Vida prática

Foi-se!

Acabei de entregar o meu último trabalho do ano letivo. Assim, por causa dos amigos e igrejas que torcem e oram por nós, resolvi escrever esse post, apresentando um resumão de como foi o primeiro ano aqui no Trinity. A Trinity International University (TIU), como o Mackenzie, tem diferentes instituições de ensino ligadas a ela: a Trinity Evangelical Divinity School (TEDS), a Graduate School e o College. Eu estou ligado à TEDS.

A TIU não é uma instituição muito grande. A TEDS, por sua vez, é muito forte e conta com nomes internacionalmente reconhecidos em cada área da teologia, especialmente exegética (http://divinity.tiu.edu/academics/faculty). O departamento de Novo Testamento conta com nomes como D. A. Carson, Grant Osborne, David Pao e Con Campbell, entre outros. O ambiente é muito favorável à busca de piedade pessoal e comunitária, com reuniões semanais dos professores com grupos de alunos. Professores como Dr. Vanhoozer e Carson, além serem reconhecidamente competentes em suas áreas de estudo, e constantemente publicarem, demonstram uma piedade não forçada em sala de aula e pessoalmente.

Até aqui cursei as seguintes disciplinas:

  • Francês Teológico 1 (Dr. Martin Klauber);
  • Criticismo nos Evangelhos (Dr. Grant Osborne);
  • Prolegômena Avançada à Teologia (Dr. Kevin Vanhoozer)
  • O Scholar de Teologia (Dr. Richard Averbeck)
  • Gramática Avançada do Novo Testamento (Dr. D. A. Carson)
  • Pesquisa no Novo Testamento (Dr. D. A. Carson)
  • Ética no Novo Testamento (Dr. Bruce Fields)

Ainda não está completamente definido, mas no próximo semestre devo cursar as disciplinas Mistério no Novo Testamento (D. A. Carson), Pobre e Pobreza no Antigo Testamento (Dr. Magary) e Apocalipse e Literatura Apocalíptica (Dr. Grant Osborne). Antes disso, no entanto, gastarei o verão ressuscitando meu Hebraico e aprendendo alemão para fazer os testes obrigatórios da TEDS.

Em suma, foi um ano de grande aprendizado, muitos trabalhos escritos, correria por causa da alta escandalosa do dólar e adaptação familiar. Ju e as crianças estão bem e são fonte de constante apoio, encorajamento e ânimo. Agradeço a todos as orações e apoio. Agradeço de maneira especial a Igreja Presbiteriana do Brasil, o Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Trinity International University, a Langham Partnership e a ScholarLeaders International pelo suporte.

Em breve, escreverei um post sobre como fazer para estudar teologia fora do país. Aguardem!

One thought on “Foi-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *