Entenda a Bíblia

Olá, seja bem vindo à página do livro Entenda a Bíblia! Aqui você encontrará as respostas para os exercícios e alguns outros materiais para te ajudar a interpretar melhor a Palavra de Deus.

João Paulo Thomaz de Aquino. Entenda a Bíblia: Um manual rápido e prático para você aprender a ler e entender a Palavra de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 2022.

Exercício do capítulo 1: Escolha uma versão bíblica que você consiga entender e na qual consiga prestar atenção.

Os exercícios dessa seção dependem do próprio leitor e de sua interação com o texto. Seguem abaixo sugestões de outros textos para o leitor fazer as mesmas perguntas.

Texto 1

15.1 Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos †fracos e não agradar a nós mesmos. 2 Cada um de nós †agrade ao seu próximo, a fim de lhe fazer o bem para a †edificação; 3 porque †também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: †As injúrias dos que te ultrajavam, caíram sobre mim. 4 Pois †tudo quanto foi escrito anteriormente para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. 5 †O Deus de paciência e consolação vos conceda †o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6 para que, unânimes e a uma boca, glorifiqueis ao †Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15.1-6, Tradução Brasileira (TB)

15.1 Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mima. 4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. 5 Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6 para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15.1-6 (ARA)

15.1 Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. 3 Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”‡. 4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
5 O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, 6 para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15.1-6 (NVI)

15.1 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos.2 Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé.3 Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as * Escrituras Sagradas: “As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim.”874 Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.5 Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!6 E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15.1-6 (NTLH)

15.1-2 Aqueles de nós que forem mais fortes e capazes na fé têm o dever de ajudar os que são vacilantes, não devem fazer apenas o que for conveniente. Se temos força é para servir, não para ganhar prestígio. Cada um de nós precisa se preocupar com o bem-estar alheio, sempre perguntando: “Como posso ajudar?”.
15.3-6 Foi o que Jesus fez. Ele não facilitou as coisas para si mesmo, evitando os problemas alheios, mas sempre estava disposto a ajudar. “Assumo os problemas dos problemáticos” — assim as Escrituras apresentam a questão. Ainda que isso tenha sido registrado nas Escrituras há muito tempo, estejam certos de que foi escrito para nós. Deus quer que o seu chamado firme e permanente combinado com o conselho caloroso e pessoal das Escrituras venham a nos caracterizar, mantendo-nos alerta para o que ele vier a fazer. Que o nosso Deus fiel, imutável, pessoal e caloroso desenvolva a maturidade em vocês, de modo que possam estar um ao lado do outro, assim como Jesus se põe ao lado de cada um de nós. Então, seremos um coral — não apenas nossa voz, mas nossa vida cantará um hino maravilhoso, em perfeita harmonia, ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus! Romanos 15.1-6, A Mensagem (MEN).

Texto 2

10.8 Nem cometamos fornicação, †como alguns deles cometeram, e caíram em um só dia †vinte e três mil. 9 Nem tentemos o Senhor, como †alguns deles o tentaram e foram mortos pelas serpentes. 10 Nem murmureis, como †alguns deles murmuraram †e pereceram pelo †destruidor. 11 Ora, essas coisas lhes aconteciam como figuras †e foram escritas para advertência de nós outros, a quem †os fins dos séculos têm chegado. 12 Por isso, aquele que †pensa estar em pé veja não caia. 13 Não vos tem sobrevindo tentação que não seja comum aos homens; mas †Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais †tentados além das vossas forças, mas também, com a tentação, proverá o meio de saída, para poderdes suportá-la. 1 Coríntios 10.8-13, Tradução Brasileira (TB)

10.8 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. 9 Não ponhamos o Senhor à provai, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. 10 Nem murmureisj, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. 11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios 10.8-13 (ARA)

10.8 Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil. 9 Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. 10 E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor.
11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. 12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10.8-13 (NVI)

8 Não devemos cometer imoralidade sexual, como alguns deles fizeram. E, porque eles fizeram isso, vinte e três mil deles caíram mortos num dia só. 9 Não devemos pôr à prova a paciência de Cristo, como alguns deles fizeram, e por isso foram mortos pelas cobras. 10 Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles, e por isso foram destruídos pelo Anjo da Morte. 11 Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos. 12 Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. 13 As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela. 1 Coríntios 10.8-13 (NTLH)

10.8-10 Não podemos cair na promiscuidade — eles pagaram caro por isso, lembrem-se, nada menos de vinte e três mil mortes num só dia. Não cometam o erro de pensar que Cristo deve nos servir! Nós é que o servimos. Eles fizeram isso, e Deus enviou-lhes cobras venenosas. Devemos tomar cuidado para não incentivar a reclamação — foi ela que os destruiu. 11-12 Esses incidentes são sinais de alerta da nossa história, escritos para que não venhamos a repetir os erros deles. Historicamente, vivemos situações semelhantes — eles no início e nós no fim — e podemos confundir tudo, assim como eles. Não sejam tão ingênuos e autoconfiantes. Vocês não são diferentes. Podem fracassar tão facilmente como qualquer um. Nada de confiar em vocês mesmos. Isso é inútil! Mantenham a confiança em Deus. 13 Nenhuma tentação, nenhum teste que surge no caminho de vocês é maior que o enfrentado por outros. Tudo que vocês precisam lembrar é que Deus não deixará que fracassem. Ele nunca permitirá que sejam pressionados além do limite, mas estará sempre com vocês para ajudá-los a vencer a tentação. 1 Coríntios 10.8-13, A Mensagem (MEN)

Exercício do capítulo 2: Ore antes, durante e depois de sua leitura ou estudo do texto bíblico

Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem. Tanto é assim, irmãos, que vocês se tornaram imitadores das igrejas de Deus que se encontram na Judeia e que estão em Cristo Jesus; porque também vocês sofreram, da parte de seus patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus 1 Tessalonicenses 2:13-14, NAA

  1. Como você poderia orar esse texto?
  2. Quais pedidos específicos poderia fazer a Deus?
  3. Quais motivos de gratidão você teria a partir desse texto?
  4. Qual atitude específica você pode decidir ter e pedir a ajuda de Deus para cumprir?

Exemplo de oração possível: Senhor Deus, ajuda-me a também receber a Palavra de Deus não como palavra de homens, mas como Palavra de Deus e que em mim, em minha família e em minha igreja ela produza frutos. Obrigado pelos pregadores fiéis que pregam a Palavra e não as suas próprias ideias. Obrigado por irmãos fieis que recebem a Palavra e a colocam em prática. Obrigado por irmãos ao redor do mundo que tem se disposto a sofrer por fidelidade ao Senhor, tem misericórdia deles, dá-lhes alívio, salva-os de perigos e guarda-os fieis em Ti. Ajuda-me a ter um relacionamento forte e verdadeiro contigo ao ponto de também estar disposto a sofrer pelo teu nome. Eu oro no nome precioso de Jesus. Amém.

Exercício do capítulo 3: Encontre uma unidade de pensamento para ler e meditar

23 .1  Então Jó respondeu:

2  “Ainda hoje a minha queixa
é de um revoltado,
apesar de a minha mão
reprimir o meu gemido.
3  Quem dera eu soubesse
onde encontrá-lo!
Então me chegaria ao seu tribunal.
4  Exporia diante dele a minha causa,
encheria a minha boca de argumentos.
5  Saberia com que palavras
ele me responderia
e entenderia
o que ele fosse me dizer.
6  Será que ele discutiria comigo,
segundo a grandeza
do seu poder?
Não! Ele me atenderia.
7  Ali, o homem reto apresentaria
a sua causa diante dele,
e eu me livraria para sempre do meu juiz.”

8  “Se me adianto, Deus não está ali;
se volto para trás, não o percebo.
9  Se ele age à minha esquerda, não o vejo;
se ele se esconde à minha direita, não o enxergo.
10  Mas ele sabe o meu caminho;
se ele me provasse,
eu sairia como o ouro.
11  Os meus pés seguiram as suas pisadas;
guardei o seu caminho
e não me desviei dele.
12  Do mandamento dos seus lábios
nunca me afastei;
escondi no meu íntimo
as palavras da sua boca.”

13  “Mas, se Deus resolveu alguma coisa,
quem o pode convencer a mudar de ideia?
O que ele quer, isso fará.
14  Pois ele cumprirá o que está ordenado
a meu respeito
e muitas coisas como
estas ainda tem planejado.
15  Por isso, fico apavorado
na sua presença;
e, quando penso nisso, tenho medo dele.
16  Deus é quem fez
o meu coração esmorecer;
o Todo-Poderoso
me encheu de pavor.
17  Porque não estou desfalecido
por causa das trevas,
nem porque a escuridão
cobre o meu rosto.” Jó 23.1-17 (NAA)

1. Qual é o problema de Jó?

Olhando apenas os versículos 8-12 de Jó 23, parece que o problema de Jó é a ausência de Deus.

2. O que Jó está fazendo nesse texto?

Jó está dizendo que se Deus o testasse, Deus veria que ele não tem pecados (que justifiquem o tanto de sofrimento que ele está experimentando).

3. Por que Jó fala da Palavra de Deus?

Jó apresenta “as palavras da sua boca”, bem como o “seu caminho” e o “mandamento dos seus lábios” como o padrão de vida no qual ele tem vivido. Jó apresenta-se a Deus como um justo que conhece a obedece as Escrituras.

4. O que você pode aprender a partir dessa passagem?

Por vezes, mesmo pessoas justas podem sentir ausência de Deus. Também é possível falar a Deus sobre os nossos sentimentos mais profundos, mesmo quando nos sentimos injustiçados por Ele.

5. Olhe esse texto em sua Bíblia e leia todo o capítulo. Como esse trecho se relaciona com o capítulo todo?

Jó, assim como faz em diversas partes do livro, deseja ter uma audiência no tribunal de Deus, pois ele quer apresentar a sua inocência na presença do Senhor e quer ser ouvido, pois não acredita que é justo o que está acontecendo com ele (versículos 1 a 7). Ainda assim, Jó reconhece que Deus é soberano, mas atualmente isso o apavora, pois Deus cumprirá os seus planos e esses planos atualmente envolvem sofrimento. Jó reconhece que toda a sua experiência dolorosa vem das mãos do Senhor e é por isso que é a Ele que Jó apela (versículos 13 a 17).

O contexto literário é fundamental em Jó. Os diálogos internos do livro só fazem sentido à luz dos capítulos 1 e 2 e 38 a 42. À luz desses trechos, entendemos que Deus havia colocado a sua própria honra nas mãos de Jó e, apesar de todo o sofrimento, Jó teve uma experiência de muito maior intimidade com o Senhor. Por meio do sofrimento de Jó, Deus atingiu vários objetivos ao mesmo mesmo: (1) calou o Diabo, (2) revelou-se de maneira ainda mais profunda a Jó, aprofundando o relacionamento entre os dois, (3) ensinou os amigos de Jó e outras pessoas da época, (4) ensinou incontáveis gerações do povo de Deus por meio desse livro bíblico e (5) apontou para Jesus Cristo como aquele que sofreu mais do que Jó e não foi salvo da morte, mas morreu em agonia para salvar o povo de Deus de sofrimentos eternos.

Exercício do capítulo 4: Analise qual é o tipo de texto bíblico que você está lendo

1. Qual é o texto narrativo?

O terceiro texto, Neemias 8.1-12

2. Qual é o texto argumentativo?

O primeiro texto, 2 Timóteo 3.14 a 4.5.

3. Qual é o texto estético?

O segundo texto, Salmo 19.

4. Qual é o assunto principal dos textos?

Os três textos falam sobre a Bíblia e seus efeitos.

5. Qual é a lição de cada um deles (o que eles ensinam sobre o assunto)?

Neemias 8.1-12 é um texto que narra os efeitos que a leitura e explicação da Palavra de Deus criaram no povo que voltou do exílio babilônico, tais como respeito, atenção, adoração ao Senhor, entendimento, choro de arrependimento, alegria e cuidado fraterno.

O Salmo 19, depois de falar sobre a revelação geral de Deus (Deus se revelando na natureza), fala sobre os nomes, características e utilidades da Bíblia:

Lei do Senhor / perfeita / restaura a alma

Testemunho do Senhor / fiel / dá sabedoria aos simples

Preceitos do Senhor / retos / alegram o coração

Mandamento do Senhor / puro / ilumina os olhos

Temor do Senhor / límpido / permanece para sempre

Juízos do Senhor / verdadeiros / igualmente justos

Valiosos, doces e servem para admoestar os servos de Deus

Em 2 Timóteo 3.14 a 4.5, Paulo ensina que as sagradas letras podem tornar alguém sábio para a salvação pela fé, que a Escritura é inspirada por Deus e útil (ensino, repreensão, correção e educação na justiça) para capacitar o homem de Deus para toda boa obra. Por tudo isso, essa Palavra deve ser pregada (corrige, repreende, exorta) insistentemente e com fidelidade.

6. Quais são as principais diferenças na forma que usam para transmitir sua lição?

Embora a lição central dos textos seja bastante próxima, cada um faz de uma maneira diferente. Os Salmos usam poesia, repetições, linguagem figurada, etc. O texto narrativo conta a história de forma emocionante e impacta o leitor por meio do exemplo daquelas pessoas. O texto de Paulo a Timóteo é mais lógico, usando argumentos, imperativos, situações da época para ensinar uma verdade e levar a uma ação.

Exercício do capítulo 5: Dicas para ler um texto narrativo

Leia o texto abaixo, aplique as ferramentas de interpretação aprendidas nesse capítulo (veja as perguntas abaixo do texto) e analise quais as possíveis maneiras de se conectar o texto a Jesus Cristo.

8 Então o sumo sacerdote Hilquias disse ao escrivão Safã: — Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu. 9 Então o escrivão Safã foi falar com o rei e lhe deu relatório, dizendo: — Os seus servos contaram o dinheiro que estava na casa do Senhor e o entregaram nas mãos dos que dirigem a obra e têm a seu encargo a Casa do Senhor. 10 Depois o escrivão Safã anunciou ao rei: — O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã o leu diante do rei. 11 Quando ouviu as palavras do Livro da Lei, o rei rasgou as suas roupas. 12 Então deu ordens a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo: 13 — Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, a respeito das palavras deste livro que foi encontrado. Porque é grande o furor do Senhor, que se acendeu contra nós, porque os nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo o que está escrito a nosso respeito. 14 Então o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram falar com a profetisa Hulda, esposa de Salum, encarregado das vestimentas da Casa do Senhor, filho de Ticva, filho de Harás. Hulda morava na Cidade Baixa, em Jerusalém. Eles lhe contaram o que havia acontecido, 15 e ela lhes disse: — Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Digam ao homem que os enviou a mim: 16 ‘Assim diz o Senhor: Eis que trarei desgraça sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que o rei de Judá leu. 17 Por terem me abandonado e queimado incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará.’ 18 Mas ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor, digam o seguinte: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a respeito das palavras que você ouviu: 19 Visto que o seu coração se enterneceu e você se humilhou diante do Senhor, quando ouviu as ameaças que fiz contra este lugar e contra os seus moradores — que seriam objeto de horror e de maldição —, rasgou as suas roupas e chorou diante de mim, também eu ouvi a sua oração, diz o Senhor. 20 Por isso, deixarei que você morra e seja sepultado em paz, e os seus olhos não verão todo o mal que trarei sobre este lugar.’ ” Então eles levaram esta resposta ao rei. (2Reis 22.8–20)

1 Qual é o tempo?

O rei Josias reinou de 641 a 609 a.C. O exílio babilônico acontece em 597 a.C. Só há mais 4 reis depois de Josias. O seu avô Manassés reinou 51 anos em Jerusalém (2Rs 21.1-2) e foi um péssimo rei. O Pai de Josias, Amom, reinou apenas 2 anos e também fez o que era mau (2Rs 21.19-20).

2 Qual é o local?

Na nação de Judá. Em Jerusalém. A nossa história acontece no templo e na corte do rei. O templo está em ruínas e precisa de reforma.

3 Quem são os personagens (principais)?

  • O rei Josias (significado do nome: Deus curou)
  • O sumo-sacerdote Hilquias (significado do nome: Deus é a minha porção)
  • O escrivão Safã
  • A profetisa Hulda

4 O que acontece com os personagens?

  • Hilquias anuncia ter encontrado o Livro da Lei na Casa do Senhor.
  • Safã lê o livro diante do rei.
  • O rei tem atitudes de humilhação e manda consultar a Deus.
  • Uma comitiva do rei consulta a profetisa Hulda.
  • A profetisa Hulda diz que Deus determinou destruir Judá, mas por causa das atitudes penitentes do rei, não o fará na época dele e que o rei morrerá em paz.

5 Há algum objeto importante?

Evidentemente, o Livro da Lei que estava perdido em pleno templo.

6 O que se pode aprender nos diálogos?

  • O livro da lei estava perdido.
  • O rei entende que o furor do Senhor é muito grande por causa da desobediência do povo.
  • Hulda confirma a conclusão do rei, mas dá-lhe uma palavra de paz da parte de Deus.

7 Existe algum comentário do narrador?

Não.

8 Qual papel o seu texto desempenha na história maior?

A vinda do rei Josias havia sido profetizada muitos anos antes de seu nascimento(1Rs 13.2)! Segundo a avaliação do autor de Reis, Josias é o melhor rei que Judá teve (2Rs 22.2; 23.25), mas ainda assim, Deus está decidido a punir duramente o seu povo, o que vai acontecer de fato no final do livro (2Rs 24–25). Considerando que a história narrada nos livros de Samuel e de Reis sai da terrível época dos juízes e passa por momentos muito bons, é muito triste ver como o povo saiu da terrível época dos juizes somente para cair em pecados tão terríveis quanto aqueles e ser punida por Deus de maneira ainda mais contundente. A vida de Josias é um testemunho contra diversos reis maus de Judá e de Israel, a partir de Saul.

9 Há alguma informação importante de contexto histórico?

O livro de Reis quer deixar claro que apesar da piedade de Josias, Deus não quis desistir de destruir o seu povo (2Rs 23.26-27). O livro das Crônicas, mostra que Josias pecou ao não ouvir a voz de Deus que veio por meio de um rei estrangeiro (2Cr 35.20-27). Rasgar as roupas é uma expressão fisica comum de lamento e grande tristeza na Bíblia (cf. Gn 37.34; 1Sm 4.12). Considerando que Josias morreu em uma guerra contra o Faraó Neco, a promessa de que ele iria morrer em paz aponta para o fato de que ele morreria antes de Deus cumprir aquilo que havia determinado quanto à destruição de Judá. Jeremias (Jr 1.2) e Sofonias (Sf 1.1) foram profetas na época de Josias.

10 Como essa história se encaixa na grande história de redenção?

Essa história confirma o terrível declínio espiritual do povo de Deus e como precisaria haver uma mudança sobrenatural de coração a fim de que o o povo se tornasse digno do Senhor. A obsolescência do templo de Israel também fica em evidência.

11 Como é possível conectar esse texto a Jesus Cristo?

Jesus Cristo é o Josias perfeito que realmente conseguiu fazer a obra que o rei Josias, apesar de sua piedade, não conseguiu. Jesus é o sumo-sacerdote Hilquias perfeito que leva o povo de volta à palavra de Deus. Jesus é o perfeito profeta que anuncia o juizo e a salvação de Deus. Jesus é a Palavra encarnada de Deus. Jesus consegue resolver o problema do pecado que ninguém conseguiu resolver na história bíblica, pois ele provê perfeito perdão, intercessão e transformação de coração. Jesus é o templo perfeito que também seria destruído e reerguido pelo próprio Deus. Em Jesus temos de maneira perfeita e completa a razão de ser de todas as instituições imperfeitas e incompletas do Antigo Testamento. O texto ainda ensina sobre a ira de Deus, a santidade de Deus, a corrupção humana, a poder da Palavra de Deus e a recompensa que Deus dá àqueles que são fiéis.

Exercício do capítulo 6: Leia Isaías 55 e depois responda às perguntas abaixo

1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. 3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.

6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto. (Isaías 55.1-13)

1 Sublinhe os imperativos e circule (negrito) as conjunções.

2 Qual é o tipo de argumento do versículo 2?

Argumento de redução ao absurdo.

3 Qual é o tipo de argumento do versículo 8?

Analogia negativa.

4 Qual é o tipo de argumento dos versículos 10-11?

Analogia positiva.

5 Qual é o motivo para o uso desses argumentos? Qual é o objetivo do texto?

Levar a povo de Deus a atitude e buscar a Deus e de santificar-se, crendo que Deus é misericordioso, fiel à aliança e sua Palavra não falha.

Exercício extra em 2 Pedro

1 Nos versículos 1.1-4, Pedro falar sobre várias coisas que Deus nos dá (concede). Quais são essas coisas?2 Quais ordens Pedro coloca sobre os cristãos em 2Pe 1.5-11?3 Porque Pedro escreveu essa carta (2Pe 1.12-15)4 O assunto de 2Pe 1.16-21 é a revelação de Deus. O que Pedro fala sobre revelação?5 O segundo capítulo de 2 Pedro apresenta uma descrição muito detalhada de como são os falsos mestres e os falsos crentes (apóstatas). Quais são essas características?6 Em 2Pe 3.1-2, Pedro novamente fala de seu propósito de escrever esta carta. Qual é o propósito?7 Qual é o problema principal que os falsos mestres estão produzindo na Igreja (2Pe 3.3-10)?8 Quais são os imperativos baseados na volta de Cristo e destruição da atual forma do mundo (2Pe 3.11-18)?9 Como você resumiria o ensino desta carta? 10 O que você aprendeu sobre Deus, Jesus, o ser humano, o mundo, a Igreja? 11 Quais decisões práticas você toma diante do que Deus falou com você por meio de 2 Pedro?

RESPOSTAS


1 Fé (1.1), graça e paz (1.2), todas as coisas que conduzem à vida e à piedade (1.3), preciosas e mui grandes promessas (1.4).2 Na fé que foi dada por Deus (1.1), acrescentem virtude, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor (1.5-9). Procurem confirmar a vocação e a eleição (1.10-11). Esse texto também apresenta razões e modos para cumprir cada uma dessas ordens. Quais são as razões e modos apresentados no texto? 3 Estando próximo da morte, Pedro resolveu lembrar os cristãos de algumas coisas fundamentais. 4 O que o próprio Pedro e os demais apóstolos ensinam sobre Cristo não se baseia em criatividade, mas em ter testemunhado a vida de Cristo e o próprio testemunho de Deus Pai. Assim os cristãos devem dar atenção à palavra profética! A Palavra de Deus (Antigo e Novo Testamento segundo 2Pe 3.15-16) vem de homens santos que falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 5 Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo [aconteceu no passado, vai acontecer sempre], também haverá [1] falsos mestres entre vocês. [2] Eles introduzirão heresias destruidoras, [2.1] chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, [2.2] trazendo sobre si mesmos repentina destruição. [3] E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado [aqui ele falou dos falsos crentes influenciados pelos falsos mestres]. [4] Movidos por avareza, [5] eles explorarão vocês com palavras fictícias. [6] Mas, para eles, a condenação decretada há muito tempo não tarda, e a destruição deles não caiu no esquecimento. [aqui começam 3 exemplos de como os falsos mestres/crentes serão punidos] Pois Deus não poupou anjos quando pecaram, mas, lançando-os no inferno, prendeu-os com correntes de escuridão, reservando-os para o juízo. E ele não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios. E, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo do que viria a acontecer com os que vivessem impiamente [aqui, ele mostrou os 3 exemplos de punição e vai falar sobre como um justo deve agir]; mas livrou o justo Ló, que ficava aflito com a conduta libertina daqueles insubordinados. Porque esse homem justo, pelo que via e ouvia ao morar entre eles, atormentava a sua alma justa, dia após dia, por causa das obras iníquas que aqueles praticavam. Assim, o Senhor sabe livrar da provação os piedosos [agora ele vai voltar a falar dos ímpios] e manter os injustos sob castigo, para o Dia do Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, [7] andam em desejos impuros e [8] desprezam qualquer autoridade. [9] Atrevidos, [10] arrogantes, [11] não temem difamar os gloriosos seres celestiais, [segue um exemplo] ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra essas autoridades sentença difamatória na presença do Senhor. Esses, porém, como [12] animais irracionais, [12.1] seres guiados pelo instinto e [12.2] que nascem para serem capturados e mortos, [13] falando mal daquilo que não entendem, [14] na sua destruição também hão de ser destruídos, [14.1] recebendo injustiça como pagamento pela injustiça que praticam. [15] Encontram prazer na satisfação de seus desejos libertinos em pleno dia. [16] Como manchas e defeitos, encontram satisfação nas suas próprias mentiras, enquanto se banqueteiam com vocês. [17] Eles têm os olhos cheios de adultério e [18] são insaciáveis no pecado. [19] Enganam almas inconstantes e [20] têm o coração exercitado na avareza, essa gente maldita. [21] Tendo abandonado o reto caminho, [22] desviaram-se e seguiram pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o pagamento pela injustiça. Mas ele foi repreendido pela sua transgressão: um animal de carga mudo, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta. [23] Esses tais são fontes sem água, névoas levadas pela tempestade, para os quais está reservada a mais profunda escuridão. Porque, [24] falando com arrogância palavras sem conteúdo, [25] enganam com desejos libertinos de natureza carnal aqueles que de fato estavam se afastando dos que vivem no erro. [26] Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor. Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, [27] se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro. Pois teria sido melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltar atrás e se afastar do santo mandamento que lhes havia sido dado. Com eles aconteceu o que diz certo provérbio muito verdadeiro: “O cão volta ao seu próprio vômito.” E: “A porca lavada volta a rolar na lama.” 2 Pedro 2.1‭-‬22 NAA6 Pedro novamente diz que quer lembrar os cristãos. 7 O problema é que os falsos mestres estão desacreditando a volta do Senhor Jesus. 8 (1) Vivam de maneira santa e piedosa (2Pe 3.11-13); (2) esforcem-se pela pureza (2Pe 3.14); (3) Considerem a paciência de Deus como oportunidade de arrependimento (2Pe 3.15-16); (4) tenham cuidado para não cair no mesmo erro dos ímpio (2Pe 3.17); (5) cresçem na graça e no conhecimento (2Pe 3.18). E como Pedro qualifica esses imperativos?

Exercício do capítulo 7: Dicas para ler um texto estético

Leia o texto e responda às perguntas abaixo.

1 Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5 Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6 Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1.1-6)

1 Quais são os paralelismos que existem nesse texto?

  • No v. 1 temos um paralelismo progressivo de 3 linhas: não anda… não se detém… não se assenta…
  • No v. 2 temos um paralelismo sinonímico: tem prazer na lei do Senhor… medita na mei de dia e de noite
  • Nos v. 3 e 4 Existe um paralelismo antitético bastante forte: o justo é como uma árvore plantada em local especial e o ímpio é como a palha (um pedaço de árvore em seu último estado de degradação).
  • No v. 5 temos um paralelismo sinonímico: os ímpios não prevalecerão no juizo nem os pecadores na congregação dos justos.
  • No v. 6 temos um paralelismo antitético: p Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

2 Quais são as figuras que existem nesse texto?

  • A vida é como um caminho. Devemos analisar com quem andamos e com quem paramos para conversar. Há caminhos bons e caminhos maus.
  • O justo é como uma árvore muito bem cuidada e preservada pelo Senhor e ele dá frutos.
  • O ímpio é como uma palha carregada pelo vento.

3 Quais outros textos da Bíblia ajudam a entender este?

  • Josué 1.8
  • Jeremias 17.7-8
  • A metáfora do caminho é usada em diversos outros textos da Escritura (Jo 14.6; Gn 6.12; Dt 5.33; Mt 7.13-14; Provérbios)
  • A metáfora da árvore e dos frutos também é bastante usada pelos autores bíblicos (Mt 7.15-20; 12.33; Ez 17.22-24)

Exercício do capítulo 8: Qual é o ensino desse texto? Quais doutrinas ele suporta?

Relacione o texto abaixo com a doutrina sobre Jesus Cristo (Cristologia), com os momentos da História da Redenção e com outras doutrinas da Teologia Sistemática que podem ser corretamente extraídas do texto.

Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo. O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Hebreus 1.1-4)

Cristologia

  • Jesus, o filho de Deus, é a principal revelação de Deus, ele é o próprio resplendor da glória de Deus e a expressão exata do ser de Deus.
  • Cristo é o herdeiro de Deus
  • Cristo é o agente da criação de Deus
  • Jesus sustenta todas as coisas pela sua palavra poderosa
  • Jeuss providenciou a purificação dos pecados pela sua obra
  • Jesus se assentou à direita de Deus Pai
  • O Jesus, homem-Deus, é totalmente superior aos anjos

História da Redenção

  • Depois da vinda de Cristo a maneira de Deus se revelar mudou
  • Cristo é a provisão de Deus para purificação de pecados

Teologia da Revelação (Prolegômenos)

  • A maneira de Deus se revelar mudou ao longo da história dos profetas (visões, sonhos) para o próprio Jesus Cristo, a Palavra encarnada (Jo 1.1)

Teontologia (Doutrina de Deus)

  • Deus fala (se revela)
  • Deus constituiu Cristo como herdeiro de todas as coisas
  • Deus criou o universo por meio de Cristo
  • Deus é o Rei (Majestade)

Exercício do capítulo 9: Quais são as maneiras que Deus quer te transformar a partir do texto bíblico?

Leia o texto e responda às perguntas abaixo.

10 Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, 11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, os quais tive de enfrentar em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições sofri! Porém o Senhor me livrou de todas elas. 12 Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

14 Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu 15 e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3.10-17)

1 Preste atenção nas frases que compõe esse texto.

2 Faça algumas aplicações práticas para a sua vida a partir de cada frase:

  • É bom ter alguém que possa me ajudar a viver a vida e ministério cristãos assim como Timõteo tinha Paulo.
  • Também é possivel ajudar a outros.
  • Paulo foi exemplo e várias coisas para Timóteo: ensino, conduta, propósito, fé, paciência, amor, perseverança, perseguições, sofrimento, livramento de Deus. Como eu estou em cada uma dessas áreas? Como eu posso ser exemplo em cada uma dessas áreas para alguém?
  • Paulo afirma que todos que querem viver piedosamente serão perseguidos. Eu estou sendo perseguido de alguma forma, em algum lugar? Caso afirmativo, é realmente perseguição por causa de Cristo ou erro meu? Se não estou sendo perseguido, seria porque eu não estou sendo fiel ao Senhor?
  • Os impostores são marcados por enganarem e serem enganados. Seria a minha vida marcada por essas coisas também?
  • Sobre permanecer naquilo que aprendi, em qual área ou ensinamento preciso atentar mais para essa exortação?
  • Como em minha vida prática a Bíblia tem me tornado mais sábio para a salvação? Tenho gastado tempo suficiente com a Palavra de Deus?
  • O texto diz que a Escritura é inspirada por Deus: eu a tenho recebido como a maior autoridade na minha vida ou ouço mais supostos especialistas sobre criação de filhos, sobre sucesso, sobre casamento, etc?
  • O texto diz que a Escritura é útil para ensino, repreensão, correção e educação. Quais áreas na minha vida eu preciso de cada uma dessas coisas? Seria possível conversar com alguém para me ajudar a responder essa (e outras) perguntas?
  • Como eu posso me tornar perfeito e perfeitamente habilitado para a prática de boas obras? Quais boas obras eu já faço e nas quais posso melhorar? Quais boas obras eu ainda não faço e posso começar a fazer?

3 O que o texto te ensina sobre Deus?

  • Deus me deixou a sua Palavra para me ajudar em muitas coisas.
  • Cristo pode me librar em momentos de aflição.
  • Somente conseguirei viver piedosamente em comunhão com Cristo Jesus
  • Deus escolhe pessoas para serem servas dele

4 O que o texto te ensina sobre você mesmo?

Em mim mesmo, sou tendente ao pecado e ao desânimo e por isso preciso ser exortado pela Palavra de Deus a fim de ficar firme diante das perseguições e outras situações da vida.

5 O que o texto te ensina sobre a Bíblia?

A Bíblia é o principal meio de Deus para me amadurecer, desenvolver, cuidar e usar em seu reino.

6 Como você pode orar esse texto?

Senhor, ajuda-me nos momentos de aflição e encontrar pessoas que possa me ajudar a ficar firme e ajuda-me a ser ajuda para outros. Dá-me forças nos momentos de perseguição e sofrimento. Dá-me mais amor e disposição para ler a tua Palavra e para ensiná-la a outras pessoas. Eu quero ser perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra. Ajuda-me, Senhor. em nome de Jesus. Amém.

7 Qual decisão prática você pode tomar?

  • Vou conversar com o meu cônjuge sobre essa passagem e sobre as ideias que eu estraí dela.
  • Vou começar a discipular X
  • Vou pedir a Y para ser meu mentor.
  • Vou começar a ir a um asilo ou orfanato uma vez por mês para ajudar e ensinar a Bíblia se tiver oportunidade.

8 O que você pode decidir sobre compartilhar esse texto com alguém?

  • Ensinarei esse txeto aos meus filhos. Um por vez.
  • Convidarei um jovem da Igreja para almoçar e vou compartilhar com ele esse texto e essa maneira de ler a Bíblia.

Exercício do capítulo 10: Leia a Bíblia tematicamente!

Todos os textos bíblicos usados nos exercícios anteriores falam da Bíblia. Volte a todos eles e faça uma lista dos nomes, características e utilidades da Bíblia. Depois de feita essa lista, medite em como você pode ter mais proveito com a Bíblia, considerando que ela é tudo isso que você acabou de descobrir. Ore e peça a Deus que te ajude a melhorar em sua busca por ouvir a voz dele por meio da Palavra.

  • Hebreus 4.12-13: Palavra de Deus: viva, eficaz, cortante, discerne pensamentos e motivações do coração, nos deixa vulneráveis diante de Deus.
  • 1 Tessalonicenses 2.13-14: Palavra de Deus e não meramente palavra humana que atua eficazmente nos que creem e os transforma em imitadores de bons praticantes da Palavra, dispostos até mesmo a sofrer perseguição.
  • Jó 23.8-12: Mandamentos, palavras da boca de Deus.
  • 2 Timóteo 3.14 a 4.5: sagradas letras que podem tornar sabio para a salvação. Escritura útil. Palavra, sã doutrina, verdade.
  • Salmo 19: Lei, testemunho, preceitos, mandamento, temor, juízos do Senhor. É perfeita, fiel, reta, pura, límpida, verdadeira, eterna, justa e desejável. Restaura a alma, dá sabedoria, alegra o coração e ilumina os olhos
  • Neemias 8.1-12: Livro da Lei de Moisés que traz quebrantamento, restauração e alegria.
  • 2 Reis 22.8–20: Livro da Lei, traz arrependimento, fala sobre o futuro e tem promessas.
  • Isaías 55.1-13: Palavra que sau da boca de Deus e não volta vazia, mas faz o que Deus quer.
  • Salmo 1: Lei do Senhor que dá vida àqueles que nela meditam.

Oficina do Lançamento do Livro (10/09/2022): 6o Congresso Cultura Cristã

1 Escolha uma versão bíblica que você consiga entender e na qual consiga prestar atenção

Lucas 9.28–32 (Grego NA28 e Tradução Literal do autor):

*28 Ἐγένετο δὲ μετὰ τοὺς λόγους τούτους ὡσεὶ ἡμέραι ὀκτὼ*[καὶ] παραλαβὼν Πέτρον καὶ ⸉Ἰωάννην καὶ Ἰάκωβον⸊ ⸆ ἀνέβη εἰς τὸ ὄρος προσεύξασθαι.

28 E aconteceu depois destas palavras mais ou menos dias oito [e] pegando consigo Pedro e João e Tiago (Jacó) subiu para a montanha a fim de orar.

29 καὶ ἐγένετο ἐν τῷ ⸀προσεύχεσθαι αὐτὸν ⸂τὸ εἶδος⸃ τοῦ προσώπου αὐτοῦ ⸄ἕτερον καὶ⸅ ὁ ἱματισμὸς αὐτοῦ ⸆ λευκὸς ἐξαστράπτων.

29 E aconteceu no estar orando ele a aparência externa do rosto dele outra (ἕτερον) e a roupa dele branca brilhando como um raio.

30 καὶ ἰδοὺ ἄνδρες δύο ⸀συνελάλουν αὐτῷ, οἵτινες ἦσαν Μωϋσῆς καὶ Ἠλίας, 31 οἳ ὀφθέντες ἐν δόξῃ ἔλεγον τὴν ἔξοδον αὐτοῦ,* ἣν ⸀ἤμελλεν πληροῦν ⸁ἐν Ἰερουσαλήμ.*

30 E veja! homens dois falavam com ele, os quais eram Moisés e Elias, 31 os quais sendo vistos em glória, falavam a respeito do êxodo dele, o qual estava para se cumprir em Jerusalém.

32 ὁ δὲ Πέτρος καὶ οἱ σὺν αὐτῷ ἦσαν βεβαρημένοι ὕπνῳ·* διαγρηγορήσαντες δὲ εἶδον τὴν δόξαν αὐτοῦ καὶ τοὺς δύο ἄνδρας τοὺς συνεστῶτας αὐτῷ.

32 E Pedro e os que com ele estavam exauridos (inebriados, pesados) com sono. Então acordando totalmente, viram a glória dele e os dois homens que estavam com ele.

33 καὶ ἐγένετο ἐν τῷ διαχωρίζεσθαι αὐτοὺς ἀπʼ αὐτοῦ εἶπεν °ὁ Πέτρος πρὸς τὸν Ἰησοῦν·* ⸀ἐπιστάτα, καλόν ἐστιν ἡμᾶς ὧδε εἶναι,* ⸂καὶ ποιήσωμεν⸃ σκηνὰς τρεῖς, μίαν σοὶ καὶ μίαν Μωϋσεῖ καὶ μίαν Ἠλίᾳ, μὴ εἰδὼς ὃ λέγει.

33 E aconteceu no estando apartando-se eles dele, disse Pedro para Jesus: Mestre, bom é para nós aqui estar, e faremos tendas três, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo (PERF) o que dizer.

34 ταῦτα δὲ αὐτοῦ λέγοντος ἐγένετο νεφέλη καὶ ⸀ἐπεσκίαζεν αὐτούς·* ἐφοβήθησαν δὲ ἐν τῷ ⸂εἰσελθεῖν αὐτοὺς⸃ εἰς τὴν νεφέλην.*

34 E essas coisas dele dizendo aconteceu uma nuvem e estava cobrindo a eles. E ficaram atemorizados no entrar deles na nuvem.

35 καὶ φωνὴ ⸀ἐγένετο ἐκ τῆς νεφέλης λέγουσα·* οὗτός ἐστιν ὁ υἱός μου ὁ ⸁ἐκλελεγμένος, αὐτοῦ ἀκούετε.

35 E uma voz aconteceu da nuvem dizendo: este é o filho meu, o eleito, a ele ouvi!

36 καὶ ⸆ ἐν τῷ γενέσθαι τὴν φωνὴν εὑρέθη Ἰησοῦς μόνος. ⸂καὶ αὐτοὶ⸃ ἐσίγησαν καὶ οὐδενὶ ἀπήγγειλαν ἐν ἐκείναις ταῖς ἡμέραις οὐδὲν ὧν ἑώρακαν.

36 E no acontecer a voz, encontrou-se Jesus sozinho. E eles mantiveram silêncio e para ninguém anunciaram naqueles dias nada do que viram (PERF).

Lucas 9.28–32 (Tradução Brasileira): 28 Cerca de oito dias depois de haver assim falado, levou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte para orar. 29 Enquanto orava, o aspecto do seu rosto alterou-se, e as suas vestes tornaram-se brancas e resplandecentes. 30 Eis que dois varões falavam com ele; estes eram Moisés e Elias, 31 que apareceram em glória e falavam da sua retirada que ele estava para realizar em Jerusalém. 32 Pedro e seus companheiros estavam oprimidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões ao lado dele. 33 Ao apartarem-se estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui, e façamos três tabernáculos: um para ti, outro para Moisés e outro para Elias, não sabendo o que dizia. 34 Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os envolvia; e encheram-se de temor ao entrar na nuvem. 35 Dela saiu uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu escolhido, ouvi-o. 36 Tendo cessado a voz, viram só a Jesus. Eles guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que haviam visto.

Lucas 9.28–36 (NAA): 28Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte com o propósito de orar. 29E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e a roupa dele ficou de um branco brilhante. 30E eis que dois homens falavam com ele: eram Moisés e Elias, 31que apareceram em glória e falavam da morte de Jesus, que ele estava para cumprir em Jerusalém. 32Pedro e seus companheiros estavam caindo de sono; mas, conservando-se acordados, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33Quando estes começaram a se afastar de Jesus, Pedro lhe disse: — Mestre, bom é estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Porém, Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu. E ficaram com medo ao entrar na nuvem. 35E dela veio uma voz que dizia: — Este é o meu Filho, o meu eleito; escutem o que ele diz! 36Depois daquela voz, perceberam que Jesus estava sozinho. Eles ficaram calados e, naqueles dias, não contaram nada a ninguém a respeito do que tinham visto.

Lucas 9.28–36 (NVI): 28 Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. 29 Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago. 30 Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. 31 Apareceram em glorioso esplendor, e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém. 32 Pedro e os seus companheiros estavam dominados pelo sono; acordando subitamente, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando estes iam se retirando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. (Ele não sabia o que estava dizendo.) 34 Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. 35 Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!”36 Tendo-se ouvido a voz, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram isto somente para si; naqueles dias, não contaram a ninguém o que tinham visto.

Lucas 9.28–36 (Nova Versão Transformadora): 28 Cerca de oito dias depois, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago a um monte para orar. 29 Enquanto ele orava, a aparência de seu rosto foi transformada, e suas roupas se tornaram brancas e resplandecentes. 30 De repente, Moisés e Elias apareceram e começaram a falar com Jesus. 31 Tinham um aspecto glorioso e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém. 32 Pedro e os outros lutavam contra o sono, mas acabaram despertando e viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando Moisés e Elias iam se retirando, Pedro, sem saber o que dizia, falou: “Mestre, é maravilhoso estarmos aqui! Vamos fazer três tendas: uma será sua, uma de Moisés e outra de Elias”. 34 Enquanto ele ainda falava, uma nuvem surgiu e os envolveu, enchendo-os de medo. 35 Então uma voz que vinha da nuvem disse: “Este é meu Filho, meu Escolhido. Ouçam-no!”. 36 Quando a voz silenciou, só Jesus estava ali. Naquela ocasião, os discípulos não contaram a ninguém o que tinham visto.

Lucas 9.28–36 (Bíblia Viva): 28 Oito dias depois Ele levou consigo Pedro, Tiago e João a uma montanha, para orar. 29 E quando Ele estava orando, seu rosto começou a brilhar, e suas roupas ficaram brilhantes de brancura e de luz. 30 Então apareceram dois homens e começaram a falar com Ele – Moisés e Elias !3 1Eram de uma aparência linda, gloriosa à vista; estavam falando da morte dEle em Jerusalém, que iria acontecer de acordo com os planos de Deus .3 2Pedro e os outros estavam muito sonolentos e adormeceram. Mas acordaram e viram Jesus cercado de brilho e glória, e dois homens com Ele .3 3Quando Moisés e Elias iam embora, Pedro, todo confuso e não sabendo nem o que estava dizendo, falou: “Mestre, isto é maravilhoso! Vamos armar três abrigos – um para o Senhor, um para Moisés e outro para Elias! “3 4Mas no mesmo instante em que ele estava dizendo isto, uma nuvem brilhante surgiu por cima, e o medo tomou conta deles quando a nuvem os cobriu. 3 5E uma voz da nuvem disse: “Este é meu Filho, meu Escolhido, a quem vocês devem ouvir”. 3 6Então quando a voz parou de falar, Jesus estava sozinho com seus discípulos. Eles não contaram a ninguém o que tinham visto até muito tempo depois.

Lucas 9.28–36 (NTLH): 28 Mais ou menos uma semana depois de ter dito essas coisas, Jesus levou Pedro, João e Tiago e subiu o monte para orar.29 Enquanto orava, o seu rosto mudou de aparência, e a sua roupa ficou muito branca e brilhante.30 De repente, dois homens apareceram ali e começaram a falar com ele. Eram Moisés e Elias,31 que estavam cercados por um brilho celestial. Eles falavam com Jesus a respeito da morte que, de acordo com a vontade de Deus, ele ia sofrer em Jerusalém.32 Pedro e os seus companheiros estavam dormindo profundamente, mas acordaram e viram a * glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33 Quando esses dois homens estavam se afastando de Jesus, Pedro disse: — Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Pedro não sabia o que estava dizendo.34 Ele ainda estava falando, quando apareceu uma nuvem e os cobriu. Os discípulos ficaram com medo quando a nuvem desceu sobre eles.35 E da nuvem veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz! 36 Quando a voz parou, eles viram que Jesus estava sozinho. Os discípulos ficaram calados e naquela ocasião não disseram nada a ninguém sobre o que tinham visto.

Lucas 9.28–36 (A Mensagem): 28-31 Cerca de oito dias depois, Jesus subiu a um monte para orar e levou consigo Pedro, João e Tiago. Enquanto orava, a aparência de seu rosto mudou, e suas roupas ficaram brancas a pontq de ofuscar a vista. Dois homens apareceram para conversar com ele. Eram Moisés e Elias Que aparição gloriosa Eles falavam a. respeito da partida de Jesus para Jerusalém. 32-33 Enquanto isso, Pedro e os demais haviam caído no sono. Quando acordaram, esfregando os olhos, viram Jesus em sua glória com Moisés e Elias. Depois que Moisés e Elias se retiraram, Pedro disse a Jesus: Senhor, este é um momento sublime! Vamos construir três memoriais- um para o senhor, um para Moisés e outro para Elias. Ele falava sem pensar. 34-35 Nesse instante, uma nuvem brilhante os envolveu. Dentro da nuvem, todos tiveram profunda consciência da presença de Deus. Lá dentro, ouviram uma voz: Este é meu Filho, marcado pelo meu amor. Ouçam-no! 36 Quando a voz cessou, eles viram Jesus sozinho. Por um bom tempo ficaram em silêncio. Nem mesmo entre si comentaram o que tinham visto.

2 Ore antes, durante e depois de sua leitura ou estudo do texto bíblico

Como podemos orar o relato da transfiguração?

3 Encontre uma unidade de pensamento para ler e meditar

Êxodo 34.29–35 (NAA): 29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois de Deus ter falado com ele. 30Quando Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; e ficaram com medo de chegar perto dele. 31Então Moisés os chamou. Arão e todos os chefes da congregação foram até ele, e Moisés lhes falou. 32Depois, vieram também todos os filhos de Israel, aos quais Moisés ordenou tudo o que o Senhor lhe havia falado no monte Sinai. 33Quando Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto 3 4Porém, quando Moisés vinha diante do Senhor para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35Assim, os filhos de Israel viam o rosto de Moisés, viam que a pele do seu rosto resplandecia; porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar para falar com o Senhor.

4 Analise qual é o tipo de texto bíblico que você está lendo

Narrativo

Argumentativo

Estético

5 Dicas para ler um texto narrativo

Personagens:

Quando:

Onde:

Objetos:

Contexto literário:

Outras narrativas da mesma história:

Tensão:

Palavras / conceitos importantes:

6 Dicas para ler um texto argumentativo

2Pedro 1.12–21 (NAA): 12Por esta razão, sempre estarei pronto para fazer com que vocês se lembrem destas coisas, embora já as conheçam e tenham sido confirmados na verdade que receberam. 13Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar essas lembranças em vocês, 14certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. 15Mas, de minha parte, me esforçarei ao máximo para que sempre, mesmo depois da minha partida, vocês se lembrem dessas coisas.

16Porque não lhes demos a conhecer o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade. 17Porque ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando, pela Suprema Glória, lhe foi enviada a seguinte voz: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.” 18Ora, nós ouvimos esta voz vinda do céu quando estávamos com ele no monte santo. 19Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês.

20 Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; 21porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

7 Dicas para ler um texto estético

Apocalipse 1.9–20 (NAA): 9Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10Achei-me no Espírito, no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11dizendo: — Escreva num livro o que você vê e mande-o às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. 12Voltei-me para ver quem falava comigo e, ao me voltar, vi sete candelabros de ouro 13e, no meio dos candelabros, um semelhante a um filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com um cinto de ouro. 14A cabeça e os cabelos dele eram brancos como alva lã, como neve. Os olhos eram como chama de fogo. 15Os seus pés eram semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha. A voz era como som de muitas águas. 16Na mão direita ele tinha sete estrelas, e da sua boca saía uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. 17Ao vê-lo, caí aos seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: — Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último 18e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno. 19Escreva, pois, as coisas que você viu, as que são e as que hão de acontecer depois destas. 20Quanto ao mistério das sete estrelas que você viu na minha mão direita e quanto aos sete candelabros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

8 Qual é o ensino desse texto? Quais doutrinas ele suporta?

Teologia bíblica

Teologia sistemática

9 Quais são as maneiras que Deus quer te transformar a partir do texto bíblico?

  • Faça algumas aplicações práticas para a sua vida a partir de cada frase:
  • O que o texto te ensina sobre Deus?
  • O que o texto te ensina sobre você mesmo?
  • O que o texto te ensina sobre a Bíblia?
  • Como você pode orar esse texto?
  • Qual decisão prática você pode tomar?
  • O que você pode decidir sobre compartilhar esse texto com alguém?

10 Leia a Bíblia tematicamente!

https://www.biblegateway.com/quicksearch/?quicksearch=Rosto&version=NVI-PT&resultspp=250

https://bible.knowing-jesus.com/topics/Face-Of-God

Conclusão: Não leia apenas, estude!

Quanto mais você estudar o relato da transfiguração a partir dos seus diversos personagens, temas, teologias, relatos, referências intertextuais, contexto histórico, etc., mais bênçãos você consegue extrair do texto para você mesmo e para outros!

Ensinamentos/Aplicações do Relato da Transfiguração

  • Jesus é um modelo de oração para nós. Existem locais mais apropriados?
  • Jesus merece toda adoração: Ele é Deus. Ele é Santo.
  • Jesus deve ser ouvido. Ele é a culminância da revelação de Deus.
  • Assim, Jesus é evidentemente a chave hermenêutica das Escrituras
  • Jesus é o verdadeiro Israel que fez seu Êxodo como nosso representante.
  • Jesus veio para cumprir um papel central no plano da redenção.
  • Momentos gloriosos em nosso relacionamento com Deus não devem ser “habitados”, mas devem nos dar força e direcionamento para o serviço adiante de nós.
  • Nem todas as experiências espirituais são para todos. O Deus que escolhe os eleitos, também escolhe quais experiências cada um terá e quais funções cada um exercerá. Lute contra a inveja e seja grato com aquilo que Deus concedeu a você e não aos outros.
  • Assim como fez com Jesus, Deus nos preparará para os momentos de sofrimento que estiverem adiante de nós.

3º Encontro JMC de Teologia Reformada

A Reforma e a Interpretação Bíblica (28/10/2022)

Introdução

  • Interpretação Medieval: texto em latim, alegoria, somente os especialistas da igreja interpretam.
  • Interpretação Reformada: texto original e tradução no vernáculo, interpretação histórico-gramatical, todos tem o direito de interpretar.

1 Existem Três Grandes Tipos de Texto na Bíblia

  • Textos Narrativos
  • Texto Argumentativos
  • Textos Estéticos

2 Exemplo de Interpretação de Texto Narrativo (Jeremias 28)

ContextoJeremias estava usando um jugo como símbolo de que Judá e as demais nações deveriam se submeter ao domínio da BabilôniaJr 27.2, 9-10; 12-17Deus já havia anunciado para Jeremias que o exílio duraria 70 anos (Jr 25.12)
 CENA 1
Quando?1 No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no quinto mês do quarto ano, 2Rs 24.18–20; 2Cr 36.11–13Julho/Agosto de 594 a.C.597: 1ª deportação para a Babilônia587: destruição de Jerusalém
Quem? (Caracterização do personagem)Hananias, filho de Azur e profeta da cidade de Gibeão, falou comigo [Jeremias]
Onde?na Casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo. Ele me disse:
Introdução de Discurso DiretoEle me disse:
Discurso Direto Tensão 12— Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Quebrei o jugo do rei da Babilônia. 3Dentro de dois anos, eu trarei de volta a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou daqui e levou para a Babilônia. 4Eu também trarei de volta a este lugar Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá que foram para a Babilônia, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia.”
Introdução de Discurso Direto5Então o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava na Casa do Senhor. 6Jeremias disse:
Discurso Direto Tensão 2— Amém! Que assim faça o Senhor! Que o Senhor confirme as palavras que você profetizou, e traga de volta a este lugar os utensílios da Casa do Senhor e todos os exilados que estão na Babilônia. 7 Mas ouça bem esta palavra, que eu falo a você e a todo o povo: 8 Os profetas que houve antes de mim e antes de você, desde a antiguidade, profetizaram guerra, calamidade e peste contra muitas terras e grandes reinos. 9O profeta que profetizar paz será conhecido como profeta enviado pelo Senhor apenas quando a sua palavra se cumprir. Deuteronômio 18.20-22
Ação Simbólica de Hananias Tensão 510Então o profeta Hananias tirou a canga que estava no pescoço do profeta Jeremias e a quebrou.
Introdução de Discurso Direto11Depois falou na presença de todo o povo:
Discurso Direto: Interpretação da ação simbólica— Assim diz o Senhor: “Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo que Nabucodonosor, rei da Babilônia, pôs sobre o pescoço de todas as nações.”
Conclusão da cenaDiante disso, Jeremias, o profeta, foi embora, seguindo o seu caminho.
 CENA 2
Introdução de Discurso Direto12 Mas depois que Hananias, o profeta, quebrou a canga que estava no pescoço do profeta Jeremias, veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
Discurso Direto Tensão 1013— Vá e fale com Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor: “Você quebrou uma canga de madeira, mas ela será substituída por uma canga de ferro. 14Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Porei um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem Nabucodonosor, rei da Babilônia; e elas o servirão. Até os animais selvagens eu entreguei a ele.”
 CENA 3
Introdução de Discurso Direto15Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias:
Discurso Direto— Escute bem, Hananias: O Senhor não o enviou, mas você fez com que este povo confiasse em mentiras. 16Por isso, assim diz o Senhor: “Eis que eu o expulsarei da face da terra. Você morrerá ainda este ano, porque pregou rebeldia contra o Senhor.”  
Conclusão sem final feliz: é uma tragédia17E o profeta Hananias morreu naquele mesmo ano, no sétimo mês.  
AplicaçõesDeus se ira contra o pecado do seu povoDeus usa governantes maus para punir os pecados do seu povoO fato de o povo preferir as falsas profecias em vez da profecia verdadeira (pregação da Palavra), faz com que o castigo se torne pior.Uma marca clara da falsa profecia é o anúncio de coisas boas!Deus pune os falsos profetas que enganam o povo em nome do Senhor e, assim, pregam rebeldia

3 Exemplo de Interpretação de Texto Argumentativo (Jeremias 29.1-23)

Introdução narrativa1São estas as palavras da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro, aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia. 2Isso aconteceu depois que saíram de Jerusalém o rei Jeconias, a rainha-mãe, os oficiais, as autoridades de Judá e Jerusalém e os carpinteiros e ferreiros. 3A carta foi levada por Elasa, filho de Safã, e por Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, tinha enviado à Babilônia, a Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ela dizia o seguinte:
Remetente4Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia:
Imperativos5Construam casas e morem nelas; plantem pomares e comam o seu fruto. 6Casem e tenham filhos e filhas; escolham esposas para os filhos de vocês e deem as suas filhas em casamento, para que tenham filhos e filhas. Aumentem em número e não diminuam aí na Babilônia! 7Procurem a paz da cidade para onde eu os deportei e orem por ela ao Senhor; porque na sua paz vocês terão paz.
Razão 1: Quem fala que vocês vão ficar pouco tempo no exílio são falsos profetas8Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não se deixem enganar pelos profetas e adivinhos que vivem no meio de vocês. Não deem ouvidos aos sonhadores, que sempre sonham segundo o desejo de vocês. 9Porque eles profetizam falsamente em meu nome; eu não os enviei”, diz o Senhor.
Razão 2: Vocês ainda vão ficar na Babilônia 70 anos, mas depois eu os restaurarei10Assim diz o Senhor: “Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vocês e cumprirei a promessa que fiz a vocês, trazendo-os de volta a este lugar.  
Razão 3: Eu, o SENHOR, estou fazendo o melhor pra vocês: restauração espiritual e depois restauração física11Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. 12Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. 13Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. 14Serei achado por vocês, diz o Senhor, e farei com que mude a sorte de vocês. Eu os congregarei de todas as nações e de todos os lugares para onde os dispersei, diz o Senhor, e trarei vocês de volta ao lugar de onde os mandei para o exílio.”  
Razão 4: O destino do povo que ficou em Judá será terrível!15 Vocês dizem: “O Senhor nos suscitou profetas na Babilônia.” 16 Mas assim diz o Senhor a respeito do rei que se assenta no trono de Davi e de todo o povo que vive nesta cidade, os irmãos de vocês que não foram com vocês para o exílio. 17 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Eis que enviarei contra eles a espada, a fome e a peste e farei com que sejam como figos ruins, que são tão ruins que não se podem comer. 18 Eu os perseguirei com a espada, a fome e a peste. Farei deles um motivo de espanto para todos os reinos da terra e os porei por objeto de maldição, de horror, de vaias e de deboche entre todas as nações para onde os tiver dispersado. 19 Porque eles não deram ouvidos às minhas palavras, diz o Senhor, que sempre de novo lhes enviei por meio dos meus servos, os profetas. E vocês também não quiseram ouvir, diz o Senhor. 20 Portanto, escutem a palavra do Senhor, todos vocês exilados, que enviei de Jerusalém para a Babilônia.”
Razão 5: Eu vou provar para vocês que os falsos profetas são, de fato, falsos profetas21Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e de Zedequias, filho de Maaseias, que estão no meio de vocês e profetizam mentiras em meu nome: “Eis que os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante dos olhos de vocês. 22Daí surgirá nova espécie de maldição entre os exilados de Judá que estão na Babilônia: ‘Que o Senhor faça com você o que fez com Zedequias e Acabe, os quais o rei da Babilônia assou no fogo!’ 23Isso porque fizeram loucura em Israel, cometeram adultério com as mulheres de seus companheiros e anunciaram falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei dizer. Eu o sei e sou testemunha disso, diz o Senhor.”
AplicaçãoA nossa situação vivendo “no mundo” se assemelha muito à situação dos exilados na Babilônia. Vivemos em um lugar que não é exatamente a nossa casa e nos sentimos estrangeiros e peregrinos.Nesse contexto, devemos viver a nossa vida da melhor maneira possível e sermos os melhores cidadãos possíveis, ainda que não nos identificando completamente com a Babilônia.Temos que tomar cuidado com os falsos profetas que querem nos trazer mensagens positivistas.Deus tem o tempo determinado por Ele e o nosso papel é esperar pacientemente.Também devemos crescer em santidade enquanto aguardamos e, para isso, dar ouvidos somente aqueles que realmente portam a verdadeira Palavra de Deus

4 Exemplo de interpretação de texto estético (Jeremias 30)

Introdução de Discurso Direto1Palavra que foi dita a Jeremias da parte do Senhor: 2— Assim diz o Senhor, Deus de Israel:
Discurso Direto: Quadro de referência dentro do qual o texto a seguir deve ser lidoEscreva num livro todas as palavras que eu lhe falei. 3Porque eis que vêm dias, diz o Senhor, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o Senhor. Farei com que voltem para a terra que dei aos seus pais, e eles a possuirão.
Introdução ao texto estético4São estas as palavras que o Senhor falou a respeito de Israel e de Judá: 5 Assim diz o Senhor:  
Paralelismo sinonímico e Metáfora“Ouvimos um grito de terror, um grito de medo e não de paz.
Metáfora: Imagem de homens sofrendo como se estivessem dando à luz.6  Perguntem e vejam se um homem pode dar à luz uma criança? Por que, então, vejo todos esses homens com as mãos na cintura, como se fossem uma mulher que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos?
Paralelismo sinonímico7  Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante!
Paralelismo antitéticoÉ tempo de angústia para Jacó, mas ele será salvo dela.”
Anúncio de libertação do jugo, da restauração espiritual do povo e da vinda de Davi!8 — Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, eu quebrarei o jugo que está sobre o pescoço de vocês e despedaçarei as correias. E nunca mais estrangeiros irão escravizar este povo, 9 que servirá ao Senhor, seu Deus, e também a Davi, que lhes darei como rei.
Paralelismo sinonímico10  “Portanto, não tenha medo, meu servo Jacó”, diz o Senhor, “nem se atemorize, ó Israel.  
Paralelismo sinonímicoPois eis que eu o livrarei dessa terra distante e salvarei a sua descendência da terra do exílio.  
ParalelismoJacó voltará e ficará tranquilo e sossegado; e não haverá quem o atemorize.  
Razão e Resultado11  Porque eu estou com você para salvá-lo”, diz o Senhor. “Por isso, destruirei completamente todas as nações por onde o espalhei. A você eu não destruirei completamente, mas castigarei em justa medida; de modo nenhum deixarei você impune.”
  
Introdução de Discurso Direto12  Porque assim diz o Senhor:
Paralelismo sinonímico e Metáfora“A sua ferida é incurável, o seu ferimento é grave.
Paralelismo sinonímico e Metáfora13  Não há quem defenda a sua causa; não há remédio nem cura para a sua ferida.
Paralelismo sinonímico e Metáfora14  Todos os seus amantes se esqueceram de você; já não perguntam por você.
Quiasmo (continua a metáfora da ferida)Porque eu a feri como se você fosse um inimigo; o castigo foi cruel, por causa da grandeza da sua maldade e da multidão dos seus pecados. 15 Por que você grita por causa da sua ferida? Essa sua dor é incurável. Por causa da grandeza de sua maldade e da multidão dos seus pecados é que eu fiz estas coisas.
Paralelismo antitético16 Por isso, todos os que a devoram serão devorados,
Paralelismo sintéticoe todos os seus inimigos serão levados, cada um deles para o cativeiro.
Paralelismo sinonímicoAqueles que a despojam serão despojados, e entregarei ao saque todos os que a saqueiam.
Paralelismo sinonímico17 Porque restaurarei a sua saúde e curarei as suas feridas”, diz o Senhor.  
Paralelismo sintético“Porque chamaram você de repudiada, dizendo: ‘É Sião, ninguém mais pergunta por ela.’ ”
  
Introdução de Discurso Direto18 Assim diz o Senhor:
Paralelismo sinonímico“Eis que restaurarei a sorte das tendas de Jacó e me compadecerei das suas moradas.
Paralelismo sinonímicoA cidade será reedificada sobre o seu montão de ruínas, e o palácio será habitado outra vez.
Paralelismo sintético19 De lá sairão ações de graças e os gritos dos que se alegram.
Paralelismo antitéticoEu os multiplicarei, e não serão diminuídos;
Paralelismo antitéticoeu os glorificarei, e não serão desprezados.
Paralelismo tricola20 Os seus filhos serão como antigamente, e a sua congregação será firmada diante de mim; e castigarei todos os seus opressores.
Paralelismo quiástico21 O seu príncipe procederá deles, do meio deles sairá aquele que há de reinar.
Paralelismo tricolaFarei com que ele se aproxime, e ele chegará perto de mim; pois quem por si mesmo ousaria aproximar-se de mim?” — diz o Senhor.
Paralelismo antitético22  “Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”
Paralelismo tricola23  Eis a tempestade do Senhor! O furor saiu, uma tempestade passou sobre a cabeça dos ímpios.
Paralelismo tricola24  O furor da ira do Senhor não se desviará até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração. Nos últimos dias, vocês entenderão isso.
  
AplicaçõesO texto anuncia de restauração do exílio e também contém promessas relacionadas à Jesus
Existe uma grande reversão: de uma situação terrível e sem esperança, para uma libertação maravilhosa.
No entanto, apesar da graça maravilhosa e da restauração, Deus pune o seu povo por causa do seu pecado.
Ao final, no entanto, a graça triunfa.
  
  

Tipos de paralelismo

Sinonímico: as duas linhas repetem a mesma ideia com palavras diferentes

Antitético: A linha de baixo apresenta a ideia oposta equivalente

Sintético: O pensamento é completado na segunda linha

Quiástico: Ideias X Y apresentadas na primeira linha e Y X na segunda.

Escalar: Ideias da primeira linha são repetidas e concluídas na segunda

Paralelismo Tricola: paralelismos de três linhas com ênfase na última

Quiasmo: Estrutura sanduíche

Acróstico: cada letra do alfabeto começa uma linha ou verso