Escritura

​ Ana orou

(Leia a história e a oração completas em 1 Samuel 1-2)

(Leia a meditação anterior baseada em 1 Samuel 1.1-18: Ana Sorriu)

 

O pequeno Samuel já tinha três anos. Era um menino alegre, bagunceiro e apegado à mãe como todos os meninos de três anos. Ele ainda falava com vários erros, o que o tornava ainda mais fofo. Desde muito cedo a mamãe Ana lhe falava acerca do grande amor de Deus por Samuel e do fato de que ele iria morar com o sacerdote na casa de Deus, pois ele era muito amado pelo Senhor.

Assim aconteceu. Segundo o costume da época, Samuel mamou no peito até os três anos. Mamae explicou a Samuel que ele não mais mamaria no peito, pois já estava grandinho e que havia chegado a hora de ir morar na casa de Deus. O menino estava ansioso e com medo de ficar longe da mamãe Ana e do papai Elcana, mas ambos o asseguraram de que iriam visitá-lo sempre que possível e que o sacerdote Eli e, principalmente, o próprio Deus cuidariam muito bem dele.

Ana também sentia um misto de emoções. Ela iria deixar o seu menino. Ela se lembrava da história de Abraão que quase sacrificou Isaque e dos milhares de primogênitos que haviam sido preservados da morte no Egito. Ana descansava em Deus. Deus havia sido tão fiel e amoroso e agora era a sua hora de demonstrar o seu amor maior pelo Senhor, cumprindo o seu voto.

Ela havia escrito uma oração especial para a ocasião de entrega do pequeno Samuel e pediu ao sacerdote que lhe desse a oportunidade de ler a oração. Com a permissão de Eli e diante de todos, Ana orou:

Eu estou alegre porque o Senhor me exaltou e me vindicou. Tu és incomparável e fiel. Os arrogantes e aqueles que se acham autosuficientes serão humilhados pelo Senhor. Ainda que se exaltem serão pisados, enquanto os humildes serão tratados com amor paternal. Obrigada, Senhor!

 

Para pensar:

  • Quais respostas afirmativas de oração você já recebeu?
  • O que você fez depois?
  • Qual foi a coisa mais difícil que você já fez por Deus?
  • Como ficou o teu coração depois dessa experiência?
  • Você já entregou os teus filhos ao Senhor?
  • A oração de Ana apresenta uma série de reversões de condição. Em que situação você se descreve atualmente: pobre ou rico; dependente ou autosuficiente?

 

Estrutura de 1 Samuel 1 e 2

Uma mulher atribulada de Espírito derramando a alma perante o Senhor (1Sm 1.1-16)
Uma mulher lembrada pelo Senhor (1Sm 1.17-20)
Uma mulher de palavra (1Sm 1.21-28)
Uma mulher de oração (1Sm 2.1-10)
  • Expressão de alegria (1Sm 2.1)
  • Expressão de louvor (1Sm 2.2)
  • Advertência (1Sm 2.3)
  • Pensamentos sobre a justiça de Deus (1Sm 2.4-10)
Uma mulher abençoada por Deus (1Sm 2.21)
1Sam2_2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *