Aconselhamento Vida prática

A Bíblia e a Homossexualidade (homossexualismo, LGBT)

1. A Bíblia, Antigo e Novo Testamentos, é a palavra de Deus inspirada e regra de fé e prática para todos os cristãos.

A) A própria Bíblia afirma isso (Salmo 19; 119; 2Tm 3.16-17; Hebreus 4.12-13; 1 Pedro 1.20-21). Aceita-se isso pela fé e após um encontro com Cristo.

B) Nem tudo da Bíblia se aplica da mesma forma para todas as épocas e existem algumas questões culturalmente condicionadas. Mesmo nessas questões, ainda que não estejamos debaixo de certas leis e instruções, devemos aprender a respeito de Deus e dos princípios que ele estabelece para os seres humanos.

C) A Bíblia de Jesus e dos apóstolos era o Antigo Testamento, ainda que devamos ser sábios em como aplicá-lo considerando que estamos na Nova Aliança e debaixo da graça. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Romanos 15.4)

 

2. Deus tem o direito de definir o que é certo e o que é errado no comportamento humano, pois ele mesmo é o padrão de santidade: Isaías 6.3; Apocalipse 4.8.

 

3. À luz da Bíblia, ter relação sexual com pessoas do mesmo sexo é pecado. Consequentemente, todo homoerotismo também é pecado.

A) Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. (Levítico 18.22)

B) Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (Levítico 20.3)

C) Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames [desonrosas, desrespeitosas, vergonhosas]; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. (Romanos 1.26-27)

D) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados [“1. aquilo que é dado ao toque, macio; 2. diz respeito àquele que é passivo em um relacionamento do mesmo sexo”, BDAG, 613], nem sodomitas [palavra formada por duas palavras gregas: macho e cama, significando: um homem que se engaja em atividade sexual com uma pessoa do mesmo sexo, pederasta, BDAG, 135], nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6.9-10)

E) Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado. (1 Timóteo 1.8-11)

F) A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus. (Deuteronômio 22.5)

 

4. Da maneira que Deus trata o pecado na Bíblia, pode-se concluir que para Deus existe gradação de gravidade de pecados, em outras palavras, “existe pecado e pecadão”. (Clique aqui para um artigo sobre isso)

A) Por exemplo, existia a pena de morte para alguns pecados no Antigo Testamento. É seguro afirmar que esses pecados ainda são graves diante de Deus. Esse é o caso da prática homossexual.

B) Duas vezes na Bíblia, quando Deus quis demonstrar uma sociedade no auge de sua depravação, casos envolvendo estupro homossexual são usados: No caso de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19.4-8) e no final do livro de Juízes (19.22-25)

 

5. Ser macho e fêmea é uma das características principais da imagem de Deus no ser humano. Quando alguém de um sexo passa a agir como se fosse de outro, portanto, está indo contra uma das características mais fundamentais da imagem de Deus no ser humano.

A) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27)

B) Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Ef 5.31-32)

 

6. A Bíblia também fala sobre a existência de diferentes níveis de pecadores, diferentes punições por parte de Deus e diferentes maneiras que o povo de Deus deve se relacionar com diferentes níveis de pecadores. A prática homossexual é um pecado grave entre outros pecados graves. Existe homossexuais escarnecedores e outros que não são escarnecedores.

A) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmo 1.1)

B) O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. (Provérbios 9.7-8)

C) Lança fora o escarnecedor, e com ele se irá a contenda; cessarão as demandas e a ignomínia. (Provérbios 22.10)

D) “…tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? (2 Pedro 3.3-4)

E) os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne. (Judas 1.18-23)

 

7. Existem pessoas socialmente pré-dispostas para relacionamentos homoafetivos e é até possível que existam pessoas geneticamente dispostas para tal, a queda afetou o ser humano por completo. A Bíblia fala sobre a possibilidade de uma pessoa não se sentir atraída pelo sexo oposto.

A) Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita. (Mateus 19.10-12)

B) É possível que Daniel e seus amigos fossem eunucos (Daniel 1.7): “O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

C) Deus fez promessas de salvação para os eunucos (Isaías 56.3-4): “Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao Senhor, dizendo: O Senhor, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.”

D) Na Nova Aliança Deus deixou registrada a salvação de um eunuco (Atos 8.36): “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?”

E) Paulo vê grande utilidade na pessoa não se casar e servir ao Senhor: “32 O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor” (1 Coríntios 7.32)

 

8. Sexo na Bíblia é algo limpo, lindo e reservado para o casamento. Casamento na Bíblia é uma bênção de Deus para pessoas de sexos opostos, é tanto uma instituição divina quando social.

A) Cânticos dos Cânticos

B) porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. (Marcos 10.6-9)

C) Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido. O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. E isto vos digo como concessão e não por mandamento. (1 Coríntios 7.1-6)

 

9. Os pecados nos seduzem porque ainda não aprendemos a nos contentar totalmente com Deus e em Deus. Quanto mais aprendermos, mais vitória teremos contra o pecado

A) Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. (Salmo 37.4-5)

B) “2 Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente. 5 O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte. 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” (Salmo 16.2, 5 e 11)

C) Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé (Filipenses 3.8-9)

 

10. Os cristãos devem ser caracterizados pela fé, pelo amor a Deus, amor ao próximo e santidade, inclusive em seu trato com pessoas homossexuais.

A) Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. (Marcos 16.15-16)

B) Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (Atos 16.31)

C) Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22.36-38)

D) Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue (Hebreus 12.4)

E) Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. (1 João 3.6)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *