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Uma Brevíssima Teologia da Fala em Gênesis 1—3

Lighting up a Dead Star’s Layers. From http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/wallpaper.php?id=PIA01903.

 

Ao ler Gênesis 1—3 novamente, chamou-me a atenção o número de vezes que o texto se refere ao ato da fala, tanto por parte de Deus, quanto dos seres humanos, quanto da serpente. Uma pesquisa morfológica no Logos dos temas falar (אמר) e chamar (קרא) apresenta 30 e 11 ocorrências, respectivamente. Há também uma ocorrência importantíssima da expressão “a voz de Yahweh Deus” (ק֨וֹל יְהוָ֧ה אֱלֹהִ֛ים) que é ouvida por Adão e Eva no final do dia quando eles pecaram. É evidente que Moisés quis enfatizar o papel da fala tanto na criação quanto na queda. O que podemos aprender a partir dessas ocorrências?

  • A fala foi o meio pelo qual Deus liberou poder criativo (Gn 1.3, 6, 9, 11, 14, 20)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus deu nome àquilo que estava criando (Gn 1.5, 8, 10)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus organizou aquilo que ele estava criando (Gn 1.6, 9)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus atribuiu capacidade de produção à criação (Gn 1.11, 24)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus determinou a função daquilo que ele estava criando (Gn 1.14-15, 20)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus abençoou suas criaturas, incluindo o homem. Essa bênção de Deus inclui capacidade de reprodução e o dever do domínio, no caso do ser humano (Gn 1.22, 28)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus deliberou consigo mesmo sobre a criação do homem e a função deste, bem como a deliberação para criar a mulher depois de afirmar que a solidão não era boa para o homem (Gn 1.26; 2.18)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus deu diretivas ao ser humano (Gn 1.29-30)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus deu mandamentos ao ser humano (Gn 2.16-17)

 

  • O homem usa a fala pela primeira vez para dar nomes aos animais (Gn 2.19-20)
  • O homem faz poesia quando vê a mulher que Deus lhe fizera (Gn 2.23)

 

  • A serpente usa a fala para enganar a mulher (Gn 3)
  • A serpente confunde a fala de Deus (Gn 3.1)
  • Eva cita a palavra de Deus aparentemente sem precisão (Gn 3.2-3)
  • A serpente nega a fala de Deus e usa a fala para manchar o caráter de Deus (Gn 3.4-5)
  • Uma vez que a palavra de Deus foi desprezada, o sentido da visão tomou precedência na queda (Gn 3.6, 7)

 

  • Interessantemente, no entanto, é a voz de Deus (ק֨וֹל יְהוָ֧ה אֱלֹהִ֛ים) que chama a atenção de Adão e Eva e os faz fugir (Gn 3.8).
  • A fala foi o meio pelo qual Deus procura novamente o homem e lida com a situação, fazendo primeiro uma acareação dos fatos (Gn 3.9, 11, 13)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus amaldiçoou a serpente e a terra, trouxe sofrimentos à mulher e ao homem e anunciou a morte física (Gn 3.14-19)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus prometeu a vinda do Messias (Gn 3.15)
  • A fala foi o meio pelo qual Deus deliberou consigo mesmo proibir o acesso do homem à árvore da vida (Gn 3.22)

 

  • O homem responde a Deus que o procura no jardim (Gn 3.10, 12, 13)
  • É curioso que Eva tem a noção já neste ponto de ter sido enganada pela serpente, o que, aliás, aconteceu, por meio da fala. (Gn 3.13)
  • O homem dá nome à mulher (Gn 3.20)

 

A Palavra de Deus cria, nomeia, organiza, capacita, abençoa, comanda, procura, amaldiçoa e promete. A palavra da serpente confunde e engana. A palavra do homem nomeia, elogia, responde à serpente, responde a Deus

Essa ênfase na fala (por parte de Deus) e na audição (por parte do homem) é muito comum na Bíblia. A visão é comumente apresentada como insuficiente e enganosa. Ainda que vivamos na época dos estímulos visuais, temos que lembrar que Deus continua dando prioridade à Palavra! Por outro lado, outras palavras virão para tentando nos afastar da Palavra de Deus. A serpente continua misturando verdade (sereis conhecedores do bem e do mal) com mentira (sereis como Deus) para tentar afastar homens e mulheres da Palavra de Deus. O ser humano deve ouvir e obedecer a voz de Deus e desprezar vozes contrárias à de Deus. Jesus Cristo é a Palavra de Deus, o meio pelo qual o Pai criou o universo e se relaciona com o homem (João 1, Hebreus 1, Colossenses 1—2)

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