Uncategorized

Vá para o lugar inseguro! (1 Samuel 22-25)

Quando Davi estava sendo perseguido por Saul, ele foi para outro país (Moabe) e ali ficou por um tempo morando em lugar seguro (1Sm 22.4). Deus, no entanto, não queria que Davi ficasse na zona de conforto: “Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá“. (1Sm 22.5). Assim, obedecendo ao profeta que falava da parte de Deus, Davi voltou para a terra de Israel. Ali, várias vezes, Saul chegou muito perto de capturar e matar Davi, mas Deus sempre o livrou, sustentou e até entregou Saul em suas mãos (1Sm 24). Davi chegou a ser traído por pessoas a quem protegeu, mas Deus o guardou (1Sm 23.1-14; 25.9-11).

Assim como aconteceu com Davi, por vezes, Deus não quer que você fique no conforto de uma situação segura, mas quer que você saia a campo, aonde você vai correr riscos e vai ter que aprender a depender da proteção e do cuidado do Pai e confiar em sua provisão. É nos momentos de instabilidade, insegurança e falta de recursos humanos que Deus normalmente nos dá as maiores experiências com Ele. Deus nos ensina a depender dele muito mais no campo de batalha do que no conforto do castelo. Tal era a segurança de Davi em meio às perseguições, que mesmo vivendo toda essa situação, ele cantou:

 

Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante,
na Casa de Deus;
confio na misericórdia de Deus
para todo o sempre.
Dar-te-ei graças para sempre,
porque assim o fizeste;
na presença dos teus fiéis,
esperarei no teu nome, porque é bom. (Salmo 52.8-9, Veja também o Salmo 57)

Assim, faça como Davi: consulte ao Senhor (1Sm 22.6; 23.2, 4, 10-12), dependa do Senhor e não se corrompa (23.16; 24.5-6, 12, 15; 25.32-34). Louve o Senhor em meio às tribulações (1Sm 25.32, 39; Salmos 52; 57). E assim como Ele foi com Davi, Ele também estará com você. Assim como Jesus prometeu, ele o fará: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.20, veja tb. Mt 10.16).

 

Leia mais sobre esses momentos na vida de Davi:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *