Masculinidade Bíblica

Lista de versículos

Gênesis 1.26-27 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2.15-18 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Gênesis 3.17-19 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornará

Êxodo 18.21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez;

Deuteronômio 24.5 Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá qualquer encargo; por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou.

Jó 1.1 (1.8; 2.3) Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviavar do mal.

Jó 31.1-2 Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? 2  Que porção, pois, teria eu do Deus lá de cima e que herança, do Todo-Poderoso desde as alturas?

Salmo 128.1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!

Provérbios 18.22 O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.

Eclesiastes 9.7–10 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. 8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. 9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol. 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Ezequiel 22.30 Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.

Malaquias 2.13–16 Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. 14 E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

Mateus 19.3–9 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? 4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher 5 e que disse:
Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]

1 Coríntios 7.3–6 O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. 5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. 6 E isto vos digo como concessão e não por mandamento.

1 Coríntios 7.32–34 O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; 33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, 34 e assim está dividido.

1 Coríntios 11:3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.

1 Coríntios 14.20 Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.

Efésios 5.25-33 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.

Efésios 6.4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Colossenses 3.18-19, 21 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. 19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura… 21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

1 Timóteo 2.8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.

1 Timóteo 4.12 Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

1 Timóteo 6.11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. 12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

Hebreus 12.7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

Hebreus 13.4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.

1 Pedro 3.7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

Lista de recursos 

Declaração de Nashville: https://palavraprudente.com.br/outros-assuntos/declaracao-de-nashville-traducao-do-nashville-statement/

Textos sobre Masculinidade e feminilidade no Desiring God: https://www.desiringgod.org/topics/manhood-womanhood#

Conselho da Masculinidade e Feminilidade Bíblicos: https://cbmw.org

Man in the mirror: https://maninthemirror.org

The Gospel Coalition: https://www.thegospelcoalition.org/?s=Manhood

Albert Mohler: https://albertmohler.com/2005/04/21/from-boy-to-man-the-marks-of-manhood-part-one/; https://albertmohler.com/2005/04/22/from-boy-to-man-the-marks-of-manhood-part-two/

Paul Trip: https://www.paultripp.com/articles/posts/what-makes-a-man

Livros gratuitos (Disponibilizados pelos autores)

Piper, John, and Wayne A. Grudem. 50 Crucial Questions: An Overview of Central Concerns About Manhood and Womanhood. 2016. https://www.desiringgod.org/books/50-crucial-questions-about-manhood-and-womanhood

Piper, John, and Wayne Grudem. Recovering Biblical Manhood and Womanhood: A Response to Evangelical Feminism. 2012. https://www.desiringgod.org/books/recovering-biblical-manhood-and-womanhood

Grudem, Wayne A. Biblical Foundations for Manhood and Womanhood. Wheaton, Ill: Crossway Books, 2002. http://www.waynegrudem.com/wp-content/uploads/2012/08/Biblical-Foundations-for-Manhood-and-Womanhood.pdf

Podles, Leon J. The Church Impotent: The Feminization of Christianity. Dallas: Spence Pub, 1999. http://podles.org/church-impotent.htm

Artigos sobre Desmasculinização e Feminilização

Feminilização da igreja

http://magazine.biola.edu/article/06-spring/the-feminization-of-the-church

https://albertmohler.com/2010/02/05/newsnote-masculinity-in-a-can-fight-club-at-church-and-the-crisis-of-manhood/

Feminização da Sociedade

https://www.nytimes.com/1972/02/23/archives/the-feminization-of-society.html

http://time.com/4339209/masculinity-crisis/

https://www.washingtontimes.com/news/2014/nov/12/kachel-america-emasculated-war-manhood/

https://www.infowars.com/the-war-on-men-10-ways-masculinity-is-under-attack/

Feminilização Biológica

https://holisticnaturopath.com/articles/Estrogenization_of_Man.pdf

https://trove.nla.gov.au/work/157558615?q&versionId=171741303

https://www.menshealth.com/health/a19543221/testosterone-under-attack/

Feminilização nas Universidades

http://www.foxnews.com/opinion/2017/01/17/toxic-masculinity-dude-now-americas-universities-are-turning-men-into-women.html

https://www.telegraph.co.uk/news/2016/10/01/us-university-offers-course-for-men-to-deconstruct-toxic-masculi/

Apresentação de PowerPoint

Masculinidade em Jo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s