ou será que cada um de vocês não tem deixado Deus agir em sua própria vida? Deus os chama a servir com a própria vida, especialmente nós, maridos. Temos que estar dispostos a morrer. Viver o evangelho é morrer a cada dia para nós mesmos e isso começa em casa! É claro que haverá sofrimento: morrer é difícil, mas isso é ser mais parecido com o Jesus que nos falou: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).

DEUS TEM PODER PARA FAZER O IMPOSSÍVEL: A Bíblia está repleta de histórias maravilhosas. Criação do mundo a partir do nada, abertura do mar vermelho, água de pedra, pão do céu, encarnação de Deus, ressurreição de Cristo, salvação de seres humanos pecadores pela fé. Deus tem poder para fazer o impossível e Ele pode restaurar o casamento de vocês. Assim como os israelitas tiveram que colocar o pé na água antes do mar de abrir, sair toda manhã para pegar o maná, rodear a muralha sete vezes antes do muro de Jericó cair, vocês também são chamados para fazer a parte de vocês e ver o que Deus pode fazer para restaurar o amor e o relacionamento. Não estou dizendo apenas que vocês devem continuar vivendo juntos na mesma casa, estou dizendo que ambos têm que começar a ter atitudes de amor (autonegação em prol do outro), mesmo sem amor, para ver Deus restaurando o amor. Aprendam a sair perdendo e contem com Deus para recompensá-los.

Vocês ainda podem usufruir de um casamento muito bom, apesar de, como eu, serem os dois muito ruins: a graça transforma! Não façam o que Deus odeia, não se divorciem! Deus pode fazer o impossível. Creiam nele e ajam de acordo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte“. (Jeremias 29.13-14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *