Vida prática

Leitura da Bíblia em um ano é possível! Benefícios e dicas da leitura devocional da Bíblia.

Na última sexta-feira tive o privilégio de concluir a leitura da Bíblia em um ano oferecida no Software Bíblico Logos, o programa 365 dias Conectando os Testamentos, é um programa de leitura desenvolvido John D. Barth e Rebecca van Noord no qual lemos uma porção do Antigo Testamento, uma dos livros poéticos e uma do Novo Testamento. Com vergonha, tenho que assumir que essa foi a segunda vez que consegui ler a Bíblia toda em um ano em minhas devocionais (já comecei várias vezes e não consegui terminar, outras vezes lia sem um plano organizado). Assim, nesse e nos próximos posts quero falar um pouco sobre os benefícios da leitura bíblica anual.

image

1) Ler a Bíblia somente para te um momento a sós com Deus é diferente de lê-la para pregar, ler para fazer trabalho acadêmico, ler para ensinar, ler em família ou em grupo ou ler na igreja. Eu não sei qual é a tua experiência, mas todas as vezes que tentei usar meu momento de leitura bíblica para produzir algo para outros, eu me dei mal. Era como se eu estivesse lendo por obrigação e fosse mais difícil ouvir a voz de Deus durante a leitura. Assim, se você quer ter bons momentos a sós com Deus, é necessário que você separe um tempo para ler a Bíblia só pra você mesmo. Você precisa ouvir a Deus e é fundamental que você se coloque diante da Palavra dele a fim de ouvi-lo.

2) Ler a Bíblia não pode ficar atrás de seu compromisso com outras leituras. Como se diz, vivemos na era da informação. Livros de teologia, livros devocionais, devocionários como o Cada Dia é o Pão Quente Diário, blogs, Facebook e tantas outras leituras tem variados graus de importância e utilidade e todos podem ter o seu lugar em nossa divisão de tarefas semanal. No entanto, a Palavra de Deus, a Bíblia, tem que ser a tua leitura mais importante. Você precisa separar um tempo para ela, mesmo quando as tarefas diárias parecem exigir que o dia tivesse mais horas do que tem. Lembre-se, nós sempre encontramos tempo para aquilo que é muito importante ou para emergências. A Bíblia é seu alimento mais importante.

3) Embora o objetivo não seja esse, quando lemos a Bíblia toda, tentando separar um tempo com qualidade para isso, saltam aos olhos textos que aparentemente nunca vimos, insights interessantíssimos, ideias para sermões, estudos bíblicos e culto familiar. No próximo post vou comentar sobre algumas dessas ideias que surgiram na minha leitura de 2014.

4) Um efeito muito legal de desenvolver o hábito de ler a Bíblia devocionalmente é que você começa a conhecer cada autor bíblico, seu vocabulário, ênfases, jeito. Você fica cada vez mais consciente da grande história de Deus narrada na Bíblia e começa a notar diversos padrões que se repetem nas Escrituras. Em suma, a melhor maneira de desenvolver uma Teologia Bíblica consistente é ler a Bíblia. Essa é uma das grandes diferenças entre teólogos e cristãos de antigamente (muitos dos quais memorizavam a Bíblia toda) e teólogos e cristãos de nossa época (muitos dos quais são bastante ignorantes com relação às Escrituras).

5) Algumas dicas muito práticas para conseguir ler a Bíblia em um ano: (a) qualquer que seja o sistema de leitura da Bíblia que você adote, tente estar sempre à frente do plano. Em suma, se você tem que ler 5 capítulos por dia, de vez enquanto leia 7 ou 10. Faça isso sempre que possível, pois nos dias que você não conseguir ler ou ler menos, você não vai ficar para trás e se perder em seu planejamento, nem desanimar. (b) Não transforme sua leitura bíblica em uma obrigação legalista. Curta, aproveite, delicie-se, desafie-se, procure conhecer melhor a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo por meio de Sua Palavra. (c) Não se obrigue a ler a Bíblia toda em um ano! O importante é ler a Bíblia com qualidade todos os dias (o máximo que você conseguir), independente da quantidade de texto. (d) Saiba que haverá dias e épocas em que você não vai ouvir a voz de Deus ao ler a Bíblia! Isso acontece não porque a Bíblia (ou aquele trecho) não seja Palavra de Deus, mas porque o seu coração não está no “modo” de ouvir Deus. Quando isso acontecer lute em oração e mesmo se essa situação persistir, continue lendo. Se necessário mude o texto, a hora do dia, a rotina de vida. Se nada ajudar, procure um cristão maduro (pastor, conselheiro, irmãos mais experientes) que possa te ajudar a passar por esse momento. (e) Além de ouvirmos a Deus em sua Palavra, ele nos dá o privilégio de falarmos com ele em oração. Usufrua esses dois meios de graça. Use-os todos os dias. É impossível ser amigo de Deus sem conversar com Ele o máximo possível, ouvindo-o e falando. Em suma, leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.

 

Publicado originalmente em https://portugues.logos.com, em 10/12/2014

One thought on “Leitura da Bíblia em um ano é possível! Benefícios e dicas da leitura devocional da Bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *