O D.Min. vale a pena!!

photoOntem, dia 14/08/2014, defendi a minha tese de doutorado em ministério (D.Min.) no CPAJ. O título foi “Houve um Homem Enviado Por Deus Cujo Nome Era João: Uma Análise das Pregações de John Piper no Evangelho de João. Iniciei o DMin em 2011. Cursei neste ano as disciplinas “Culturas e Crenças Brasileiras” (Prof. Dr. Valdeci) e “Discipulado e Pequenos Grupos” (Prof. Dr. Valdeci). A primeira era uma das disciplinas de nivelamento e, por isso, não gerou trabalho, para a segunda escrevi o trabalho “Imitation of Paul: An introductory analysis of the theme in the letter to the Philippians”, que trata sobre a forma que Paulo convoca os leitores de sua carta aos Filipenses a imitá-lo como um padrão a ser seguido por todo ministro da Palavra.

No ano de 2012, cursei as seguintes disciplinas: “Theology of Ministry” (Prof. Dr. Bruce Baugus); o congresso “Embers to a Flame” (Prof. Dr. Harry Reeder), “Fundamentos Bíblico-Teológico de Missões” (prof. Dr. Elias Medeiros), “Antropologia Missionária” (Prof. Dr. Valdeci Santos), “Liderança” (Prof. Dr. Samuel Larsen) e “Interpretação e Aplicação de Expressões Culturais no Ministério” (Prof. Dr. Emílio Garófalo). As monografias que surgiram como fruto foram: “Law and Order and Lots of Taxes: A Bazilian Reading of Romans 13.1-7”; “A Revitalization Project”; “O Propósito Missionário no Segundo Livro do Saltério”; “Missões Transculturais no Centro de SP: Um levantamento de dados sobre os bolivianos de São Paulo“; “Trabalhando em equipe: como Jesus organizou um grupo que transformou o mundo”; e “Cristianismo VS. UFC: Uma Brevíssima Introdução à Teologia da Violência“, sendo que uma das disciplinas também não gerou monografia.

Em 2013 cursei a módulo “Teologia Aplicada” (Prof. Dr. Valdeci Santos) e me dediquei ao estudo dirigido, sob orientação do Prof. Dr. Heber Carlos de Campos, produzindo o trabalho “União Mística: Entendendo a aplicando a doutrina da União com Cristo” e participei do módulo “Pesquisa e Escrita de Dissertação”. Ainda em 2013 e também neste ano de 2014, comecei o processo de orientação de minha tese de doutorado em ministério sob o Prof. Dr. Elias Medeiros. Falei, na tese, sobre os aspectos homiléticos que podem ser detectados ao analisarmos a pregação de John Piper no evangelho de João.

Foram muita horas de estudo em sala de aula (12 módulos), diversos trabalhos (10 monografias e 1 tese), muita comunhão e aprendizado com professores e colegas. Assim, registro aqui a minha gratidão ao Senhor da Igreja; à minha esposa e filhos pelo suporte e apoio totais; aos meus colegas de turma, que me ensinaram com seus exemplos e comunhão; aos meus colegas de trabalho no CPAJ: amigos, irmãos, conselheiros e professores; ao meu orientador, Dr. Elias Medeiros, que me ensinou novamente a estar do lado de lá da metodologia.

O Doutorado em Ministério (DMin) me enriqueceu como pastor, dando-me ferramentas e obrigando-me a leituras extremamente úteis que doutra forma eu não faria. Recomendo muitíssimo o curso a todos aqueles que quiserem se preparar melhor para servir o Senhor. A Ele a glória e louvor por mais uma etapa cumprida. SDG.

002 - cpaj vazado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s