Vida prática

Pro Christo et Regno Ejus (Por Cristo e seu Reino)

Ontem fui estudar na biblioteca do Wheaton College. Muita coisa me chamou a atenção. O tamanho e organização da biblioteca, o prédio principal datado de 1870, os demais prédios, antigos e muito bem conservados, e o enorme Centro Billy Graham, com um museu sobre o grande evangelista e diversos documentos para pesquisa. O que mais me impactou na visita, no entanto, foi o lema do Wheaton estampado na placa da instituição: “For Christ and his kingdom”, em português, “Por Cristo e seu Reino”.

image

No caso do Wheaton o desenvolvimento desse moto é expresso da seguinte forma: “O Wheaton College serve Jesus Cristo e avança o Seu reino por meio de excelência nas artes liberais e programas de graduação que educam a pessoa toda para edificar a igreja e o benefício de toda a sociedade no mundo inteiro”. Em suma, a escola educa “por Cristo e seu reino”, focando em pessoas, na igreja e na sociedade mundial em geral.

Digo tudo isso porque eu e você também somos convocados a viver para a glória de Deus, fazendo tudo em nome de Cristo e visando a vinda do seu reino. Tudo o que fazemos, seja relevante ou irrelevante, na vida particular ou pública, relacionado à igreja ou não, deve ser feito “por Cristo e seu reino”.

Creio que é possível confirmar esse ensino nos seguintes textos bíblicos:

Mateus 6.9-10 Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
1 Coríntios 10.31Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Colossenses 3.17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
2 Pedro 3.113 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Sejamos mais específicos. A sua principal motivação para fugir do pecado, fazer culto familiar, viver uma vida santa, servir ao necessitado, perdoar seu cônjuge, investir tempo nos seus filhos, servir a igreja com seu tempo e finanças, assistir ou deixar de assistir televisão, sair para trabalhar e ir às programações da igreja deve ser “por Cristo e seu reino”.

Assim, se é “por Cristo e seu reino”, qualquer esforço vale a pena: ser humilhado, sair perdendo, negar as próprias vontades e ter atitudes consideradas insanas por pessoas saturadas de valores mundanos e egoístas, tudo vale a pena se é “por Cristo e por seu reino”. É por isso que em meio à diversas instruções sobre relacionamentos inter humanos, Paulo diz: “A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Colossenses 3.24).

Além de nos lembrar que nosso papel é de coadjuvantes do personagem principal da história, Jesus Cristo e de nossa obrigação, esse lema no lembra também de que aquilo que fazemos tem consequências eternas. Em suma, no final valerá a pena termos negado a nós mesmos, tomado a nossa cruz e vivido “por Cristo e seu reino” em cada área de nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *