Uncategorized

Quem tem sonho, conte-o como um simples sonho: Deus ainda se revela em sonhos?

Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo” . Hebreus 1.1‭-‬2

É possível que um sonho seja uma revelação da parte de Deus?

Para responder essa pergunta, vamos estudar primeiro o que a Bíblia fala sobre sonhos e depois daremos a resposta.

A Bíblia conta várias história de Deus se comunicando com seres humanos por meio de sonhos. Abimeleque (Gn 20.3, 6), Jacó (Gn 28.12; 31.10-11), Labão (Gn 31.24), José (Gn 37; 42.9), os servos de Faraó (Gn 40), o próprio Faraó (Gn 41), Gideão (Jz 7.13-15), Salomão (1Rs 3.5, 15). Jó teve sonhos da parte do Senhor, mas no caso dele eram sonhos amedrontadores (Jó 7.14), Nabucodonosor (Dn 2, 4), Daniel (Dn 7.1), José do Novo Testamento (Mt 1.20; 2.12-13, 19, 22) a mulher de Pilatos (Mt 27.19). Note que essas histórias são comuns no Antigo Testamento, mas raríssimas no Novo. Note que esses casos sempre envolviam coisas bem grandes, relacionadas aos planos de Deus para a humanidade.

Na Bíblia, normalmente, os sonhos que vem da parte de Deus precisam ser interpretados por alguém que tenha essa capacidade concedida por Deus, caso de José e de Daniel, por exemplo. O profeta Joel anuncia um tempo no futuro quando os idosos teriam acesso a sonhos da parte de Deus (Joel 2.28 e At 2.17).

No Antigo Testamento, os sonhos eram uma das formas oficiais de Deus falar com um profeta: “Então o Senhor disse: — Ouçam, agora, as minhas palavras: se entre vocês há um profeta, eu, o Senhor , em visão me faço conhecer a ele ou falo com ele em sonhos“. Números 12.6.

Por outro lado, a Bíblia também fala bastante dos sonhos como uma maneira de homens mau intencionados tentarem enganar o povo de Deus. Deuteronômio 13.1-5 fala que se um profeta dissesse que teve um sonho e quisesse levar o povo a adorar outros deuses, ele teria que ser morto.

Jeremias, por sua vez, apresenta uma distinção entre sonhos e a verdadeira palavra de Deus:

Jeremias 23.25–32 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo:Sonhei, sonhei.” 26Até quando acontecerá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? 27Até quando tentarão fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome por meio dos sonhos que contam uns aos outros, assim como os pais deles se esqueceram do meu nome, por causa de Baal? 28O profeta que tem um sonho conte-o como um simples sonho. Mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. O que é que a palha tem a ver com o trigo? — diz o Senhor 29Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que despedaça a rocha? 30Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que roubam as minhas palavras uns dos outros. 31Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra e afirmam: “Ele disse.” 32Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem o meu povo andar errante. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem alguma; e eles não trazem nenhum proveito a este povo, diz o Senhor.

Outros texto também abordam esse problema de pessoas usando sonhos para dizer que Deus disse algo que ele não havia dito: Jr 27.9; 29.8-9 (profetas que só sonham coisas boas); Zc 2.10 e Judas 1.8. Note que esse ensino sobre o sonho como uma armadilha para nós afastar de Deus é muito mais comum na Bíblia do que qualquer recomendação para ouvir um sonho como voz de Deus. Essa recomendação não existe na Bíblia. Aliás, a Bíblia reconhece que os sonhos podem ter origens simplesmente humanas: Isaías 29.8; 56.10.

De posse de todas essas informações, voltemos a nossa pergunta: É possível que um sonho seja uma revelação da parte de Deus?

A minha respostabé que NÃO. O texto com o qual começamos esse post dá a entender que depois que Jesus veio, esses modos de Deus se comunicar com o ser humano acabaram. Naquele momento, Deus havia falado por meio de Jesus Cristo e agora ele fala por meio da Bíblia, como o próprio autor de Hebreus deixa claro (Hb 4.12-13). Sonhos deixaram de ser uma forma comum de Deus falar. Deus é livre para fazer o que quiser, mas os sonhos deixaram de ser a forma normal de sua comunicação.

Assim, voltemos à Palavra para ouvir a Deus e contemos os nossos sonhos apenas como sonhos!


Outros textos que falam sobre sonhos, na Bíblia, são 1Sm 28.6, 15; Jó 33.14-16.


E essas histórias narradas por missionários de muçulmanos tendo sonhos? Normalmente Deus não se revela nesses sonhos para essas pessoas, mas lhes mostra um caminho ou um local em que devem ir para ouvir a Palavra de Deus por meio de um cristão. Deus pode despertar pessoas da maneira que quiser e evidentemente é livre para usar os sonhos quanto a Ele convém, mas esse não é o caminho natural de Deus converter pessoas, especiamente em lugares onde a pregação do evangelho e a igreja são livres. Assim, nesses casos, há algum tipo de comunicação causada provavelmente pelo Espírito Santo, mas não chamamos isso de uma nova revelação por parte de Deus.

One thought on “Quem tem sonho, conte-o como um simples sonho: Deus ainda se revela em sonhos?

  1. Deus fala em sonhos hoje? SIM. Atos 2.16… isto é o que foi dito pelo profeta Joel, que nos últimos dias derramei do meu Espírito sobre toda carne e vossos velhos terão Sonhos. Deus já me mostrou várias mensagem em sonhos e aconteceram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *