Escritura

Igreja de Deus (1 Coríntios 1.1-3)

 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 1.1-3).

Quais são as características ou marcas de uma igreja? Essa pergunta já recebeu e tem recebido diferentes respostas ao longo dos séculos. O assunto é importante pois somente definindo quais são as marcas da igreja  verdadeira é que podemos nos avaliar como igreja e avaliar outras igrejas também. Somente assim podemos estabelecer quais instituições ainda servem a Cristo e com seus membros devemos ter comunhão, quais instituições nunca foram ou deixaram de ser igreja, como diz a Confissão de Fé de Westminster:

As igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm degenerado ao ponto de não serem mais igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo. (Confissão de Fé de Westminster, 25.5)

Uma das propostas mais antigas acerca das marcas de uma igreja é extraída dos credos antigos e afirma que as marcas da igreja são santidade, unidade, catolicidade e apostolicidade. Segundo essas marcas a igreja deve ser caracterizada principalmente pela pureza e pela união de seus membros. Além disso, a igreja do Senhor Jesus Cristo é uma e a mesma, apesar das diferentes placas e ela encontra-se em todos os lugares do mundo (é universal). Também, a igreja é pautada pelo ensino dos apóstolos conforme encontrado na Bíblia (veja mais clicando aqui).

A resposta dos reformadores, no séc. 16, é que a igreja deve ter como marcas distintivas: (1) a fiel pregação da palavra de Deus e (2) a correta administração dos sacramentos. Alguns reformadores também acrescentaram o fiel exercício da disciplina como uma terceira marca (veja mais clicando aqui).

Há algum tempo um pastor americano Mark Dever escreveu um livro e começou um movimento chamado 9 marcas (saiba mais clicando aqui e aqui), em que ele defende que as marcas de uma igreja saudável são: (1) pregação expositiva; (2) teologia bíblica; (3) o evangelho; (4) um entendimento bíblico de conversão; (5) um entendimento bíblico de evangelização; (6) um entendimento bíblico de membresia de igreja; (7) disciplina bíblica na igreja; (8) interesse pelo discipulado e crescimento e (9) liderança bíblica na igreja.

No segundo versículo de 1 Coríntios, Paulo também fala sobre algumas características da igreja. O objetivo é ensinar os coríntios, já na introdução de sua carta, que eles deveriam de adequar a certas marcas, se quisessem continuar sendo uma igreja. Devemos observar que Paulo não estava fazendo teologia, e seu objetivo não é ser completo, mas instruir aqueles irmãos a que fossem uma igreja mais agradável a Deus. As marcas que Paulo levanta em 1Co 1.2 são: (1) a igreja é de Deus; (2) A igreja é local; (3) a igreja é composta pelos chamados para serem santos; (4) a igreja é católica; (5) a igreja é composta por pessoas que invocam o nome de Cristo; (6) a igreja é composta por pessoas que se submetem a Cristo como Senhor; (7) a igreja é una.

No próximo post, falaremos um pouco mais sobre essas características, como elas se aplicavam à igreja de Corinto e como se aplicam a nós também.

Oração: Senhor, obrigado pela Igreja. Dá-nos a bênção de saber o que o Senhor quer da igreja, como o Senhor mesmo a vê. E uma vez que saibamos, dá-nos coragem para lutar no sentido de viver nos teus padrões. Precisamos também de sabedoria para discernir entre igrejas e instituições que deixaram de sê-lo ou que nunca o foram. Faça de nós, uma igreja que creia em e pratique a tua vontade revelada. Em nome de Jesus, o senhor da igreja, amém.

João Paulo Thomaz de Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *