Vida prática

O Natal de Zacarias

Zacarias estava feliz da vida! ImageDeus havia lhe dado um filho na velhice e agora, depois de nove meses de mudez, ele voltava a falar. Convencido do poder e da fidelidade de Deus ele elevou palavras de louvor que bem expressam o significado do Natal. Zacarias falou de Jesus, aquele de quem seu filho era o precursor e falou também de João, o Batista, a voz que clama no deserto.

Zacarias estava plenamente consciente que seu filho não era a criança mais importante a nascer naquela época, e por isso, começa seu cântico falando do nascimento de outra criança. Esse sacerdote entendeu plenamente a história da redenção que estava e está sendo escrita por Deus. Assim começa o seu cântico:

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas” (Lucas 1.68-70).

Zacarias define as bênçãos recebidas naquela época, por causa do nascimento de seu filho e, principalmente, do nascimento de Jesus Cristo, como sendo uma visita de Deus ao seu povo. De fato, Deus Filho, deixou a sua glória nos céus para tornar-se o Emanuel, o Deus conosco. Cristo tomou de fato sobre si as nossas dores e enfermidades. Ele veio nos visitar e tornar-se um de nós. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1.14) O nascimento de Jesus é a visita de Deus.

Zacarias louva o Senhor não somente por ter visitado o seu povo, mas também por ter providenciado redenção. Jesus nasceu para pagar o valor do resgate com a sua própria vida. Todos os homens estavam presos na condição de pecadores, mas Jesus Cristo nasceu com o objetivo de cumprir a lei em nosso lugar a fim de dar-nos a sua justiça e morrer em nosso lugar, a fim de receber o nosso castigo. Jesus pagou um alto preço para ter comunhão conosco e dar-nos vida eterna. O natal aponta para a redenção que temos em Cristo.

Finalmente Zacarias também afirma que através daqueles nascimentos: “Deus suscitou plena e poderosa salvação.” Zacarias estava consciente de que o salvação trazida por aqueles nascimentos era a mesma prometida aos fiéis do Antigo Testamento, inclusive a Davi. O natal é a vinda de Deus em prol da salvação do seu povo.

Assim, se você se sente sozinho, lembre-se a Natal é a visitação de Deus aos homens. Deus o Filho tomou para si a nossa natureza e agora é apto para compadecer-se de nós em nossas lutas. Se você se sente preso ao pecado, à tristeza ou à forças ocultas, saiba que o Natal é a redenção de Deus: Cristo nasceu para dar a vida dele a fim de pagar o preço do seu resgate. Se você se sente perdido, lembre-se que Jesus Cristo nasceu em Belém há dois mil anos atrás para salvar todos aqueles que crerem no nome dele. Ele é aquele que nos salva de nossos pecados, do mundo, de nós mesmos e do Diabo. Jesus é o Salvador. Eis o que é o Natal: Deus nos visitou, redimiu e salvou. Portanto, receba-o, liberte-se e viva para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *