Jesus foi convidado para o casamento! (João 2)

Tenho um relacionamento especial com o capítulo 2 do Evangelho de João. O versículo 2 estava gravado no convite do meu casamento e realmente louvo a Deus porque se tornou algo fundamental para a minha esposa e para mim. Uma música cristã que gosto muito é baseada nesse texto: “O amigo da festa“, de Stenio Marcius. Tive o privilégio de pregar nesse capítulo algumas vezes, inclusive em casamentos e bodas. O sermão, feito originalmente em 2003, tem a seguinte estrutura: O que acontece em um casamento para o qual Jesus foi convidado? (1) Problemas virão (Jo 2.3-5); (2) Haverá solução (Jo 2.6-8); e (3) Haverá Testemunho (Jo 2.11).

Lendo o Comentário de Donald Carson no Evangelho de João, há alguns anos atrás, no entanto, descobri que existe um significado mais profundo nesse texto. Assim, nas próximas linhas apresentarei essa interpretação de forma introdutória.

2.1-2 Jesus foi convidado para o casamento

2.1 Três dias depois,
…….houve um casamento em Caná da Galiléia,
…………..achando-se ali a mãe de Jesus.
…………..2.2 Jesus também foi convidado,
…………..com os seus discípulos,
…………………para o casamento.

 

  • Três dias depois: Este terceiro dia, aponta para o sétimo dia, ao todo, do relato de João: 1.19, 29, 35, 43; 2.1. É a conclusão da primeira semana do ministério de Jesus conforme narrada em João. É evidente que o sétimo dia tem um significado especial de completude.
  • O fato de a mãe de Jesus ter sido convidada para o casamento juntamente com Jesus e seus discípulos aponta a proximidade da família de Jesus com a família  dos noivos. O fato de que os noivos convidaram Jesus para o seu casamento vai fazer toda a diferença.

 2.3-5 Um Problema Sério Aparece

2.3 Tendo acabado o vinho,
…….a mãe de Jesus lhe disse:
…………..Eles não têm mais vinho.
…….2.4 Mas Jesus lhe disse:
…………..Mulher, que tenho eu contigo?
…………..Ainda não é chegada a minha hora.
…….2.5 Então, ela falou aos serventes:
…………..Fazei tudo o que ele vos disser.

   

  • As festas de casamento dos judeus no primeiro século duravam por vezes uma semana inteira. Deixar acabar o vinho era uma vergonha muito grande e poderia até mesmo resultar na anulação do casamento. O vinho era vinho mesmo, com álcool.
  • Algumas possibilidades têm sido levantadas do porque a mãe de Jesus foi até ele: (1) sendo a parente responsável pela festa, ela pede ao seu filho para ajudar-lhe a resolver um problema; (2) sendo os convidados responsáveis por trazer parte do vinho e Jesus não tendo trazido, ela pede para ele resolver o problema; (3) ela vai a ele esperando que ele faça um milagre. O fato de acabar-se o vinho na festa, responsabilidade do noivo, poderia levar até mesmo a anulação do casamento, por causa da vergonha pública da família.
  • A resposta de Jesus  à sua mãe também gera diferentes reações: Jesus foi ríspido com ela? (Jz 11.12; 2Sm 16.10; 1Rs 17.18; 2Rs 3.13; 2Cr 35.21; Mt 8.29; Mc 1.24; 5.7; Lc 8.28). A resposta é que ele não foi sem educação, mas a tratou com distância. Ela estava interferindo no ministério dele e ele tinha que deixar claro quem era o Senhor, Jesus.
  • Maria agora para de tentar manipular Jesus e coloca-se debaixo do tempo dele. Ela pede aos serviçais da festa que se submetam ao que Jesus dissesse.

 

 

Purification_Jars
Abaixo da mesa, talhas (jarros) de pedra, usados para purificação. Paul H. Wright, Rose Then and Now Bible Map Atlas with Biblical Background and Culture (Torrance, CA: Rose Publishing, 2012), 182.

 

2.6-11 Jesus usa as talhas de purificação para transformar água em vinho e revela sua identidade

2.6 Estavam ali seis talhas de pedra,
que os judeus usavam para as purificações,
e cada uma levava duas ou três metretas.
2.7 Jesus lhes disse:
…….Enchei de água as talhas.
…….E eles as encheram totalmente.
2.8 Então, lhes determinou:
…….Tirai agora e levai ao mestre-sala.
Eles o fizeram.

 

2.9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho
……. (não sabendo donde viera,
…….se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água),
…….chamou o noivo 2.10 e lhe disse:
…………..Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e,
…………..quando já beberam fartamente,
…………..servem o inferior;
…………..tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

 

  • Os judeus lavavam-se com frequência, normalmente por causa de impureza cerimonial (Mt 15.1-2; Mc 7.3-4). Aquelas talhas comportavam ao todo de 470 a 700 litros.
  • É exatamente neste fato de está um dos segredos do texto: Jesus é aquele que veio mudar uma velha dispensação em uma nova, transformando a necessidade de purificação de tudo, na era messiânica de abundância de vinho: Is 25.6; Jr 31.12; Amós 9.13-14. Esse significado é apontado pelo contexto, em que Jesus purifica o templo, fala sobre o novo nascimento com o fariseu mestre da lei, fala sobre uma nova vida com uma samaritana e sobre uma adoração independente do lugar físico.
  • O que temos no texto agora é a atestação do milagre. O mestre-sala, que desempenhava uma função de administração na festa, provou o vinho e atestou que aquele era melhor do que o primeiro. O que Jesus produz é melhor.

 

2.11 Com este,
…….deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia;
…….manifestou a sua glória,
…….e os seus discípulos creram nele.
  • Ao final de sua narrativa, João mostra qual foi o resultado daquele milagre (sinal): Jesus manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele: Jo 20.30-31; 21.24-25.

 

Conclusões / Aplicações

  • Os sinais de Jesus manifestam a sua glória e devem aumentar a nossa fé.
  • Jesus foi convidado para aquele casamento e foi. Ele se tornou a solução para um sério problema.
  • Com Maria aprendemos primeiro como não ir à Jesus: não devemos ir a ele como se nós mandássemos ou estivéssemos em posição de exigir algo dele.
  • Com Maria também aprendemos qual é o nosso papel: fazei tudo o que ele vos mandar, submissão.
  • Jesus é aquele que veio mudar a história, tornando obsoletas e ultrapassadas algumas práticas religiosas que apontavam para ele mesmo. Ele veio trazer a realidade figurada no Antigo Testamento. Ele é o Messias prometido, o Deus conosco, aquele que nos purifica para Deus.
  • Quanto Jesus é real na sua vida? Quanto você depende dele? Quanto você fala com ele?
  • Como os noivos, convide Jesus.
  • Como Maria, vá até Jesus.
  • Como os servos, faça tudo o que Jesus disser.
  • E o Senhor Jesus, no tempo dele, da forma dele, poderá transformar água em vinho, problema em solução, vergonha em louvor, coisas ultrapassadas em novidades.
  • Para a manifestação da sua Glória e para que os seus discípulos creiam nele.

 

 

Tradução Literal

(baseada em aktionsart)

João 2.1 E no dia terceiro casamento houve em Caná da Galiléia, e estava a mãe de Jesus ali. 2 E foi convidado também Jesus bem como os discípulos dele para o casamento. 3 E faltando vinho disse a mãe de Jesus a ele: “vinho não têm” 4 E disse a ela Jesus: “O que em mim e ti, mulher? Ainda não é chegada a hora minha.” 5 Disse a mãe dele aos servos: “Qualquer coisa que ele disser a vós, fazei”. 6 E estavam ali de pedra jarras seis de acordo com a purificação cerimonial dos judeus colocadas, continha cada uma metretas duas ou três. 7 Disse-lhes Jesus: “Encham as jarras de água”. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: “Sirvam agora e levem para o responsável da festa”. E eles levaram. 9 Quando provou o responsável da festa a água em vinho transformada (part perf) e não soube (mais que perf) de onde é, mas os serviçais souberam (mais que perf), os que derramaram a água, chama o noivo o responsável da festa 10 e diz-lhe: “todo homem primeiro o bom vinho serve e quando estão bêbados o inferior. Tu reservastes (perf) o bom vinho até agora”. 11 Este fez o princípio dos sinais de Jesus em Caná da Galiléia e revelou a glória dele, e creram nele os discípulos dele.

 

Outros recursos sobre casamento: Bases para um casamento perfeito e como estragar tudo Casamento Misto 2 em 1: serão os dois uma só carne 1 Coríntios 7.10-11: Divórcio entre Cristãos?

 

Publicado originalmente em https://portugues.logos.com, em 18/03/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s