Vida prática

A dura vida de uma esposa de pastor

img_1550Sou casado com uma esposa de pastor e filho de uma esposa de pastor. Ambas são uma benção e tanto eu quanto meu pai afirmamos que nossas esposas têm uma importância fundamental em tudo o que conseguimos fazer de bom no serviço a Deus. Infelizmente, no entanto, poucas vezes as esposas de pastor são reconhecidas por sua importância fundamental e tratadas com o carinho que merecem.

Se são mais quietas, são criticadas por não apoiarem devidamente o ministério de seus maridos; se são mais ativas, são acusadas de quererem aparecer demais e tomar posições que não lhes pertencem; se falam demais são tidas por fofoqueiras; se não falam muito, são vistas como pessas desprovidas de dons; se defendem seus maridos são briguentas; se sofrem quietas, são antipáticas e amargas; se ficam chateadas com a falta de tempo e atenção de seus esposos são ciumentas; se não ligam muito não amam devidamente o seu esposo. Quando o pastor falha elas ouvem as críticas, quando o pastor acerta elas são ignoradas; quando os filhos erram elas são responsáveis; quando acertam, o pastor é quem leva a fama. O pastor recebe os elogios, elas ficam com as críticas e olhares atravessados. A vida da esposa de pastor é complicada!

Conheço igrejas que tem críticas duras a fazer a todas as esposas de pastor que passaram por lá! Não é impressionante e estranho que 100% das esposas sejam mal faladas em algumas igrejas? Como muitos cristãos tendem a ver o pastor de forma exagerada, como alguém muito espiritual, quase perfeito, veem a esposa dele como tendo o privilégio de ser casada com um santo e alguns a punem por isso, especialmente mulheres, seja por inveja, ciúmes, disputa ou frustração com a própria vida e casamento. É evidente que nem todos são assim. Há irmãs e irmãos amáveis que apoiam a família do pastor e são um lenitivo!

É claro também que as esposas de pastor também pecam, mas todo pastor com um ministério frutífero tem uma esposa ao seu lado que é responsável por uma grandiosa parte de seus resultados ministeriais e alguém que abriu e abre mão de muito por causa do reino. A igreja (e nós, pastores) deve lembrar que o pastor também é chamado para amar a sua esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5.25). As igrejas devem entender que uma das melhores maneiras de cuidar bem do seu pastor, o que é um dever bíblico, é cuidando muito bem da esposa e dos filhos dele, que são as primeiras ovelhas do pastor. Elogios, palavras edificantes, reconhecimento do esforço, dons e importância ministerial são alguns meios singelos através dos quais a igreja pode cuidar da esposa do pastor e, consequentemente, do próprio pastor. O resultado disso é bênção para a própria igreja e a glória de Deus.

Louvo a Deus pela vida e abnegação da minha mãe, Leda, e da minha paixão, Juliana, pois elas têm sido o meio principal pelo qual a graça de Deus fortalece, usa e gera frutos nas vidas e ministérios do meu pai e meu.

Igrejas, cuidem das esposas de pastor.

One thought on “A dura vida de uma esposa de pastor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *