Uncategorized

Discurso de Orador da Turma JMC 2002

(João Paulo Thomaz de Aquino)

Excelentíssimo Sr. Representante do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Guilhermino Cunha;

Excelentíssimo Sr. Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Dr. Ciro Aguiar;

Excelentíssimo Sr. Vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Rev. José Manoel da Conceição, Rev. Milton Ribeiro;

Excelentíssimo Sr. Presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Wilson do Amaral Filho;

Digníssimo Presidente da JURET-JMC, Rev. Wagner Barbosa;

Digníssimo Diretor do Seminário Presbiteriano Teológico Rev. José Manoel da Conceição, Paulo Bronzelli;

Digníssimo Paraninfo da Turma, Rev. Sebastião Machado Arruda;

Digníssimo Patrono da Turma, Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa;

Honrados membros da Congregação;

Nobres Professores;

Senhoras e Senhores;

Alunos e

Prezados Colegas:

É com imenso júbilo e senso de responsabilidade que aqui represento a turma Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa. Agradeço aos estimados colegas o privilégio a mim concedido de ser o vosso porta voz e espero honrá-los com minhas palavras.

A Graça de Deus fez-se abundante para conosco salvando-nos das trevas e firmando os nossos pés sobre a rocha: Cristo Jesus.

A Graça de Deus tornou-nos ainda mais privilegiados, vocacionando-nos para o ministério.

A Graça de Deus abundou para conosco, enviando-nos para o Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, nosso querido JMC.

Assim, o primeiro agradecimento é a Deus, que tornou-nos alvos de sua Graça. Por Ele fomos chamados, para a Sua Glória exerceremos nosso ministério. Juntamente com o Apóstolo Paulo dizemos: Somos Gratos a Cristo Jesus que considerou-nos fiéis, designando-nos para o ministério. (Cf. I Tm 1.12)

Ministério este que deve ser exercido por pessoas preparadas para tanto. Lembrando de algumas de nossas apostilas, partamos para a definição de termos:

Pastor: homem vocacionado e dotado por Deus, que expõem com fidelidade a Sua Palavra visando a reconciliação dos homens com Deus. Que aconselha e visita, aplicando a Palavra de Deus às situações específicas e juntamente com os presbíteros administra a Igreja do Senhor, tudo para aa Glória de Deus.

Teólogo: Homem que estuda com afinco a Palavra de Deus, vale-se da Filosofia e da Tradição da Igreja para auxilia-lo, visando achar respostas para as antigas e modernas indagações humanas e sistematizar os ensinos da Palavra, fazendo-os chegar de forma inteligível às pessoas.

Deus nos chamou para sermos pastores-teólogos e o JMC foi o instrumento usado para nos preparar.

Mas, não fizemos e nem faríamos o seminário sozinhos, foram muitos que Deus levantou para os ajudar, os quais, merecem nosso agradecimentos:

Esposas, noivas e filhos. Agüentaram nossa ausência, nossa presença ausente e até mesmo nosso amadurecimento. Aturaram nossos defeitos que muitas vezes são desconhecidos dos demais. Vocês foram enviados de Deus para aplanar o nosso caminho, trazendo alegria, força e motivação para concluirmos o curso.

Pais e mães. Boa parte do que somos devemos a vocês. Todo o nosso sucesso é vosso também. Obrigado pela educação, pelo investimento e pelo exemplo.

Professores. É por causa de vocês que o JMC forma pastores-teólogos. Um, nos fez ler, analisar e apreciar os grandes clássicos literários teológicos e com seu método didático peculiar, nos ensinou de fato.

Outro, nos deixava boquiabertos com suas exposições do Novo testamento, fazendo-nos ter vontade e gosto de aprender grego e exegese.

Ainda outro, que com seu jeito durão e coração paternal nos deu convicção inamovível da inerrância e infalibilidade das Palavra de Deus, nos ensinou Teologia da Aliança de forma que ela sobressaltou os livros e tornou-se parte de nossas vidas.

Houve professor que com coração aberto e exemplo próprio nos ensinou muito sobre o ministério e professor que nos ensinou a estudar e estimar em alta conta a História Eclesiástica.

Professores do JMC, obrigado por não nos submeterem a um ensino pluralista, ensinando-nos a verdade vocês nos prepararam para enfrentar as falácias.

Agradecemos aos Revs. Fôlton Nogueira, Robson do Boa Morte Garcez, Paulo Bronzelli, Ozias Mendes e Gecy Macedo; diretores e capelães que passaram pelo JMC nesses 4 ou 5 anos de curso.

Agradecemos às Igrejas, Presbitérios, tutores e com especialidade as Sociedades Auxiliadoras Femininas pelo apoio, carinho e investimento destinados a nós.

Agradecemos a todos os funcionários do JMC, que limpando, vigiando, secretariando e organizando, deram-nos um ambiente propício aos estudos.

O Texto de Hebreus (6.10) é aplicável a todos vocês que nos ajudaram:

“Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.”

Aproveito-me ainda deste momento para fazer um apelo apaixonado a todas as autoridades aqui reunidas e Concílios, Juntas e Fundações aqui representadas:

Se Deus tem usado o JMC, na história recente da IPB, para produzir bons frutos (os provões e exemplos ministeriais o comprovam) então, em todos os sentidos, mantenhamos o que deve ser mantido, invistamos nele e façamos as demais instituições de ensino da IPB terem-no como padrão. Formemos pastores reformados se quisermos uma Igreja Reformada.

E, finalmente, neste momento misto de alegria e tristeza, de um lado por atingirmos o nosso objetivo, doutro, por rompermos o cordão umbilical que nos liga ao seminário e uns aos outros, rogamos a Deus que nos dê a graça de não perdermos o contato e afeição mútuos e de pastorearmos uns aos outros quando necessário. Que Ele nos dê a graça de exercermos fielmente e humildemente o nosso ministério.

Louvamos a Deus pois em seus planos eternos nos fez entrar no mesmo período no JMC e nos transformou em Turma. Turma Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa.

Deus nos abençoe!

One thought on “Discurso de Orador da Turma JMC 2002

  1. Louvo a Deus por sua vida e por seu caminhar pastoral-teológico-acadêmico. Foi um tempo de aprendizado mútuo e os resultados estão aí. UM GRANDE ABRAÇO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.