Escritura

Loucura Total (1 Coríntios 1.18-25)

18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios / e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. 20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. 22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. (1 Coríntios 1.18-25)

Houve épocas em que pessoas consideradas “loucas” eram retiradas de seu convívio social e colocadas em um manicômio, onde viveriam até o final de seus dias sem “atrapalhar” a sociedade. Hoje existem movimentos antimanicomiais, mas o estigma da loucura ainda existe. É verdade que existem músicas louvando a loucura, mas aqueles que realmente têm doenças mentais graves ainda são vistos pela sociedade, erradamente, como uma ameaça e motivo de vergonha para a família.

Na época de Paulo a loucura não era louvada. Pelo contrário, força, poder, beleza, capacidade de manipulação, oratória e sabedoria filosófica eram louvadas por romanos e gregos. Os “loucos” eram desprezados e marginalizados. Assim sendo, qual é o objetivo de Paulo ao definir o evangelho (palavra da cruz) como loucura?

Lembre-se, estamos em uma seção da carta em que Paulo está lidando com o problema das divisões existentes entre os coríntios. O principal motivo dessa divisão era o orgulho dos coríntios, que era motivado em uma visão influenciada pelos valores greco-romanos de supervalorizar a oratória e filosofia e outras capacidades humanas. Assim, em nosso texto, Paulo está apresentando o primeiro remédio contra o orgulho divisionista dos coríntios. Em suma, a lição de Paulo é a seguinte: a mensagem da cruz, em categorias humanas, é loucura e escândalo.

De fato, pense um pouco sobre a mensagem da cruz: Deus se fez ser humano. Ele nasceu e viveu pobre. Foi humilhado e perseguido e, em vez de “botar pra quebrar”, morreu em uma cruz por amor. Tudo isso para salvar homens e mulheres pecadores. A cruz era como que a cadeira elétrica do primeiro século. Pense em alguém chegando para você e dizendo: “ei, eu creio que aquele homem que morreu na cadeira elétrica no século dezenove era perfeitamente justo, era Deus e pela morte e ressurreição dele podemos ser salvos dos nossos pecados e ir para o céu”! Isso é loucura!! Sim, a mensagem da cruz, é uma loucura. A diferença é que não foi uma cadeira elétrica, mas a cruz e não aconteceu no século XIX, mas no primeiro.

Mas a palavra da cruz também é o próprio poder de Deus para salvação de todo aquele que crê! Entenda: a mensagem da cruz é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê!! Crer que a mensagem da cruz é verdadeira é o único meio de salvação que existe. Só é possível se abrigar da ira de Deus contra o pecado escolhendo se acolher debaixo da cruz. Homens e mulheres que todos os dias alimentam a ira de Deus contra eles por causa de seus pecados por pensamentos, motivações impuras, atitudes e palavras, somente podem se salvar dessa ira futura se crerem que o próprio Deus morreu em uma cruz para salvá-los. Desprezar essa mensagem é assinar a própria pena morte eterna.

A mensagem da cruz é uma loucura total para aqueles que estão vivendo como mortos para Deus e morrendo longe dele. Mas ela é também o grande poder de Deus para salvar aquele que crer. Se você não crê, ainda dá tempo. Creia no amor de Deus! Creia que você é um pecador e precisa acertar suas contas com Deus. Peça a Cristo para pagar a dívida que você teria que pagar com sofrimento por toda a eternidade. Creia na mensagem da cruz. Creia no poder de Deus para salvar você!

Oração: Senhor Deus, obrigado porque o seu Filho se fez loucura por nós a fim de que recebêssemos o poder de sermos filhos de Deus. Obrigado pela cruz. Obrigado pela salvação em Cristo Jesus. Aumenta a nossa fé na mensagem da cruz. Faça de nós proclamadores dessa mensagem. Em Jesus, o poder de Deus, amém.

João Paulo Thomaz de Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *