Uncategorized

Procurai a Paz do Brasil


ImageProcurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz. (Jeremias 29.7)

 

Logo que os judeus foram levados para o cativeiro babilônico, surgiram falsos profetas mentindo ao povo, dizendo que, em muito breve, os israelitas voltariam do cativeiro. Foi neste contexto que o profeta Jeremias escreveu uma carta para o povo (Jr 29), exortando-os a não confiar nas falsas promessas daqueles profetas e advertindo-os que YAWEH havia determinado a duração do cativeiro: 70 anos!

 

Assim, o profeta os aconselhou a criar raízes naquela terra estranha: edificando casas e plantando pomares (29.5) e casando seus filhos e filhas para que eles tivessem netos e, assim, não diminuíssem numericamente (29.6). Acima de tudo, o profeta exortou o povo judeu a envolver-se com a terra onde estava, ao ponto de procurar a paz da cidade e orar por ela. Em suma, o que o profeta estava dizendo é que os judeus deveriam se interessar, envolver e atuar para resolver os problemas da Babilônia. Os israelitas deveriam ser ativos em procurar o bem estar daquela terra e deveriam colocá-la diante de Deus em suas orações. Imagine só: eles deveriam orar pela paz da nação que os levara para o exílio!

 

Lembrando do antigo hino sacro, nós também devemos estar cientes que somos forasteiros aqui, em terra estranha… Somos da família de Deus e esperamos a Terra Prometida (celeste pátria). No entanto é aqui, no Brasil, que Deus nos colocou por hora. É aqui que devemos edificar, plantar, casar, comprar e viver. Devemos lembrar, como aqueles judeus exilados, de procurar a paz do Brasil (da cidade e do estado) e orar pela nação.

 

O que você tem feito de prático para procurar a paz do Brasil? Será que seu voto tem sido consciente? Aliás, será que você tem se envolvido pelo menos um pouco com política? Quandp é época de eleição, você se esforça para conhecer os candidatos e suas propostas? Você sabe sobre as reformas e propostas de lei que tramitam no Congresso e sabe quem está votando em que? E as sessões abertas de sua cidade, você participa? O que você tem feito para minorar as desigualdades sociais vigentes no Brasil?

 

E as suas orações: têm incluído a MD Sra. Presidente da República? Constam e suas orações os nomes de governadores, prefeitos, deputados e senadores? Você tem orado pelas forças armadas, pelas polícias, pelos juízes e por todos investidos de autoridade (cf. Rm 13.1)?

 

À medida que somos negligentes como cristãos no cumprir dessas responsabilidades, colhemos os frutos de nossa negligência. É hora de nos conscientizarmos. Procuremos a paz do Brasil e oremos por ele ao SENHOR, porque na sua paz, nós teremos paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *