Carnais e Crianças (1 Coríntios 3.1-5)

3.1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 3.2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 3.3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? 3.4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? 3.5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. (1 Coríntios 3.1-5)

Paulo gosta de metáforas. A fim de ilustrar seus ensinos ele faz comparações a respeito dos cristãos, de si mesmo e de pontos importantes de seu ensino. No capítulo três ele usa algumas metáforas: os cristãos como crianças, ele mesmo e Apolo como agricultores e construtores. O ensino do apóstolo para os coríntios nesse trecho pode ser assim resumido: As divisões entre vocês demonstram distanciamento de Deus, tendo em vista que aqueles que trabalham para Deus estão todos em um mesmo nível e um não deve ser preferido em detrimento de outros.

Até aqui Paulo só havia falado diretamente sobre o problema enfrentado pelos coríntios nos versos 1.10-17. Depois desses versos ele ministrou vários remédios contra os problemas enfrentados pelos coríntios: ele (1) afirmou que não havia motivo de orgulho entre os coríntios porque em categorias humanas a mensagem da cruz é humilhante (1Co 1.18-25); (2) que Deus escolhe as coisas desprezadas deste mundo para envergonhar as grandiosas (1Co 1.26-31); (3) apresentou seu próprio exemplo de não depender de sabedoria e oratória humanas em sua pregação em Corinto (1Co 2.1-5); afirmou que a sabedoria do mundo e a de Deus são de naturezas diferentes (1Co 2.6-9) e, portanto, (5) somente quem tem o Espírito de Deus pode entender as coisas de Deus (1Co 2.10-16).

Agora, o apóstolo volta ao problema prático e apresenta o diagnóstico aos coríntios. O problema é que eles estão vivendo em ciúmes e contendas (3.3) e estão se colocando como seguidores de homens em vez de seguirem a Cristo (3.3-4). E qual é o diagnóstico que Paulo apresenta? Esses problemas apontam para carnalidade e infantilidade em Cristo. A infantilidade em Cristo aponta para o fato de que os coríntios não cresceram como cristãos e ainda precisavam receber instrução de coisas tão simples como “não briguem, vocês tem que se aceitar como irmãos…”. Eles se achavam os mais sábios, imponentes e espirituais, mas, na verdade, eram infantis e ainda não podiam suportar alimento sólido, ou seja, um conteúdo cristão doutrinário e ético mais profundo.

A metáfora da infantilidade em Cristo é igualada ao termo carnalidade. O termo carne, na Bíblia, tem mais de um significado. Por vezes aponta simplesmente para a parte material do ser humano, sendo equiparada a corpo. Outras vezes, entretanto, o termo aponta para o pecado do ser humano, o “velho homem” dos cristãos, a tendência pecaminosa de nosso coração. É neste último sentido que os cristãos coríntios eram carnais. Eles estavam vivendo longe de Deus e dando mais espaço para seus pecados do que para a atuação do Espírito de Deus neles.

O que Paulo queria deles? Quanto a este problema de divisões por causa de mestres, Paulo queria que os coríntios entendessem que tanto Paulo quanto Apolo eram apenas, e tão somente, escravos de Deus. Instrumentos por meio de quem Deus levou a sua palavra aos coríntios. Os coríntios deveriam deixar a infantilidade de quem só quer seguir um mestre específico, e compreender que Deus usa diferentes mestres em sua igreja, cada qual com suas características peculiares, mas todos capacitados pelo mesmo Deus.

E quanto a você? O que tem impedido você de crescer como cristão? Você tem seguido a homens ou a Jesus Cristo? Você tem dado mais lugar ao Espírito ou à carne? Eu e você devemos buscar conhecer mais a Bíblia, ter mais comunhão com Deus por meio de oração e praticar mais boas obras. Devemos valorizar e amar mais a Deus. Assim fazendo, caminharemos para tornarmo-nos adultos em Cristo, para a glória de Deus.

Oração: Senhor Deus, perdoa-nos porque nós também, por vezes, somos infantis em Cristo. Por vezes deixamos que a nossa carne tenha mais influência em nossas decisões, pensamentos, palavras e atitudes do que o teu Espírito. Ajuda-nos a crescer e amadurecer em Cristo ao ponto de chegarmos à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. No nome dele. Amém.

João Paulo Thomaz de Aquino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s