Como um líder escolhido por Deus pode ser depois rejeitado pelo próprio Deus? Aprendendo com o exemplo de Saul.

Saul and David, by Rembrandt
Saul and David, Rembrandt.

Saul foi um líder escolhido por Deus. Ele foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel e, quem sabe, estabelecer uma dinastia duradoura (1Sm 13.13). Quando Deus o escolheu, Saul era marcado pela sua humildade.

.
Assim que Samuel comunicou a ele que Deus o havia escolhido como rei, por exemplo, Saul respondeu: “Porventura, não sou benjamita, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com tais palavras?” (1 Samuel 9.21). Embora fosse o homem mais alto da nação (1Sm 10.23), Saul se sentia tão pequeno que no dia da sua posse ele se escondeu entre sacos de viagem (1Sm 10.22). Na ocasião ele foi desprezado por alguns homens maus, mas mesmo depois de vencer suas primeira guerra não permitiu que aqueles que o desprezaram fossem mortos (1Sm 11.12-13). O tempo foi passando, Saul passou a ganhar diversas guerras e se tornou um rei muito bem sucedido.
.
Apesar do seu bom começo de humildade e obediência a Deus, Saul deixou de ver a si mesmo como alguém pequeno e passou a se considerar muito importante aos seus próprios olhos até mesmo ao ponto de oferecer sacrifícios a Deus, tomando para si a honra que pertencia exclusivamente ao sacerdote (1Sm 13.8-14).
.
Redarguido duramente por Samuel, Saul poderia ter se arrependido genuinamente e ter voltado a um caminho de humildade e obediência a Deus, mas não foi isso o que aconteceu. Assim, em seu próximo deslize, Deus o rejeitou de vez como líder e como pessoa.
.

Por meio do profeta Samuel, Deus mandou Saul destruir a cidade de Amaleque, bem como tudo e todos que ali moravam (1 Samuel 15.1-3). Saul desobedeceu a Deus, poupando o rei Agague e os animais mais vistosos (1Sm 15.8-9). Assim, por causa dessa segunda desobediência rebelde, Deus disse a Samuel: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras.” (1Sm 15.11).

.
Quando Samuel chegou a Saul, este lhe disse: “Bendito sejas tu do Senhor; executei as palavras do Senhor” (1Sm 15.13). Samuel, no entanto, apontou que o rei havia sido rebelde para com a Palavra do Senhor. Saul tentou justificar a sua atitude de todas as formas: disse que havia poupado somente o rei, que  foi o povo quem pegou os animais, que o objetivo era oferecer aqueles animais em sacrifício a Deus (1Sm 15.20-21). A resposta de Samuel é bem conhecida e traz uma lição importantíssima:
.
Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1Sm 15.22-23).
.
Finalmente, Saul confessou o seu pecado: “Pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.” (1Sm 15.24). Tarde demais! Deus já havia decidido rejeitar Saul e não houve mudança nessa decisão.
.
Quais foram os pecados de Saul que o levaram a ser rejeitado por Deus como líder do seu povo?
.
  • Saul desprezou e rejeitou a Palavra de Deus e, em vez de obedecer, deu um jeito “piedoso” de fazer a sua própria vontade (cf. 1Sm 15.23, 26). Samuel deu a essa atitude o nome de rebelião, a falou que era tão grave quanto idolatria!
  • Embora houvesse começado o seu reinado de forma muito humilde, Saul permitiu pensar grandes coisas a respeito de si mesmo. Ele até mesmo construiu um monumento em sua própria homenagem (1Sm 15.12). Esse orgulho fez com que ele desprezasse a palavra de Deus, já pela segunda vez (cf. 1Sm 13.8-14).
  • O próprio Saul admite: “temi o povo e dei ouvidos à sua voz.” (1Sm 15.24). Sempre que deixamos de temer a Deus e ouvir a sua voz, passamos a temer e ouvir alguém no lugar de Deus. Foi o que aconteceu com Saul. Talvez tentado a manter a sua popularidade, ele passou a temer e ouvir mais ao povo do que a Deus e por isso mesmo perdeu a comunhão com Deus, a popularidade e sua posição como rei.
.
Todos devemos tomar cuidado com as vozes que ouvimos e a quem decidimos temer. A obediência à Palavra vale mais do que atitudes religiosas externas. Deus nos chama a temê-lo e a obedecer a sua palavra.
.
Além de ser rejeitado por Deus, Saul teve o Espírito Santo retirado dele, passou a ser oprimido por demônios e caiu tão gravemente que perseguiu Davi e no processo até mesmo matou sacerdotes do Senhor (1Sm 22.16-19) e consultou uma médium (1Sm 28). Ferido em uma batalha, Saul arrojou-se contra a sua própria espada e terminou com sua triste vida (1Sm 31.4).
.
Assim como aconteceu com Saul, o desprezo pela Palavra de Deus, o orgulho e o temor de homens podem levar um líder escolhido por Deus a ser rejeitado pelo Senhor e sofrer os desastrosos resultados de suas atitudes.
.
Muitos anos depois, um outro Saul passou do extremo da auto justificação orgulhosa e da perseguição do Filho de Davi para ser um homem humilde, pronto a ouvir a voz do Senhor e extremamente usado por Deus como soldado de Cristo Jesus (Atos 9). É esse último Saul quem adverte a todos: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. (1 Coríntios 10.12).
.
________________________________________________________
.
PS.: É evidente que existem diferenças entre líderes na nova aliança e líderes na velha aliança. Isso não invalida o fato de que um líder escolhido por Deus na Nova Aliança pode ser posteriormente rejeitado como líder pelo próprio Deus por causa de suas más escolhas e atitudes.
.
.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s