Lista de Versículos Teologia

A Perfeita Trindade: Deus é Um e é Três (lista de versículos)

A doutrina da Trindade é um dos ensinos mais importantes das Escrituras. Outros ensinos bíblicos como a criação, a antropologia bíblica e a doutrina da salvação dependem de um entendimento correto da doutrina da trindade. Antes de apresentarmos os versículos que embasam a unidade e a tripessoalidade de Deus, vale a pena vermos algumas definições de teólogos sistemáticos:

“Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe só um Deus”. (Wayne Grudem, Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999, p. 165)

“Deus é um, mas, de algum modo, também é três. Esse fato é difícil de entender, mas é totalmente inevitável na Escritura e central para o evangelho. A doutrina da Trindade tenta examinar esse fato e excluir as heresias que têm surgido sobre o tema. Suas afirmações básicas são: (1) Deus é um; (2) Deus é três; (3) As três pessoas são plenamente Deus; (4) Cada uma das pessoas é distinta das demais; (5) As três pessoas se relacionam eternamente entre si como Pai, Filho e Espírito Santo”. (John Frame, A Doutrina de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2013, p. 467)

“Aqui nos ocupamos do adorável mistério da Trindade, o qual nem a razão pode compreender nem o exemplo provar, mas a autoridade da revelação divina e singular propõe que o mistério da Trindade seja recebido pela fé e adorado com amor”. François Turretini, Compêndio de Teologia Apologética, vol 1. São Paulo: Cultura Cristã,  2012, p. 337)

“Nossa comunhão com Deus consiste em Sua comunicação de si mesmo para conosco, Nosso retorno a ele daquilo que requer e aceita fluindo da união que temos com ele em Jesus Cristo”. John Owen. Comunhão com o Deus Trino: O Caminho para um Relacionamento Vital com o Senhor. São Paulo: Cultura Cristã, 2010, p. 70

Monoteísmo: Lista de Versículos

Deuteronômio 4.35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão ele.

Deuteronômio 6.4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

Deuteronômio 32.39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

2 Samuel 7.22 Portanto, grandíssimo és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.

1 Crônicas 17.20 Senhor, ninguém há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.

Salmo 86.10 Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus!

Isaías 40.18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

Isaías 44.6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos. Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.

Isaías 45.18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada. Eu sou o Senhor, e não há outro.

Marcos 12.29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

Atos 14.15 Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;

1 Coríntios 8.6 todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Gálatas 4.8 Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são

Tiago 2.19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

 

Trindade: Lista de Versículos

Baseado no Credo de Atanásio, usado desde o 12o séc. para representar a Trindade.

Isaías 48.16 Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito.

Mateus 3.16–17 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Mateus 12.28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

Mateus 28.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

João 14.26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

João 15.26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

Atos 1.4–5 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

triquetra-circle-interlaced[1]
Usado para representar a Trindade do Livro de Kells, no 9o séc.
Atos 2.33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Atos 10.38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Romanos 1.4 e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,

Romanos 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

1 Coríntios 6.11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

1 Coríntios 12.4–6 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 5E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

2 Coríntios 13.13 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

Gálatas 4.6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!

Efésios 1.3-14 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória

Efésios 1.17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,

Efésios 2.18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.

Efésios 2.22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito

Efésios 4.4–6 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos

Usado por S. Patrício da Irlanda no 5o séc. para representar a Trindade

Tito 3.5–6 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,

Hebreus 9.14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

1 Pedro 1.2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

 

Estude mais!

http://monergismo.com/categoria/doutrinateologia/a-trindade/

https://www.ipsantoamaro.com.br/Artigos/a-trindade-da-teoria-a-pratica.html

https://www.hermisten.com.br/category/trindade/

https://marceloberti.wordpress.com/2016/12/11/a-historia-jesus-e-a-trindade/

https://reformados21.com.br/2017/02/03/a-doutrina-da-trindade/

https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/01/quantas-pessoas-existem-em-deus-catecismo-nova-cidade-3-52/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *