Escritura

Ídolos no coração e o aprofundamento do engodo na igreja contemporânea: o processo divino de purificação da igreja (Ezequiel 14.1-11)

.

Existem diversas pseudoigrejas ao redor do mundo, cujo objetivo maior é extorquir pessoas. Em cada reunião somas escandalosas de dinheiro são surrupiadas do povo por meio de técnicas de retórica e incontáveis torções de textos bíblicos. Enquanto isso, líderes pseudoevangélicos enriquecem de forma escandalosa e imoral ao mesmo tempo que, em nome de Deus, adoram o seu próprio ventre. Paulo assim comentou a respeito de falsos mestres que fazem isso: “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas“. Pedro é ainda mais contundente:

1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; 3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. (2 Pedro 2.1-3)
.
Mas e as pessoas que buscam essas igrejas? Incontáveis homens e mulheres de todos os níveis culturais e sociais, o que dizer deles? Pessoalmente acredito que há entre esses os sinceramente enganados e aqueles que são cristãos de verdade, mas ainda não encontraram um caminho melhor. Muitos, por outros lado, são tão idólatras quando os lobos que os lideram. Ezequiel 14 nos ajuda a entender essa situação e nos convoca a fazer uma avaliação do nosso próprio coração.

Contexto

O profeta Ezequiel foi enviado para o exílio por volta de 597 a.C. e cinco anos mais tarde foi chamado por Deus para ser profeta aos judeus exilados. Embora o exílio já tivesse começado, com a deportação de várias pessoas, mas Jerusalém ainda não havia sido conquistada pelos babilônicos. O povo que vivia na cidade de Jerusalém continuava vivendo em sincretismo religioso: adorando Yahweh e adorando também os deuses cananitas e até mesmo os deuses babilônicos.

É nesse contexto que Ezequiel profetiza tanto para os judeus que já estão no exílio, quanto para aqueles que ainda estão em Jerusalém. Nosso texto se encontra no meio de uma seção do livro que contém profecias de julgamento contra Judá e Jerusalém (12-19).

1 – Quais são os teus Ídolos do coração?

1 Então vieram a mim uns homens idosos de Israel e assentaram-se diante de mim 2 Veio a palavra de Yahweh a mim dizendo: 3 Filho do homem, os homens amaldiçoados levantaram seus ídolos no coração e obstáculos ímpios puseram diante de seu rosto. Acaso permitirei que me consultem? (Ezequiel 14.1-3)

Os homens de Israel,  o povo de Deus, estava pecando contra o Senhor. Não o estavam trocando por outros deuses, mas não o achavam suficiente, não achavam que ele sozinho pudesse trazer-lhes o que queriam e praticavam sincretismo religioso. A Bíblia de Jerusalém expõe o problema deles da seguinte forma: “estes homens deram um lugar de honra no seu coração aos seus ídolos imundos”.

O processo idólatras acontecia da seguinte forma: primeiro eles passavam a crer no poder de outros ídolos em seu coração e, então, passavam a adorar as suas imagens. A idolatria sempre começa no coração.

 1.1 – A questão da idolatria é uma questão interna e em nossa época isto é mais evidente do que no passado.

David Powlison nos ajuda a entender essa questão da idolatria e fazer uma autoanálise com as seguintes perguntas: “Alguém ou alguma coisa que não Jesus tem controlado a confiança do nosso coração, como objeto de preocupação, lealdade, serviço ou prazer? Quem ou o que regula o meu comportamento, o Senhor ou um substituto?”[1]

Quais são as tuas motivações para agir como você age? Quais são as suas crenças mais fundamentais do tipo: “se… então…?”

  • Se eu tiver status então serei querido pelas pessoas
  • Se fugir a todo custo da dor então terei uma vida feliz
  • Se me proporcionar prazer então serei feliz
  • Se agir como todos agem então serei aceito no grupo
  • Se eu conseguir sucesso profissional então serei completo
  • Se der tudo a minha família/filhos então terei obtido sucesso
  • Se eu for amado pelas pessoas então serei feliz
  • Se eu tiver saúde/dinheiro então terei uma vida boa
  • Se eu conseguir uma promoção então serei louvado pelas pessoas

Em alguma medida você e eu somos idólatras e precisamos clamar a Deus por livramento dos ídolos do nosso coração e trabalhar para isso. Os ídolos escravizam nossas motivações, determinam nosso comportamento, definem os nossos sonhos e aquilo que damos aos nossos filhos. Responsa sinceramente: O que você mais quer dar para o teu filho na vida? Status, conhecimento, dinheiro, amizades ou … Jesus Cristo)? As suas atitudes práticas revelam o que a esse respeito.

 

2 – Cuidado com as supostas respostas de Deus

4 Portanto, diga-lhes, tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Yahweh qualquer homem da casa de Israel que levantar seus ídolos no seu coração e um obstáculo de impiedade puser diante de seu rosto e vier ao profeta Eu mesmo, Yahweh, causarei resposta para ele de acordo com seus muitos ídolos 5 a fim de capturar a casa de Israel pelo coração que me trocou por todos os seus ídolos7 Se qualquer homem da casa de Israel e estrangeiro que reside em Israel esquecer de mim e levantar seus ídolos no seu coração e obstáculo iníquo puser diante de seu rosto e vier a um profeta para me consultar sobre si, eu mesmo, Yahweh, lhe responderei 8 e darei meu rosto contra esse homem e farei dele um sinal e um provérbio e o cortarei do meio do meu povo e vocês saberão que eu sou Yahweh. (tradução literal do autor)

 

É evidente que Deus não se agrada quando pessoas que se dizem seu povo, que frequentam a sua casa, que pedem bênçãos a ele em oração, O troquem por ídolos. Deus trata isto como traição e promete punir tais pessoas se não se arrependerem:

Qual é o tipo de punição? A armadilha de Deus para cuidar dos idólatras que não se voltam para ele é responder-lhes de acordo com os ídolos do seu coração! A Bíblia por vezes mostra esse tipo de realidade, quando Deus se cansa de alguém e passa a enviar palavras de acordo com o que a pessoa quer ouvir em seu pecado, e não de acordo com a verdade (2 Crônicas 18.19-22)!

Quando amantes do dinheiro fingem que buscam a Deus, mas na verdade só estão interessados no deus dinheiro (Mamom), Deus levanta falsos profetas que preguem teologia da prosperidade. No final, todos serão punidos.

Qual era o objetivo de Deus ao responder aos idólatras de acordo com os ídolos dos seus corações?

1º – Capturar Israel pelo coração

4 Eu mesmo,Yahweh, causarei resposta para ele de acordo com seus muitos ídolos 5 a fim de capturar a casa de Israel pelo coração que me trocou por todos os seus ídolos

Deus promete atuar através do profeta para que este engane o povo com o objetivo de revelar os ídolos do coração de Israel. É como uma armadilha que revelaria a todos: pecadores e demais, quais eram as verdadeiras intenções do coração daquele povo, sua idolatria e falsa religiosidade para com Yahweh.

2º – Purificar o povo dos idólatras

vier a um profeta para me consultar sobre si, eu mesmo, Yahweh, lhe responderei 8 e darei meu rosto contra esse homem e farei dele um sinal e um provérbio e o cortarei do meio do meu povo e vocês saberão que eu sou Yahweh.

Deus promete também, que esta armadilha – o próprio Deus responder de acordo com os ídolos do coração – seria um método de purificação de seu povo, pois revelaria quem eram os idólatras e Deus traria a estes com rigor: virando seu rosto contra estes homens, transformando-os em sinais para todo o povo e cortando-os do meio de seu povo.

 

Retrato do cristianismo contemporâneo

 

Não é este um retrato perfeito do cristianismo de nossa época, especialmente o televisivo? Várias igrejas estão cheias de pessoas que querem um culto que as agrade, promessas de riquezas, saúde e bons relacionamentos. Pregadores do rádio e da TV param de pregar no meio da mensagem para poder vender o DVD? Cada um busca os seus próprios interesses, transformando Deus no gênio da lâmpada que vai cumprir seus desejos e poucos se preocupam com adorar aquele que é o rei do universo. Tudo à nossa volta nos leva a querer prazer nas coisas e não em Deus e muitos estão caindo em terrível idolatria enquanto ainda pensam ter relacionamento com Deus. Deus tem respondido muitas pessoas de acordo com os ídolos de seus próprios corações.

 

3 – Arrependa-se

Para aquelas pessoas da nação de Israel que reconhecessem ser esse um retrato fiel de suas vidas, Deus faz um convite: 

6 Por isso, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Volta! Volta dos seus ídolos. E de todas as coisas abomináveis volta o vosso rosto.

Três vezes neste versículo é usada uma palavra hebraica que significa voltar, tornar, arrepender. Volta! Vire as costas para os ídolos do coração. Vire a cara contra os ídolos da riqueza, esporte, influência, relacionamentos, prazer, esportes.Coloque seus sonhos, seus objetivos de vida aos pés do Senhor e veja se eles são motivados por Deus ou por ídolos. E então, faça uma verdadeira conversão, deixando os ídolos do coração, os ídolos de pedra e voltando para Deus.

4 – Alerta aos profetas

9 e se um profeta for seduzido e falar palavra, eu mesmo, Yahweh seduzirei tal profeta e estenderei a minha mão contra ele e o exterminarei do meio do meu povo Israel 10 Levarão a iniquidade, como iniquidade do consulente, iniquidade do profeta será.

A Bíblia é muito clara quando mostra que a soberania de Deus não anula a responsabilidade do homem. O que este verso ensina é que aqueles profetas que se deixassem seduzir e falassem palavras mentirosas ao povo; aqueles falsos profetas que fossem usados como instrumentos de Deus para responder ao povo de acordo com os ídolos de seu coração; estes tais profetas sofreriam a mesma condenação daqueles idólatras do meio do povo: seria exterminados de Israel.
Eles seriam instrumentos de Deus para a punição de outros, mas por se deixarem usar desta forma, por dizerem ao povo inverdades sobre Yahweh, o próprio Deus, pesaria sua mão contra eles.
Portanto, não nos assustemos quando ouvirmos falar de grandes líderes espirituais modernos que caíram em alguma espécie de pecado não arrependido e esquecimento. Provavelmente é Deus que está atuando e tirando tal profeta de cena. E com que objetivo tudo isso aconteceria?

 5 – Qual é o objetivo de Deus em tudo isso?

11 Para que não se desvie novamente a casa de Israel de diante de mim e não peque novamente segundo todas suas rebeliões E eles serão para mim povo e eu serei para eles Deus. Pronunciamento de Yahweh.

Tudo isso tinha como grande objetivo purificar a nação de Israel, a igreja de Deus do AT, e transformá-los novamente em um povo santo a agradável a Deus. Ao final de uma mensagem tão impactante, Deus coloca a sua assinatura assegurando tudo que acabara de dizer: Pronunciamento de Yahweh.

 

Conclusão

Deus é o Senhor do céu e da terra. Assim como ele endureceu o coração de Faraó e o castigou por ter endurecido o próprio coração, Deus por vezes deixa que os idólatras trilhem o caminho de sua própria idolatria e até certo ponto tudo dê certo. Deus até mesmo levanta pregadores da teologia da prosperidade para desnudar diante do povo os seus ídolos asquerosos.

A motivação principal de Deus, no entanto, não é a punição, mas a restauração. Deus faz isso para que nós vejamos a nossa feiura no espelho da Palavra e, arrependidos, abandonamos os nossos ídolos e recorramos diariamente ao Senhor do universo. Dele vem a nossa força, dele vem a graça que perdoa, restaura, refaz e usa. Ele quer nos restaurar e abençoar, mas, antes, precisamos lutar contra os nossos ídolos, a cada dia, para que Ele e somente Ele, cada vez mais, seja o único Senhor do nosso coração.

 

Tradução Literal de Ezequiel 14.1-11

(as traduções aqui apresentadas são apenas para estudo pessoal e não devem ser consideradas versões editadas e revisadas)

14 1 וַיָּב֤וֹא אֵלַי֙ אֲנָשִׁ֔ים מִזִּקְנֵ֖י יִשְׂרָאֵ֑ל וַיֵּשְׁב֖וּ לְפָנָֽי׃

Então vieram a mim uns homens idosos de Israel e assentaram-se diante de mim

2      וַיְהִ֥י דְבַר־יְהוָ֖ה אֵלַ֥י לֵאמֹֽר׃

Veio a palavra de Yahweh a mim dizendo:

3      בֶּן־אָדָ֗ם הָאֲנָשִׁ֤ים הָאֵ֨לֶּה֙ הֶעֱל֤וּ גִלּֽוּלֵיהֶם֙ עַל־לִבָּ֔ם וּמִכְשׁ֣וֹל עֲוֹנָ֔ם נָתְנ֖וּ נֹ֣כַח פְּנֵיהֶ֑ם הַאִדָּרֹ֥שׁ אִדָּרֵ֖שׁ לָהֶֽם׃  ס

Filho do homem, os homens amaldiçoados levantaram[1] seus ídolos no coração[2] e obstáculos ímpios puseram diante de seu rosto. Acaso permitirei[3] que me consultem?

4      לָכֵ֣ן דַּבֵּר־א֠וֹתָם וְאָמַרְתָּ֨ אֲלֵיהֶ֜ם כֹּה־אָמַ֣ר׀ אֲדֹנָ֣י יְהוִ֗ה אִ֣ישׁ אִ֣ישׁ מִבֵּ֣ית יִשְׂרָאֵ֡ל אֲשֶׁר֩ יַעֲלֶ֨ה אֶת־גִּלּוּלָ֜יו אֶל־לִבֹּ֗ו וּמִכְשׁ֤וֹל עֲוֹנוֹ֙ יָשִׂים֙ נֹ֣כַח פָּנָ֔יו וּבָ֖א אֶל־הַנָּבִ֑יא אֲנִ֣י יְהוָ֗ה נַעֲנֵ֧יתִי לוֹ֦ בָהּ בְּרֹ֥ב גִּלּוּלָֽיו׃

Portanto, diga-lhes, tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Yahweh

qualquer homem da casa de Israel que levantar seus ídolos no seu coração

e um obstáculo de impiedade puser diante de seu rosto e vier ao profeta

Eu mesmo,Yahweh, causarei resposta[4] para ele de acordo com seus muitos ídolos

5      לְמַ֛עַן תְּפֹ֥שׂ אֶת־בֵּֽית־יִשְׂרָאֵ֖ל בְּלִבָּ֑ם אֲשֶׁ֤ר נָזֹ֨רוּ֙ מֵֽעָלַ֔י בְּגִלּֽוּלֵיהֶ֖ם כֻּלָּֽם׃  ס

a fim de capturar a casa de Israel pelo coração que me trocou por todos os seus ídolos

6      לָכֵ֞ן אֱמֹ֣ר׀ אֶל־בֵּ֣ית יִשְׂרָאֵ֗ל כֹּ֤ה אָמַר֙ אֲדֹנָ֣י יְהוִ֔ה שׁ֣וּבוּ וְהָשִׁ֔יבוּ מֵעַ֖ל גִּלּֽוּלֵיכֶ֑ם וּמֵעַ֥ל כָּל־תּוֹעֲבֹתֵיכֶ֖ם הָשִׁ֥יבוּ פְנֵיכֶֽם׃

Por isso, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Yahweh: Volta! Volta dos seus ídolos. E de todas as coisas abomináveis volta o vosso rosto.

7      כִּי֩ אִ֨ישׁ אִ֜ישׁ מִבֵּ֣ית יִשְׂרָאֵ֗ל וּמֵהַגֵּר֮ אֲשֶׁר־יָג֣וּר בְּיִשְׂרָאֵל֒ וְיִנָּזֵ֣ר מֵֽאַחֲרַ֗י וְיַ֤עַל גִּלּוּלָיו֙ אֶל־לִבֹּ֔ו וּמִכְשׁ֣וֹל עֲוֹנֹ֔ו יָשִׂ֖ים נֹ֣כַח פָּנָ֑יו וּבָ֤א אֶל־הַנָּבִיא֙ לִדְרָשׁ־לוֹ֣ בִ֔י אֲנִ֣י יְהוָ֔ה נַֽעֲנֶה־לּוֹ֖ בִּֽי׃

Se qualquer homem da casa de Israel e estrangeiro que reside em Israel esquecer de mim

e levantar seus ídolos no seu coração e obstáculo iníquo puser diante de seu rosto

e vier a um profeta para me consultar sobre si, eu mesmo, Yahweh, lhe responderei

8      וְנָתַתִּ֨י פָנַ֜י בָּאִ֣ישׁ הַה֗וּא וַהֲשִֽׂמֹתִ֨יהוּ֙ לְא֣וֹת וְלִמְשָׁלִ֔ים וְהִכְרַתִּ֖יו מִתּ֣וֹךְ עַמִּ֑י וִֽידַעְתֶּ֖ם כִּֽי־אֲנִ֥י יְהוָֽה׃  ס

e darei meu rosto contra esse homem e fartei dele um sinal e um provérbio

e o cortarei do meio do meu povo e vocês saberão que eu sou Yahweh.

9      וְהַנָּבִ֤יא כִֽי־יְפֻתֶּה֙ וְדִבֶּ֣ר דָּבָ֔ר אֲנִ֤י יְהוָה֙ פִּתֵּ֔יתִי אֵ֖ת הַנָּבִ֣יא הַה֑וּא וְנָטִ֤יתִי אֶת־יָדִי֙ עָלָ֔יו וְהִ֨שְׁמַדְתִּ֔יו מִתּ֖וֹךְ עַמִּ֥י יִשְׂרָאֵֽל׃

e se um profeta for seduzido[5] e falar[6] palavra, eu mesmo, Yahweh seduzirei[7] tal profeta

e estenderei a minha mão contra ele e o exterminarei do meio do meu povo Israel

10    וְנָשְׂא֖וּ עֲוֹנָ֑ם כַּֽעֲוֹן֙ הַדֹּרֵ֔שׁ כַּעֲוֹ֥ן הַנָּבִ֖יא יִֽהְיֶֽה׃

Levarão a iniquidade, como iniquidade do consulente, iniquidade do profeta será

11    לְ֠מַעַן לֹֽא־יִתְע֨וּ ע֤וֹד בֵּֽית־יִשְׂרָאֵל֙ מֵאַֽחֲרַ֔י וְלֹֽא־יִטַּמְּא֥וּ ע֖וֹד בְּכָל־פִּשְׁעֵיהֶ֑ם וְהָ֥יוּ לִ֣י לְעָ֗ם וַֽאֲנִי֙ אֶהְיֶ֤ה לָהֶם֙ לֵֽאלֹהִ֔ים נְאֻ֖ם אֲדֹנָ֥י יְהוִֽה׃  פ

Para que não se desvie novamente a casa de Israel de diante de mim e não peque novamente segundo todas suas rebeliões

E eles serão para mim povo e eu serei para eles Deus. Pronunciamento de Yaweh.

[1] Ídolos do coração, feira das vaidades, Refúgio, p. 23

[1] Hifil perfeito

[2] BJ: estes homens deram um lugar de honra no seu coração aos seus ídolos imundos

[3] Nifal infinitivo absoluto

[4] Nifal perfeito

[5] Polal Imperfeito

[6] Piel Perfeito

[7] Piel Perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *