As Tribos Transjordânicas: Rubens, Gade e a Meia Tribo de Manassés (1 Crônicas 5.18–26)

032B74D9-916B-40B3-AFC3-3A160DF91E07É estranho ler em Números 32, que duas tribos e meias não quiseram entrar na Terra Prometida! Os rubenitas, os gaditas e metade da tribo de Manassés preferiram morar do lado de lá do Rio Jordão, em vez de habitarem na Terra da Promessa. A razão apresentada por eles é que a região era muito propícia para gado. A priori, Moisés ficou bravo com eles, mas depois que prometeram ser o batalhão de frente na conquista da Terra Prometida, Moisés aceitou a proposta dessas tribos.

Em Josué 22, lemos que as duas tribos e meia cumpriram a sua palavra e, quando as demais tribos de Israel já estavam assentadas em suas possessões, Josué permitiu que as tribos transjordânicas tomassem posse de sua terra além do Jordão.  Eles construíram um altar e quase morreram por isso, mas a questão ficou explicada e não houve derramamento de sangue.

Fazendo minha devocional hoje, saltou-me aos olhos o que 1 Crônicas fala sobre essas tribos (dei títulos às partes do texto para facilitar a leitura):

A Capacidade Bélica das Tribos Transjordânicas

18 Dos filhos de Rúben, dos gaditas e da meia tribo de Manassés, homens valentes, que traziam escudo e espada, entesavam o arco e eram destros na guerra, houve quarenta e quatro mil setecentos e sessenta, capazes de sair a combate. 

A Piedade das Tribos Transjordânicas e o Cuidado de Deus com Elas

19 Fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur, a Nafis e a Nodabe. 20 Foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos estavam com eles foram entregues nas suas mãos; porque, na peleja, clamaram a Deus, que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele. 21 Levaram o gado deles: cinquenta mil camelos, duzentas e cinquenta mil ovelhas, dois mil jumentos; e cem mil pessoas. 22 Porque muitos caíram feridos à espada, pois de Deus era a peleja; e habitaram no lugar deles até ao exílio. 23 Os filhos da meia tribo de Manassés habitaram naquela terra de Basã até Baal-Hermom, e Senir, e o monte Hermom; e eram numerosos. 24 Estes foram cabeças de suas famílias, a saber: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, guerreiros valentes, homens famosos, cabeças de suas famílias.

O Pecado das Tribos Transjordânicas e a Triste Consequência 

25 Porém cometeram transgressões contra o Deus de seus pais e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra, os quais Deus destruíra de diante deles. 26 Pelo que o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pileser, rei da Assíria, que os levou cativos, a saber: os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, e os trouxe para Hala, Habor e Hara e para o rio Gozã, onde permanecem até ao dia de hoje. (1 Crônicas 5.18–26)

Se você leu o texto com cuidado, prestando atenção especialmente aos itálicos, e leu os títulos, você percebeu que as tribos transjordânicas começaram bem a sua vida na nova terra. Deus as abençoou e fez delas um povo numeroso e forte. Ao mesmo tempo, aquelas tribos mantiveram a sua fidelidade ao Senhor clamando a ele, e foram recompensadas com recorrentes vitórias em guerra. Chegou o tempo, no entanto em que eles se deixaram influenciar pelas nações ao seu redor e se corromperam com os falsos deuses de tais nações. Sem arrependimento, a consequência foi que aquelas tribos foram enviadas mais cedo para o exílio assírio.

Uma breve lição para nós é que não importam a capacidade e força próprias que temos, o que realmente define nossa vitória é a comunhão com Deus e dependência dele em forma de oração e confiança. Nosso afastamento dele e consequentes idolatrias resultarão no afastamento dele e consequentes maldições.

 

615C02E4-77C4-4DE4-9928-07CF89E591CA
Tiglate-Pilesser III, Rei da Assíria que levou os israelitas cativos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s