Missão PhD: Ano Dois

Mais um ano de doutorado, o segundo, ficou para trás, pela graça do Senhor! Foi um ano difícil, de grande aprendizado. Compartilho um resumão do ano com vocês como uma maneira de expressar minha gratidão pelo apoio e orações de muitos e também para que aqueles que têm vontade de fazer um doutorado em teologia no exterior tenham uma noção de como as coisas são na prática. As disciplinas que fiz neste ano foram:

Questões sobre a História Protest. nos EUA do Século 19 (Dr. Sweeney) – no doutorado do Trinity os alunos têm que cursar 1 disciplina em cada outra área que não a sua, assim, esse foi momento curso de história da igreja. O professor Sweeney mostrou-se um piedoso homem de Deus e conseguiu transformar um assunto no qual eu não tinha quase nenhum interesse em uma oportunidade de aprender um pouco sobre metodologia historiográfica e sobre como um professor extremamente competente pode ao mesmo tempo ter um coração pastoral. O trabalho que escrevi foi sobre o brilhante exegeta Joseph Addison Alexander (1809-1860), filho de Archibald Alexander, primeiro diretor do Princeton Seminary.

Mistério no Novo Testamento (Dr. Carson) – Nessa disciplina analisamos os textos neotestamentários que usam a palavra mistério no Grego. A disciplina foi muito difícil por causa do preparo que o professor exigia antes de cada aula.
Mistério é um conceito semi-técnico no NT, sendo utilizado para verdades reveladas claramente no NT e profetizadas de forma não tão clara no AT. Os meus trabalhos foram sobre 1 Coríntios 14.2 e Apocalipse 17.3.

Apocalipse e Literatura Apocalíptica (Dr. Osborne) – Este foi o último ano em que o Dr. Osborne ministrou aulas no Trinity. Há 3 semanas atrás ele se aposentou para se dedicar a projetos de escrita e palestras ao redor do mundo. Foi, portanto, um privilégio muito grande ter feito duas matérias com esse exímio acadêmico. Creio que é possível dizer que o Dr. Osborne é o principal pré-milenista histórico da atualidade e foi muito interessante ver em suas aulas como o seu pré-milenismo é semelhante ao amilenismo, com diversas recapitulações, mas sem fazer uma nova quebra no capítulo 20. O trabalho principal que desenvolvi para esse curso foi sobre Apocalipse 11.

União com Cristo (Dr. Campbell) – No segundo semestre estudei com o Dr. Constantine Campbell, um australiano, especializado em aspecto verbal da língua grega e cujo livro sobre união com Cristo se tornou uma obrigação para todos os que estudam esse assunto. Campbell é um scholar relativamente novo e que provavelmente ainda contribuirá de maneira muito relevante aos estudos de Novo Testamento. O meu trabalho foi sobre a união mística no Evangelho de Lucas.

Princípios da Educação Superior (Dr. Guthrie) – curso obrigatório, essa disciplina foi magistralmente ministrada pelo Dr. Donald Guthrie, diretor do doutorado em educação do Trinity. Teorias de aprendizagem, didática, inteligências múltiplas foram alguns dos assuntos abordados.

Nem só de sucessos se faz um curso acadêmico. Visando economizar tempo e dinheiro, resolvi estudar Hebraico e Alemão sozinho, para fazer os testes em vez de cursar as disciplinas. Infelizmente falhei em ambos os testes e terei que fazer os cursos de ambas línguas durante o verão… Paciência…

Além do Alemão e do Hebraico no verão, no próximo ano acadêmico (Agosto a Maio) os desafios serão uma disciplina de Antigo Testamento, os exames compreensivos (4 provas basicamente sobre a situação atual de qualquer assunto dos estudos acadêmicos de Novo Testamento) e a aprovação de minha proposta de tese. Peço as orações, pois será um ano muito difícil e muito importante no meu curso.

O doutorado em teologia é uma empreita complicadíssima, com diversos momentos de questionamentos, desafios e cansaço. Faz toda a diferença ter uma esposa que apoia incondicionalmente, aconselha e cuida tão bem de tudo. Obrigado, minha linda. Eu te amo! Joãozinho, Duda e Biel continuam sendo fonte de extrema alegria. Aos meus país e demais familiares no Brasil, obrigado pela torcida! Este ano, também, tive o privilégio de ser abençoado e abençoar na Igreja Batista Brasileira de Chicago, obrigado a todos. Agradeço de coração a todos as orações e apoio. Agradeço de maneira especial a Igreja Presbiteriana do Brasil, o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o Centro de Pós Graduação Andrew Jumper, a Trinity International University, a Langham Partnership e a ScholarLeaders International pelo suporte financeiro e espiritual. Também agradeço a Willow Creek Community Church que através de seus diversos programas sociais nos tem abençoado de tantas formas. SDG.

Um comentário sobre “Missão PhD: Ano Dois

  1. Ben-Hur Judah disse:

    Muito interessante Rev. João Paulo. Agradeço por compartilhar sua experiência no exterior.

    Para quem tem interesse de realizar um curso como doutorado ou mestrado no exterior, suas experiências contribuem muito.

    Oro para que nosso Deus, em Cristo Jesus, derrame sobre você e sua família as mais ricas benção.

    Em Cristo,

    Ben-Hur Judah.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s