Teologia Vida prática

Os cristãos também serão julgados por Deus!

Eu ouvi algumas vezes durante a minha vida que os cristãos não serão julgados. Talvez eu tenha até ensinado isso em algum momento! Não é esse o ensino da Bíblia, no entanto. É muito claro nas Escrituras que todas as pessoas, incluindo os cristãos, serão julgados de acordo com as suas obras! A diferença é que enquanto os não-crentes serão condenados por Jesus e lançados no castigo eterno (Mateus 25.41; Apocalipse 20.15; Romanos 1.18-32); os cristãos não serão condenados por causa do sacrifício de Cristo que os justificou (João 3.18; Romanos 8.1; 1 João 3.14). Mas ainda assim, os cristãos passarão por julgamento.

Paulo, falando a cristãos, diz: “todos compareceremos perante o tribunal de Deus” (Romanos 14.10) e “importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5.10). Novamente falando sobre cristãos em 1 Coríntios 3.13-15, Paulo diz que o Dia vai revelar a obra dos cristãos. Tais obras passarão pelo fogo. Se a obra permanecer o cristão receberá recompensa, se a obra se queimar “sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”! É estranho pensar nessa possibilidade de até sofrer um tanto de punição antes de entrar no céu!! A benção é lembrar da promessa de que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 8.39)!

Um dos últimos versículos da Bíblia anima os cristãos com essas palavras: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Apocalipse 22.12) e Tiago nos incentiva a viver como pessoas que serão julgadas pela lei da liberdade (Tiago 2.12). Somos salvos total e somente pela graça, mas as boas obras que fazemos como cristãos fazem diferença e têm valor diante de Deus!

Em suma, todos seremos julgados, tanto cristãos, quanto incrédulos. Os incrédulos serão punidos por suas ações rebeldes e negação de Deus e de Cristo. Os cristãos, salvos somente pela graça, serão recompensados pelas suas boas obras. Trabalhemos, portanto, frutificando em toda a boa obra: santificação, sustento aos necessitados, cuidado com a língua, atenção aos desprezados, pregação do evangelho, oração, leitura e estudo da Palavra, sustento de missionários, dízimos e ofertas, prática dos dons espirituais etc.; e o próprio Deus que nos salvou pela graça também nos recompensará. Esforcemo-nos, então, para ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.21).

 

Lista de Versículos sobre o Julgamento dos Cristãos 

Mateus 16.27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.

Mateus 25:31–33 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda

Romanos 2.5-10 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.

Romanos 14.10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.

1 Coríntios 3.13–15 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

2 Coríntios 5.10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Tiago 2.12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

Apocalipse 22.12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras

2 thoughts on “Os cristãos também serão julgados por Deus!

  1. Esse artigo muito bom e de grande importância veio num momento propício para o contexto brasileiro. Creio que o artigo responderá muito bem às necessidades: 1) daqueles que são cristãos, mas não levam a santidade (o que inclui boas obras) a sério; 2) daqueles que são cristãos dedicados, mas podem desanimar ao ver muitos desleixados; 3) daqueles que chamam de não cristão um cristão que se afastou de Deus, no lugar de dizer que haverá julgamento das obras de cada um; 3) daqueles que pensam ser cristãos, mas não creram que Jesus foi seu substituto pessoal na cruz.
    Parabéns pelo artigo irmão João Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *