Uncategorized

Bravo, nervoso, agitado, aflito, desassossegado, feroz, malcriado, intratável, desagradável, violento, furioso, impulsivo ou MANSO?

ImageÉ difícil morar em uma cidade como São Paulo e não ficar nervoso! O trânsito, a falta de educação, a bagunça arquitetônica, a sujeira, o descaso político, as injustiças sociais e tantas outras coisas são motivos de sobra para nos deixar com os nervos à flor da pele. Some-se a isso problemas no trabalho e em casa e encontraremos motivos para vivermos a ponto de estourar.

 

O problema é que o Deus que nos fez ordena que uma das nossas características deve ser a mansidão. Jesus, falando com aqueles que se sentem cansados e sobrecarregados, em vez de dizer que compreendia seus arroubos de ira, disse-lhes: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.29). A mansidão também aparece como parte do fruto do Espírito que os verdadeiros cristãos devem ter (Gl 5.22-23), juntamente com características complementares como paz, paciência, bondade e domínio próprio. Outra ordem à mansidão encontra-se em Efésios: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor…” (Ef 4.1-2). Além desses, diversos outros textos contêm a mesma ordem: buscai a mansidão (Sf 2.3); revesti-vos de mansidão (Cl 3.12); segue a mansidão (1Tm 6.6) entre outros (Tg 1.21, 3.13; 1Pe 3.16). Pedro dá instrução especial às mulheres quanto à mansidão (1Pe 3.3-4). Em suma, Jesus era manso (2Co 10.1) e nós somos chamados a ser como ele.

 

Um dos medos que temos é que se formos mansos, as pessoas abusarão da nossa boa vontade, sairemos em desvantagem e seremos tolos. Nisto também precisamos de fé para crer na palavra de Deus em vez de crermos no senso comum (palavras de ídolos). Quais são as promessas que Deus faz aos mansos? A mais conhecida está em Mt 5.5: os mansos são bem aventurados porque herdarão a terra. Esta promessa é baseada no Sl 37.11, que acrescenta que os mansos se deleitarão na abundância de paz. O Salmo 25.9 afirma que Deus ensina aos mansos o seu caminho. Isaías 11.4 afirma que os mansos receberão justiça e o versículo 29.19 afirma que eles terão alegria sobre alegria (29.19). Assim, Deus nos apresenta diversos motivos para sermos mais calmos, serenos e tranquilos. Sofonias diz que os mansos conseguirão se esconder no dia da ira do Senhor (2.3) e Mt 11.29 afirma que aqueles que aprenderem a mansidão com Jesus encontrarão descanso para a alma. Lembre-se: Moisés era um homem extremamente manso (Nm 12.3) e no dia em que perdeu a mansidão deixou de entrar na terra prometida (Nm 20.7-13). Por outro lado, o fato de que Jesus se irou no templo, mostra que a ira ligada ao zelo pelas coisas de Deus é santa (Mt 21.12-13, cf. tb. 1Co 4.21; 2Tm 2.25). Também, o fato de que Jesus, Moisés e Paulo são ligados à mansidão demonstra que essa característica não é sinônimo de personalidade fraca e falta de liderança.

 

Assim, em vez de se deixar levar pela loucura da cidade e pelas situações adversas, aprenda a se aquietar em Deus (Sl 130). Peça perdão a Deus pelas vezes em que você deixou a mansidão de lado de forma incorreta. Viva uma vida de oração e leitura da Bíblia. Encha-se do Espírito e peça a graça de Deus de maneira mais abundante sobre você, a fim de que você consiga vencer a tentação do nervosismo e das explosões de raiva. “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Cl 3.12)

 

Veja este vídeo do sr. Walker, o motorista: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0. Vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *