Vida prática

Promessa para 2018

O teu Reino é eterno,
e tu és Rei para sempre.
O Senhor Deus sempre cumpre o que promete;
ele é fiel em tudo o que faz.
Ele ajuda os que estão em dificuldade
e levanta os que caem. (Salmo 145.13-14, NTLH)

Certo dia, o profeta Isaías teve uma visão. O rei de seu povo, um rei muito querido, havia morrido e todos estavam questionando o que o futuro lhes reservava. Outras nações estavam sendo conquistadas e destruídas e parece que Judá seria uma das próximas vítimas do exército assírio. Foi nessa situação de angústia e dúvidas, que Isaías viu os céu aberto e Deus assentado no trono (leia Isaías 6). Em situação angustiosa semelhante, muitos anos depois, o apóstolo João também teve uma visão do trono de Deus (Apocalipse 4). Essas visões ilustram uma expressão muito repetida no livro de Salmos e que é central à fé bíblica: Deus reina (Salmo 47.8; 93.1; 96.10; 146.10, entre outros)! Deus reina e continuará reinando em 2018!

O Criador do Universo, que escolheu Abraão e Israel e formou a Igreja é o grande Rei dos Reis e Senhor de tudo. Apesar de todas as maldades e mazelas causadas pelo pecado humano; apesar de todo sofrimento pessoal, familiar ou nacional; apesar das perdas e até de nós mesmos, Deus reinou em 2017 e continuará reinando em 2018. Embora às vezes tudo pareça fora de lugar e sem sentido, Deus está conduzindo a história e fará cumprir toda boa Palavra que Ele já falou, assim como vem cumprindo ao longo dos séculos. Ele prometeu a vinda de um Salvador nascido de uma virgem e Jesus veio e cumpriu tudo o que o Pai havia prometido. Jesus prometeu um consolador e o Espírito Santo foi enviado (João 14 e Atos 2). Jesus prometeu voltar e nós podemos ter certeza que um dia o veremos voltando entre as nuvens. O Senhor reina e continuará reinando em 2018!

Deus também prometeu que será e dará alegria àqueles que o buscam e amam a Cristo e ele cumprirá a parte dele, pois, como diz o texto acima, “O Senhor Deus sempre cumpre o que promete” e “ele é fiel em tudo o que faz”. Como sempre, Deus proverá as necessidades dos que o amam (Salmo 37.25; Mateus 6.33), será refúgio para aqueles que o buscarem em momentos de angústia (Salmo 46.1) e salvará aqueles que confessarem Jesus Cristo como Salvador (Atos 16.31; Romanos 10.9). Em meio às incertezas que o novo ano traz consigo, Deus continuará sendo a Rocha que dá estabilidade aos pés cansados (Salmo 18.2). Deus não promete satisfazer os teus caprichos no próximo ano, mas promete em Cristo ser o teu Deus e melhor amigo à medida em que você o buscar (Isaías 55.6-7; Tiago 4.1-4). Ele também promete habitar e guiar você por meio do Espírito Santo. O próximo ano trará vitórias e derrotas, ganhos e perdas, bênçãos e sofrimentos (bênçãos disfarçadas), sorrisos e lágrimas. Em meio a tudo isso, no entanto, uma coisa é certa: O Senhor Deus reina e continuará reinando em 2018!

Dedique-se a Deus, portanto. Busque que Ele te dirija de acordo com a Palavra dele. Lute contra o pecado que te afasta do Pai. Coloque a Bíblia como central na tua vida pessoal e familiar. Sirva o corpo de Cristo, a igreja, de maneira prática e dedicada. Coloque o Senhor e as prioridades dele como as suas prioridades. Seja mais sensível ao Espírito. Planeje fazer devocional todos os dias, orar mais e amar mais ao próximo como você se ama. Desafie-se a fazer a vontade de Deus mesmo quando parecer irracional e danosa para você. Ele reina e é fiel para assegurar o melhor, mesmo contra todas as probabilidades. Que a resposta da oração, “venha o teu reino”, comece a partir de você e de sua família. O Pai reina e continuará reinando em 2018! Você será um súdito fiel ou rebelde?

Somente com Ele será realmente possível ter um: Feliz 2018!

 

One thought on “Promessa para 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *